Helena Pereira da Silva (ICI)

Acesso à informação utilitária e contextual de governo eletrônico durante ações de inclusão digital:estudo exploratório na cidade de Salvador-BA(INFOGOV)

Descrição: Promover o acesso à informação, ou alfabetização digital, é uma ação que, para as camadas menos favorecidas ou em situação de exclusão digital, necessariamente depende de intermediação. Parece haver um entendimento geral: setores privado, público, terceiro setor, de que é importante se atenuar o problema da exclusão digital no Brasil. Organizações ligadas a esses três setores vêm empregando esforços em ações nesse sentido. No entanto, embora exista relativo conhecimento sobre quem são essas organizações, desconhece-se quase que inteiramente os métodos, estratégias e resultados com que estão trabalhando a questão do acesso à informação nas suas tentativas de inclusão digital.As questões são: As organizações que realizam ações de inclusão digital, em Salvador: Consideram em suas estratégias e métodos os conceitos de informação utilitária e contextual? Adotam os conceitos preconizados pelo Programa Sociedade da Informação, e pelas diretrizes emitidas pelos Comitês de Governo Eletrônico? Qual o conceito de inclusão digital que consideram? Que resultados têm conseguido em termos de alfabetização digital?

Objetivos: Construir um marco de compreensão para a vinculação entre os conceitos de: acesso à informação na Internet, inclusão digital, alfabetização digital, inclusão social, e cidadania; Traçar um quadro da situação de inclusão digital/acesso à informação de Governo Eletrônico, pelas organizações que trabalham com inclusão digital na cidade de Salvador; Mapear as organizações que trabalham com inclusão digital na cidade de Salvador-BA; Verificar se essas organizações trabalham o acesso à informação na Internet (o conceito de alfabetização digital preconizado pelo SOCINFO e pelas diretrizes do Governo Eletrônico); Descrever os processos de alfabetização digital nessas organizações; Descrever as práticas de acesso à informação na Internet no âmbito dessas organizações. A metodologia prevê 9 etapas:1Aprofundamento teórico e análise da inter-relação dos conceitos conside.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 2) . Integrantes: Joanice Nascimento Santos - Integrante / Jussara Borges de Lima - Integrante / Marilina de Araújo Freitas Oliveira - Integrante / Helena Pereira da Silva - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Infra-Estruturas e Serviços de Informação e Comunicação no Brasil e Estados Unidos: Regulação, Acesso, Conteúdos e Tecnologias na Sociedade da Informação em Austin e Salvador-PROGRAMA DE COOPERAÇAO CAPES/UNIVERSIDADE DO TEXAS

Descrição: Tem como objetivos gerais: -Formação e aperfeiçoamento de professores e investigadores das instituições participantes, troca de informação e resultados científicos e de documentação especializada no que respeita a concepção, discussão, desenvolvimento, realização, avaliação e disseminação de metodologias, estratégias e produtos sobre os vários aspectos das infra-estruturas de informação e comunicação e sistemas de produção de conteúdos nos dois países. - Investigar, comparativamente, as infra-estruturas brasileiras e norte-americanas de informação e comunicação, tomando como referência aspectos como regulação, acesso, conteúdos e tecnologias na Sociedade da Informação. No campo institucional, a justificativa básica deste projeto advém das seguintes motivações gerais: Contribuir para a melhoria das condições de realização de formação acadêmica avançada na Universidade do Texas e na Universidade Federal da Bahia, nas áreas das ciências e tecnologias de informação e comunicação. Procurar criar sinergias entre os respectivos Programas de Pós-Graduação. Contribuir para a criação de um sistema de intercâmbio entre as duas universidades, envolvendo docentes e estudantes, procurando assim criar oportunidades de formação e aperfeiçoamento de professores e investigadores e favorecendo o intercâmbio de pesquisadores de alto nível na temática do projeto. Contribuir para o reforço dos laços de cooperação entre Estados Unidos e Brasil, nas áreas das ciências e tecnologias de informação e comunicação, particularmente através da troca de informação científica, documentação especializada e publicações. Sobre o problema especifico da inclusão digital, as justificativas deste projeto advém das seguintes motivações: Contribuir para o melhor entendimento e teorização das políticas nas áreas das ciências e tecnologias de informação e comunicação. Contribuir para a melhor análise de produção de conteúdos na nova sociedade de informação, inclusive para as camadas atuais.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação (0) / Especialização (0) / Mestrado acadêmico (0) / Mestrado profissionalizante (0) / Doutorado (0)

