Um Computador por Aluno (UCA) Computador Portátil para professores
Conceito de Inclusão Digital Permitir a cada aluno de escolas públicas o acesso ao uso das tecnologias através de laptops, possibilitando o uso pela família de cada aluno e também o acesso a serviços disponíveis do governo eletrônico. Promoção da inclusão digital de professores que estão atuando nas escolas da rede pública e privada de educação básica, profissional e superior, visando contribuir com a plrodução e formação pedagógica, através da interação com a tecnologia da informação e comunicação.
Interesses Políticos    
Interesses Econômicos    
Interesses Sociais    
Interesses Educacionais O UCA possui o objetivo de aumentar o uso das tecnologias da informação e da comunicação e analisar a funcionalidade pedagógica dos laptops com o uso individual e intensivo da máquina, tanto dentro como fora da sala de aula. Ele também pretende levar para a família e a comunidade uma ferramenta para aprender a pensar, a refletir, a ser criativo ao trabalhar de forma compartilhada com a música, matemática, história, geografia e etc.  
Estratégias Políticos    
Estratégias Econômicas Busca de financiamentos que não precisam ter relação com a educação. Podemos citar como exemplo o Fundo de Universalização das Telecomunicações (FUST).  
Estratégias Sociais    
Estratégias Educacionais O projeto UCA será inserido nas escolas com o uso individual do laptop. O trabaho será realizado com níveis diferentes de ensino e utilizando metodologias distintas para avaliar o potencial pedagógico de cada máquina.  
Diretrizes  

O Programa Computador Portátil para professores tem como objetivo geral facilitar a compra de computadores portáteis para professores da rede pública e privada da educação básica, profissional e superior, credenciados ao Ministério da Educação - MEC, a baixo custo e com condições diferentes de empréstimo.Ele também visa contribuir com o Programa Um Computador por Aluno (UCA), o Programa Nacional de Tecnologia Educacional- PROINFO e o Programa Banda Larga nas Escola. Esses programas visam universalizar o uso de computadores e conexão à rede nas escolas públicas até 2010.

Especificamente, o projeto busca facilitar a aquisição de computadores portáteis para professores com valor de até R$ 1.000,00 (mil reais), à vista, com frete incluso e configuração básica de acordo com a portaria do programa Cidadão Conectado- Computador para Todos. Auxiliar na formação intelectual e pedagógica do s professores, a partir da interação com as novas tecnologias da informação e comunicação - TIC, através da facilitação do acesso ao computa do r portátil, aumentar os atuais patamares da inclusão digital e fomentar o desenvolvimento sustentável brasileiro e propiciar um ambiente favorável à inovação na área de educação, para lelamente ao desenvolvimento de futuras tecnologias na área pedagógica e social, contribuin do assim para a melhoria da qualidade do ensino público brasileiro.

Para participar do programa , o professor deve estar na ativa, (não necessariamente na sala de aula), das redes pública e privada de ensino continuado de instituições credenciadas pelo MEC, dos níveis de educação básica, profissional ou superior.

Com o Programa Computador Portátil para Professores, os docentes contam com o benefício de garantia de configuração mínima de hardware e software em acordo com a portaria do programa, Eles podem escolher a marca e modelo do notebook, possuem várias opções de bancos para contratação de empréstimo e parcelamento do pagamento a taxas de juros mais baixas que as de mercado, em acordo com as condições estabelecidas pelo Programa e ainda podem comprar o notebook por consignação em folha de pagamento ou débito em conta corrente. Vale lembrar que cada professor só poderá adquirir 1 (um) notebook.

Formas de organização

e dinâmicas de operacionalização

O Programa Um Computador por Aluno é uma iniciativa do Governo Federal cuja a execução está a cargo dos Ministérios da Educação, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Ciência e Tecnologia. O UCA também conta com a participação da Casa Civil, onde contribui na realização do processo licitatório juntamente com o MEC e com o Serviço Federal de processamento de Dados (SERPRO), que disponibiliza ao programa o seu capital intelectual. O MEC está em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e as universidades, Universidade Federal Fluminense, Universidade de Brasília, Universidade Federal de Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal da Amazônia e a Universidade Estado de São Paulo para avaliarem o conceito das experiências piloto realizada nas escolas e os recursos disponíveis para a formação de redes de conectividade a partir da escola. O MEC busca saber quais os problemas enfrentados para a utilização dos laptos nas residências dos alunos.

Na avaliação das especificações técnicas dos laptops, o UCA conta com o apoio de três centros de pesquisa: Centro de Pesquisa Renato Archer da Universidade de Campinas (CENPRA/UNICAMP), Fundação Centro de Referência em tecnologias Inovadoras (CERTI), vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina e Laboratórios de Sistemas Integráveis da Escopla Politécnica da Universidade de São Paulo(LSI/ USP).

