PROGRAMA DE EXTENSÃO

Veja o Edital

PALAVRAS CHAVES:

Inclusão digital, formação continuada, educação de jovens e adultos

PÚBLICO ALVO:

Professores das redes municipais de educação de Irecê e Salvador, preferencialmente com diploma de ensino médio.

Estudantes de EJA das redes municipais de educação de Irecê e Salvador

Grupos da sociedade civil de Irecê (Comércio, Indústria, Serviços, Empresas de Tecnologia e Setor público)

APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVAS

O Programa X abrange um conjunto de projetos articulados em torno da inclusão digital e uso de software livre na Educação de jovens e adultos e na formação de professores da educação básica, contemplando as dimensões educativa, social, cultural, científica e tecnológica. Nesta perspectiva, esta proposta está diretamente relacionada com o trabalho desenvolvido na Linha de pesquisa CURRÍCULO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Nessa linha são focalizadas as relações entre currículo, trabalho, conhecimento, cultura, e comunicação nos seus aspectos epistemológicos, históricos, sócio-políticos, institucionais e psicopedagógicos, tendo a prática educacional como base instituinte. Atualmente, a linha de pesquisa é composta por 04 (quatro) grupos de pesquisa, registrados no Diretório do CNPq: Currículo e Formação Docente; Educação, Comunicação e Tecnologias; Educação Física, Esporte & Lazer; Educação & Arquitetura (em formação, articulado com a Faculdade de Arquitetura). A articulação desse trabalho com as demais atividades de pesquisa, ensino e extensao desenvolvido de modo orgânico na instituição coloca à disposição do presente Programa um aporte teórico interdisciplinar em permanente processo de ampliação, além de proporcionar o envolvimento efetivo e integrado de pesquisadores e professores em diferentes níveis de formação.

A FACED a partir do ano de 2002 amplia sua linha de estudos curriculares sobre formação de professores através da parceria firmada com a Secretaria de Educação do Município de Irecê, e, posteriormente, também nos mesmos moldes, com o Município de Salvador. Esse tipo de parceria entre setores públicos é fundamental para o cumprimento da missão da universidade pública, em termos de inter-relações com a comunidade externa. Assim, foi firmado convênios para a elaboração e desenvolvimento do Programa de Formação de Professores da FACED/UFBA.

No contexto específico das iniciativas da FACED estas parcerias zelam pelo preceito da indissociabilidade extensão, pesquisa e ensino. Nesse momento, estão em pleno curso as Licenciaturas em Pedagogia para professores das redes de educação municipal dos dois municípios (Irecê e Salvador), cursos que pelo seu caráter experimental já são objetos de intensa pesquisa, quer para a realização cotidiana dos próprios cursos, quer formalmente integradas aos programas de pesquisa da FACED, tendo em andamento trabalhos de doutoramento, mestrado e monografias de graduação. As sinergias vão além, envolvendo a prática profissional de cada um dos professores em exercício, passando a provocar impactos diversificados, como é o caso das intervenções na prática de Educação de Jovens e Adultos em Irecê, que experimenta neste ano letivo (2004) a introdução de novo currículo a partir de formulações teóricas desenvolvidas no bojo do Programa de Formação.

A relação entre Universidade e Redes Públicas de Educação Básica, aqui desenvolvidas se constitui em uma experiência de prática pedagógica que, exercida em uma dinâmica de horizontalidade, tem como máximas fundamentadoras o respeito aos processos cotidianos e a valorização plena do sujeito. Como princípio acadêmico e social essa relação se baseia na integração, em rede, especialmente em redes tecnológicas, diferentes projetos que irão incrementar, em diversas vertentes, o processo de formação dos cidadãos, disponibilizando-lhes uma estrutura pedagógica interativa e flexível. É nessa relação que vai sendo construído um processo de intervenção profunda e coletiva nas práticas cotidianas das redes de educação, no interior de cada escola, em cada comunidade e nos municípios como um todo.

A principal relevância dessa proposta, que articula educação e concepção e uso de redes tecnológicas, é o desencadeamento e fortalecimento de processos de inclusão digital tanto nas comunidades envolvidas como nas dinâmicas de ensino e pesquisa vivenciadas no interior da própria UFBA. Esta centralidade está fundamentada na concepção de que a inclusão digital não se limita ao acesso das pessoas a um conjunto de técnicas e ferramentas que lhes possibilitem a manipulação instrumental dos recursos tecnológicos. Trata-se de ir além das competências instrumentais para o acesso ao conjunto de informações disponíveis passando à ampliação das possibilidades de novas interações sociais e demarcação de novas redes de poder, aspectos estes que são estruturantes tanto do processo de construção de conhecimento, como da formação dos sujeitos e da organização da sociedade brasileira.