Integrantes: Othon Fernando Jambeiro Barbosa - Integrante / Elias Machado Gonçalves - Integrante / Sonia de Alencar Serra - Integrante / Marcos da Silva Palácios - Integrante / André Lemos - Integrante / Paulo Balanco - Integrante / Teresinha Fróes Burnham - Integrante / Joseph D. Straubhaar - Integrante / Sharon Strover - Integrante / Rosental Calmon Alves - Integrante / Nikhil Sinha - Integrante / Laura Stein - Integrante / Phillip Doty - Integrante / Helena Pereira da Silva - Coordenador.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação..

Informação na Internet e Inclusão Digital: Estudo nas Organizações que Trabalham da Perspectiva da Inclusão Digital na Cidade de Salvador-BA (INFOINCLUSÃO)

Descrição: Projeto vinculado ao Projeto Infra-Estruturas e Serviços de Informação e Comunicação no Brasil e Estados Unidos: Regulação, Acesso, Conteúdos e Tecnologias na Sociedade da Informação em Austin e Salvador, do Programa de Cooperação CAPES/UNIVERSIDADE DO TEXAS, que tem como coordenador no Brasil o Prof. Othon Fernando Jambeiro Barbosa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a equipe formada pelos professores: Elias Machado Gonçalves; Sonia de Alencar Serra; Marcos da Silva Palácios; André Lemos; Teresinha Fróes Burnham; Paulo Balanco e a coordenadora deste sub-projeto Helena Pereira da Silva. Na Universidade do Texas coordenado pelo Prof. Joseph Dean Straubhaa e a equipe Sharon Strover; Rosental Calmon Alves; Nikhil Sinha; Laura Stein e Philip Doty. Está vinculado também à Linha de Pesquisa Informação e Contextos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Instituto de Ciência da Informação da UFBA. Parte das proposições do Programa Sociedade da Informação no Brasil quanto a Universalização de Serviços para a Cidadania, que coloca a necessidade de se promover a alfabetização digital, entendida como sendo não só a aquisição de habilidades básicas para o uso de computadores e da Internet, mas também a capacitação para utilização dessas mídias em favor dos interesses e necessidades individuais e comunitários, com responsabilidade e senso de cidadania.A universalização de serviços significa conceber soluções e promover ações que envolvam desde a ampliação e melhoria da infra-estrutura de acesso até a formação do cidadão, que, informado e consciente, possa utilizar os serviços disponíveis na rede. Isso implica em garantir a todos, igualdade no acesso a recursos de informação utilitária na Internet. O próprio Governo disponibiliza informações utilitárias no Portal de Serviços e Informações de Governo - Rede Governo/ Governo Eletrônico - e-Gov-Brasil, que no entanto, não são de fácil acesso à leigos no acesso à imformações.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado acadêmico ( 2) .

Integrantes: Cláudio S. de Jesus - Integrante / Joanice Nascimento Santos - Integrante / Marco Antonio Santos Brandão - Integrante / Jussara Borges de Lima - Integrante / Renato Marques Alves - Integrante / Helena Pereira da Silva - Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1.

