Desenvolvimento do Site RIPE

O projeto RIPE — Rede de Intercâmbio de Produção Educativa — tem entre seus objetivos a criação de um site (sistema web) para publicação da produção audiovisual, de forma autônoma e mais adequada ao seu propósito. Nesta página descrevemos o histórico desta busca, os resultados e planos de continuidade.

Fase LAViD

O LAViD? — Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital — foi parceiro do GEC na primeira tentativa de criação do sistema web, mas infelizmente o caminho escolhido não foi o mais adequado. Serviu de aprendizado aos envolvidos de que a complexidade de se criar um sistema específico, a partir apenas de alguma bibliotecas e linguagens de alto nível, é muito alta e praticamente inviável para um profissional iniciante.

O site acabou jamais funcionando de forma estável fora do ambiente de desenvolvimento de seu criador e tentar corrigi-lo não pareceu ser o caminho mais adequado.

Fase GEC

Após o aprendizado da fase LAViD? , o GEC percebeu que deveria usar um Software Livre existente e, se necessário, implementar as funcionalidades faltantes no mesmo, desta forma o GEC não apenas conseguiria o sistema com menor esforço de desenvolvimento, como também poderia contribuir de forma mais direta com o ecossistema do Software Livre.

O GEC sempre entendeu tem o dever de contribuir com o SL para garantir o mair retorno social de seu investimento técnico. Sendo assim passamos a buscar soluções livres que poderiam servir de base ao sistema web do RIPE. Encontramos vários projetos iniciados, mas abandonados, consideramos usar um CMS comum ou algo que o valha como base, até que encontramos o Kaltura.

Base Kaltura

Base Noosfero

Contribuições do GEC

Formatos de Vídeo

Comunidades de Interesse

Por fazer (#ToDo)

Página Inicial >> Integrantes
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 20 Oct 2011 - 15:44:52 - AurelioAHeckert?     |     Copyleft Faced-UFBA