O UCA possui um grupo de trabalho composto por representantes do Ministério da Educação ( Espartaco Madureira Coelho- SEED/MEC, Francesca Lóes -SEED/MEC, Carmem Prata -SEED/MEC, Maria de Fátima Simas Malheiros - SEB/MEC, Marlúcia Delfino Amaral - SEB/MEC) e assessores pedagógicos (José Armando Valente - Universidade Estadual de Campinas; Julíbio David Ardigo - Universidade do Estado de Santa Catarina; Léa da Cruz Fagundes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Maria Helena Cautiero Horta Jardim - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mauro Cavalcante Pequeno - Universidade Federal do Ceará; Paulo Gileno Cysneiros - Universidade Federal de Pernambuco; Roseli de Deus Lopes - Universidade Estadual de São Paulo; Simão Pedro Pinto Marinho - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Stela Conceição Bertholo Piconez - Universidade Estadual de São Paulo) responsável por dar suporte pedagógico a elaboração do documento do UCA, assim como avaliar e acompanharas experiências iniicais.

O programa UCA está na fase piloto, atuando em cinco estados brasileiros. No Rio de Janeiro ele está na cidade de Piraí ( interior do estado), na escola CIEP Rosa da Conceição Guedes, em Palmas (TO) está no Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, em Porto Alegre (RS) está com a experiência na Escola Estadual Luciana de Abreu, em São Paulo (SP) está atuando na escola Ernani Silva Bruno e em Brasilía(DF) está com o projeto na escola CEF 01 Planalto.

O Programa Computador Portátil para Professores é a continuação do projeto Cidadão Conectado- Computador para Todos e também ?e parte integrante das demais iniciativas de qualificação da educação do Brasil. O projeto está articulado com o setor privado- bancos (que disponibilizem linhas de créditos , que concedam condições especiais ao professor e efetuem contrato com os Correios). Atualmente, o Governo Federal possui contrato com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Bradesco) e indústria de computadores e com o setor público através da Presidência da República, Ministério da Educação - MEC, da Ciência e Tecnologia – MCT ( estabeleceas características técnicas mínimas e soluções de informática para fins de inclusão no Projeto Computador Portátil para Professores) e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT ( que operem com o banco postal, prestando serviço customizado sobre o andamento do pedido, oferecendo solução de logística integrada com custo ponderado em nível nacional.).

O projeto vai ser testado em 64 municípios. que participam da Rede de Aprendizagem e que tiveram maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB com base no ano de 2007.Em seguida o programa será implantado em todas as capitais e municípios do país.

Atualmente o Programa encontra-se em fase de credenciamento por parte das empresas que estão em parceria e nas definições contratuais entre todos os envolvidos na iniciativa. Para adquirir o notebook, o professor deverá ir a uma Agência dos Correios que opere com o Banco Postal ou a uma agência dos bancos credenciados ao projeto. em seguida ele deverá fazer a opção de pagamento que poderá ser o pagamento à vista ( disponível somente nas agências da ECT que operem com o banco postal) ou financiado ( nas agências da ECT que operam com o Banco Postal ou nas agências dos bancos participantes) através de empréstimo ou consignação.

Os documentos necessários para o professor adquirir o notebook, são:

- Comprovante de rendimento emitido pela instituição de ensino à qual o professor estiver vinculado - Portaria nº. 996 de 11/08/2008 do MEC;

- Declaração da instituição de ensino informando o vínculo empregatício do professor com a Instituição; o cargo ou função exercido pelo professor, com a respectiva carga horária; a identificação inequívoca do professor - Portaria nº 996 de 11/08/2008 do MEC;

- Documento de Identificação e CPF;

- Comprovante de Residência quando se tratar de empréstimo.

O professor que solicitar o computador portátil irá recebê-lo através dos correios no endereço indicado no ato ds compra, podendo consultar o prazo previsto de entrega no endereço www.correios.com.br/shopping/computadorparaprofessores ou no momento da compra. Onde os Correios naão fazem entrega à domicílio, o professor deverá retirar o computador na agência mais próxima do endereço indicado.

Vale lembrar que o suporte técnico aos usuários é de responsabilidade dos fabricantes e será realizado de acordo com o manual correspondente de cada empresa que participa do programa.

Perspectivas formativas

dos professores

   

Perspectivas formativas

dos alunos

Usoindividual livre e intensivo dos laptos na sala de aula e fora dela.  

Potencialidade da perpectiva formativa

dos professores

   

Limite da perpectiva formativa

dos professores

   

Potencialidade da perpectiva formativa

dos alunos

Com o uso intensivo do laptop os alunos estão tendo oportunidades de fazerem novas descobertas, trocas de informações e experiências entre eles, o que está abrindo espaço para o trabalho coletivo, respeito mútuo e maior interação entre suas experiências pessoais e educativas. Vale destacar que há também a possibilidade de os estudantes acessarem a rede mundial através da escola ou de sua residência, o que vai permitir a disseminação da inclusão digital, do acesso maior do aluno a outras culturas.  

Limite da perspectiva formativa

dos alunos

   
Expectativas do Professor    

Explicações, interpretações

e representações dos professores

   
Expectativas do Pesquisador

O pesquisador José Lacerda( CERTI) espera com a implantação do UCA nas escolas, a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, incluindo maior acesso à informação por estudantes e suas famílias, maior uso da informática por professores e mudanças na rotina escolar. Diminuição do índice de evasão escolar por meio da motivação do uso da tecnologia

 

Explicações, interpretações

e representações do pesquisador

   

Página Inicial >> WebPesquisa >> PibicBoni2008 >> AtiJoselia
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r9 - 16 Feb 2009 - 18:14:35 - JoseliaSantos?     |     Copyleft Faced-UFBA