Artigo

Marcos Palacios(FACOM)

Projeto Alfa (Comunidade Européia): Rede ICOD para estudos dos componentes digitais no ensino da Comunicação

Descrição: Projeto Internacional financiado pela Comunidade Europeia (Projeto Alfa) envolvendo as Universidades de Vic na Espanha (Coordenação), Beira Interior (Portugal), UFBA e UNIJUI(Brasil), Rosário e Patagonia Austral (Argentina), Lille (França), La Habana (Cuba) e a empresa italiana Ars Media de Milão. O projeto visa comparar os esforços que vem sendo feito para a introdução de componentes digitais no ensino de Comunicação com as demandas do mercado para os profissionais egressos dos cursos de Comunicação. . O Projeto está sob a coordenação geral do Prof. Carlos Scolari, da Universidad de Vic, Espanha. Conta com a seguinte equipe: 1. Antonio Fidalgo (Beira Interior, Portugal) fidalgo@ubi.pt 2. Joan Bou (UVIC, España) joan.bou@uvic.es 3. Carlos Scolari (Uvic, España) carlos.scolari@uvic.es 4. Tiago Mainieri (UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) tiagom@unijui.tche.br 5. Marcos Palácios (UFBA Universidade Federal da Bahia) palacios@ca.ua.pt 6. Sandra Massoni (UNR, Argentina) smassoni@fcpolit.unr.edu.ar 7. Fernando Irigaray (UNR, Argentina) fgi@citynet.net.ar 8. Iris Ana Bergero (Patagonia Austral, Argentina) irisbergero@hotmail.com, irisbergero@speedy.com.ar 9. Jean Francois Veran (Lille 3) jeanfrancois.veran@free.fr 10. Joao Canavilhas (Beira Interior, Portugal): jcanavilhas@crea1.ubi.pt 11. Silvia Amici (Ars Media, Italia): amici@ars-media.it.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Scolari - Coordenador / Antonio Fidalgo - Integrante / Joan Bou - Integrante / Tiago Mainieri - Integrante / Sandra Massoni - Integrante / Fernando Irigary - Integrante / Iris Bergero - Integrante / Jeran François Veran - Integrante / João Canavilhas - Integrante / Silvia Amici - Integrante / Marcos Silva Palacios – Integrante.

Finaciador(es): Universidad de Vic - Cooperação..

Rede Latino-Americana para o Desenvolvimento de Metodologias e Softwares para o ensino de jornalismo nas Redes Digitais de Alta Velocidade

Descrição: Projeto PRONEX, voltado para o aperfeiçoamento de Metodologias de ensino de Jornalismo nas Redes Digitais e produção de software voltado para essa atividade. As atividades deverão ser extender por um período de três anos. O projeto envolve parcerias com as seguintes Universidades, podendo ser expandido no futuro: Instituto Tecnológico de Monterrey, México Universidad Nacional de Córdoba, Argentina Universidade Federal de Pernambuco.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Elias Machado - Integrante / Octavio Islas - Integrante / Paulina Emanuelli - Integrante / Paulo Cunha Filho - Integrante / Marcos Silva Palacios – Coordenador.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio finaceiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio finaceiro.

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1.

Jornalismo em Redes Digitais: problematizando a Internet enquanto suporte para a prática do Jornalismo

Descrição: Articulado com os demais sub-projetos já em andamento no GJOL e Convênio UFBA/Texas, volta-se para tentativas de uma melhor caracterização da própria Internet, observada desde o ângulo da produção e difusão dos produtos jornalísticos em redes digitais. A proposta de trabalho envolve um levantamento e a crítica dos modelos teóricos que buscam caracterizar a Internet, de maneira explícita ou implícita, com a criação de uma tipologia de tais modelos teóricos e a eventual proposta de modelos alternativos de maior alcance explicativo e sua aplicação nos estudos diretamente relacionados ao Jornalismo em redes digitais. Situando-se em um nível de investigação de cunho mais teórico e voltado pra o suporte (Internet) enquanto tal, a proposta deste projeto complementa as demais pesquisas em andamento no GJOL e no Convênio UFBA/Texas, contribuindo para que se vá além do usual mapeamento da produção jornalística em suas especificidades, e aproximando-no de uma caracterização mais acurada daquilo que vem sendo provisoriamente denominado como Jornalismo Online de "Terceira Geração" A Metodologia de Trabalho, estará baseada fundamentalmente em levantamentos bibliográficos extensivos, seguidos de sistematização, classificação e análises críticas dos referenciais teóricos adotados no conjunto dos trabalhos a serem pesquisados. Como referencial de partida e, necessariamente provisório, para a sistematização e classificação dos modelos teóricos, usaremos o modelo proposto por Patrice Flichy (2001), em sua análise do imaginário da Internet. Um segundo momento contemplará a aplicação a produtos jornalísticos específicos e "típicos" do que venha a ser conjuntamente caracterizado como jornalismo de "Terceira Geração", de vários modelos de caracterização da Internet, buscando avaliar os alcances e limitações explicativas desses variados modelos identificados.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marcos Silva Palacios – Coordenador.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Claudia Amado Gama (IM)