Na contemporaneidade, com a emergência das Tecnologias da Informação e Comunicação, modifica-se a forma de pensar e construir conhecimento, de se relacionar, de trabalhar. As instituições de educação estão implicadas no conjunto dessas transformações. No bojo da cultura tecnológica, as instituições formadoras necessitam contemplar a perspectiva de que o conhecimento será construído a partir de múltiplas relações, da criação de novos valores e significados nas comunidades, dentro e fora dos espaços formalmente instituídos, envolvendo diversas linguagens e suportes tecnológicos que estão, potencialmente, à disposição. Desta forma, a sala de aula torna-se um ponto de uma vasta rede de relações e aprendizagens e um espaço de pesquisa e construção do conhecimento, no qual aprende-se a utilizar as informações disponíveis nos meios de comunicação, selecionando-as, se posicionando criticamente em relação a elas, produzindo e tornando públicas novas informações e pontos de vista.

Nesse campo, a consideração de que educação é um direito inalienável dos cidadãos e um elemento básico para a sua participação no processo de produção da realidade e da cultura é o que fundamenta a utilização do Software Livre - SL - no presente Programa, como uma proposição ligada, radicalmente, ao princípio de democratização da educação. Nesta perspectiva, o desenvolvimento e intercâmbio do conhecimento, através do SL funciona como um fator catalisador da inclusão social/digital, a qual não pode ser realizada de forma efetiva sem que existam formas de mobilizar o conhecimento e a cultura dentro dos diversificados grupos sociais. Esta tarefa educacional requer competências didático-pedagógicas numa linha de trabalho colaborativo. Os processos de formação, capacitação e suporte para o uso de SL, portanto, devem ser feitos respeitando-se as necessidades e valores de cada sub-grupo dentro do contexto no qual este se insere.

OBJETIVOS E METAS

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

Expositores
Prof. Dr. Nelson De Luca Pretto (FACED/UFBA) Prof. Dr. Edemilson Brandão (UPF) Lucas Rocha (IM/UFBA) Moderadora em Irecê: Profa. Emanuela Dourado (SMEC/PMI) Moderadora em Salvador: Profa. Dra. Maria Helena Silveira Bonilla (FACED/UFBA)

RESULTADOS ESPERADOS

METODOLOGIA

A base operacional do Programa será o que chamamos "dimensão REDE". Na dimensão REDE, todos os envolvidos no Programa estão em conexão e interação - presencial e virtual -permanente, paralela, integrada e integrante ao conjunto das atividades, possibilitando uma articulação em refluxo entre os temas abordados nos diferentes momentos. Tal dimensão pretende criar um espaço e tempo da produção coletiva de conhecimento, ou seja, a REDE pretende potencializar e evidenciar a dinâmica própria do processo educativo contemporâneo, fazendo com que seja vivenciado no Programa, intencionalmente, uma práxis pedagógica que coexiste e se auto-organiza continuamente em meio a instabilidade caótica e mutante própria da realidade. Na operacionalização dessa "dimensão REDE" serão desenvolvidas oficinas, cursos, webconferências, chats, listas de discussão, produção de programas de rádio para a web, páginas para web, vídeos, blogs e outras formas de atividades que venham a surgir durante o processo.

SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO

Como a dinâmica do Programa está fundamentada na "dimensão rede", o acompanhamento se dá de forma horizontal e, portanto, caberá a cada um dos participantes estar avaliando e emitindo pareceres, durante o processo, para os (re)direcionamentos que se fizerem necessários. pesquisa/ensino/extensão....

EQUIPE DO PROGRAMA

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA

CO-FINANCIAMENTO

PARCERIAS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXOS

PROJETO AUTORIA

PROJETO EJA

PROJETO PSL IRECÊ

PROJETO RADIO WEB

Topic attachments
I Attachment Action Size Date Who Comment
pdfpdf edital004.pdf manage 106.9 K 14 Sep 2004 - 10:10 UnknownUser EDITAL
Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r6 - 17 Sep 2004 - 12:09:27 - AlexandreAmorim?     |     Copyleft Faced-UFBA