Programa Onda Digital

O Programa Onda Digital é um projeto universitário, idealizado com o intuito de envolver professores e estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no processo de inclusão sócio-digital. O programa é coordenado pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC). A missão desse programa é contribuir no processo de inclusão sócio-digital na Bahia, envolvendo a Universidade em ações educativas, sociais, culturais e de difusão da filosofia do software livre. O programa também conta com os seguintes parceiros: Centro de Processamento de Dados da UFBA (CPD UFBA), Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, Diretório Acadêmico de Computação da UFBA (DACOMP), Empresa Junior de Computação da UFBA (InfoJr? UFBA), Projeto Software Livre - Bahia (PSL-BA), BanSol? - Associação de Fomento à Economia Solidária, Faculdade de Educação da UFBA e Instituto Eletrocooperativa. O envolvimento de estudantes da UFBA, em especial dos estudantes de Ciência da Computação, é o elemento-chave no trabalho do Onda Digital, onde todos trabalham em conjunto na elaboração e execução dos projetos do programa.

- Curso de Informática Básica: inclusão digital com uso de software livre

Este projeto visa oferecer formação básica em informática para os jovens da Eletrocooperativa, estando prevista a capacitação de 40 jovens em 2006. O curso ministrado pelo Onda digital faz parte do programa de formação musical oferecido pela Eletrocooperativa. Todo o curso de Informática Básica é ministrado por estudantes de computação da UFBA, supervisionados por professores, em laboratórios da universidade.

- Inclusão Digital de Estudantes da UFBA Oriundos de Escola Pública

Este projeto visa oferecer formação básica em informática para os estudantes da UFBA oriundos de escola pública, estando prevista a capacitação de 80 jovens em 2006. O curso ministrado pelo Onda digital tem parceria com o NENU(Núcleo dos Estudantes Negros da UFBA). Todo o curso de Informática Básica é ministrado por estudantes de computação da UFBA, supervisionados por professores, em laboratórios da universidade

- Incluir - SIM

Para um processo de construção de um empreendimento ou um projeto de Economia Solidária se faz necessário a utilização de um software poderoso, capaz de realizar o Mapeamento da Produção e do Consumo Local de forma rápida e eficiente. Este projeto visa o desenvolvimento de um software livre com este propósito. É importante salientar que este software vai muito além de um simples software de tabulação, análise e cruzamento de dados, há de ser um banco de dados de consulta que irá orientar as ações dentro das mais diversas comunidades. Outro fator importante a ser considerado, é que não foi encontrado nenhum outro software livre capaz de realizar a análise e tabulação de dados, de forma que fosse facilmente adaptável, para as diferentes realidades das comunidades.

- Oficinas Itinerantes

Este projeto visa criar um espaço para a discussão e aprofundamento de temas sociais atuais e relevantes, buscando um desenvolvimento social da população das comunidades de baixa renda de Salvador. Os temas das oficinas incluem Ética, Combate ao Abuso Sexual de Menores, Consciência Ecológica, Violência Urbana, dentre outros. As oficinas tratarão estes temas de forma lúdica e dinâmica, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação como alavancas para superação das dificuldades sociais. As Oficinas Itinerantes serão realizadas nos InfoCentros? da Bahia, em parceria com a SECTI. A primeira oficina terá como tema “Ética na Internet” e abordará tópicos como: navegação cidadã, postagem de conteúdos lícitos, e outros. A preparação das oficinas será feita com auxílio de profissionais de educação, teatro, computação e sociologia. Os executores das oficinas serão estudantes da UFBA, supervisionados por professores.

- Onda Solidária de Inclusão Digital

O modelo econômico vigente incentiva o desenvolvimento tecnológico em detrimento da natureza, produzindo toneladas de lixo eletrônico anualmente sem se preocupar com o seu destino. Este projeto busca equipar infocentros com uso de computadores reciclados e software livre para a implantação de um empreendimento solidário em comunidades de baixa renda. O projeto conta com a parceria entre DCC, CPD, BANSOL e NUMEP, orgão responsável por consertar os computadores defeituosos da UFBA.

- Viva Jovem 2

O Projeto Viva Jovem, que integra o Programa Viva Nordeste da SETRAS, localizado no Nordeste de Amaralina, em Salvador, organizado pelo governo do Estado. Quinhentos jovens com idade entre 16 e 24 anos, residentes no Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Santa Cruz estarão recebendo, até julho, aulas de português, matemática, artes e inclusão digital.

Artigo

André Lemos / Leonardo Costa (FACOM)

Roteiro da entrevista

Nome do entrevistado:

Biografia do entrevistado:

Local:

Data/Horário:

1.Que pesquisas e/ou projetos de extensão o(a) senhor(a) (ou você?) vem desenvolvendo sobre a inclusão digital?

PESQUISAS

2.Fale um pouco sobre suas pesquisas.

3.O que o motivou a pesquisar sobre o tema?

4.Quais são os seus objetivos?

5.E sua metodologia?

6.Que conclusões e resultados tem obtido?

7.Quem está envolvido com a pesquisa? (professores, alunos?)

8.Os resultados destas pesquisas estão sendo socializados (onde – publicações)?

9.E são utilizadas como referenciais para ações de inclusão digital ou para novas pesquisas?

10.Quais as referências que utiliza para fundamentar suas pesquisas?

11.Quais os vínculos que possui com outros grupos de pesquisas?

12.E quais as contribuições sociais de sua(s) pesquisa(s)?

PROJETOS

13.O que o motivou a desenvolver o projeto?

14.A quem se destina o projeto?

15.Que objetivos tem o projeto?

16.Qual o órgão (da UFBA) que dá sustentação ao projeto?

17.Quem está envolvido com o projeto? (professores, alunos, funcionários?)

18.O projeto tem vínculo com algum grupo de pesquisa?

19.Que softwares são utilizados nas ações do projeto? Por quê?

20.Quais as diretrizes metodológicas utilizadas para a formação dos sujeitos dessa comunidade?

21.Qual o conceito de inclusão digital que está presente no projeto?

22.Como esse conceito é operacionalizado nas ações do projeto?

23.Quais os referenciais teóricos utilizados no projeto?

24.Quais os resultados obtidos e esperados com o projeto?

25.Tem previsão de término do projeto?

TODOS

26.Como você define inclusão digital?

27.Qual a relação entre inclusão digital e inclusão social?

28.Na sua opinião, a quem se destina a inclusão digital?

29.E o que seria a exclusão digital? (depende das questões anteriores)

30.Você acha que podemos utilizar o termo analfabetismo digital como sinônimo de exclusão digital? Por quê?

31.Como você analisa as políticas públicas de inclusão digital no Brasil?

32.São suficientes para resolver o problema da exclusão?

33.(No caso de achar insuficiente a política adotada) Qual seria o caminho para resolver o problema da exclusão?

34.Como você analisa a participação da UFBA nos processos de inclusão digital, em Salvador e na Bahia?

35.(No caso de achar a participação da UFBA insignificante) Qual deveria ser a política institucional na área?

36.Como vê a implantação de softwares de código aberto(software livre) em algumas iniciativas de inclusão digital da UFBA? E no Brasil?

Tabulação geral

Página Inicial >> WebPesquisa >> IncDigital
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r16 - 12 May 2006 - 10:25:30 - LarissaCoelho?     |     Copyleft Faced-UFBA