-- GizaRegis - Gisele da Silva Regis é graduanda no curso de Licenciatura em pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, cursa atualmente o 4º semestre e é bolsista Pibic-Fapesb.

Plano de Trabalho

Sub-Título do Plano de Trabalho: As potencialidades do PRONACAMPO para a formação de professores do campo

Objetivos específicos do bolsista:

Aprofundar estudos sobre formação de professores do campo, políticas públicas e tecnologias digitais.

Identificar e discutir os principais conceitos que fundamentam a pesquisa

Compreender as diretrizes e as formas de operacionalização do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), no que diz respeito à formação de professores para o uso das tecnologias digitais nas escolas do campo, através da análise dos seus documentos oficiais, bem como do movimento social que se constituirá em torno do mesmo.

Compreender os limites e potencialidades do Pronacampo para a formação dos professores das escolas do campo.

Inserir-se na cultura digital visando à ampliação de conhecimentos e interação com os pesquisadores do GEC.

Adquirir competências teórico-metodológicas e de escrita para a realização de pesquisas científicas.

Resultados específicos do bolsista:

Análise crítica sobre as políticas públicas para a formação de professores para o uso das tecnologias digitais nas escolas do campo.

Produção e publicação de artigos referente ao tema trabalhado, como forma de socialização dos resultados da pesquisa com outros pesquisadores e grupos de pesquisa.

Fortalecimento dos processos de formação e de inclusão digital da bolsista para melhor qualificação e diálogos com pesquisadores da área.

Participação em eventos, em nível regional e nacional, que discutam a temática (seminários da área, seminário estudantil de Pesquisa UFBA) tendo por objetivo a divulgação da pesquisa e fortalecimento do debate sobre o tema.

Alimentação do banco de dados do GEC.

Elaboração de relatórios parcial e final da pesquisa.

Atividades de pesquisa

Através desta pesquisa busco compreender o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) principalmente no que diz respeito as suas potencialidade e seus limites para a formação dos Professores do campo. Para tanto, tomarei por base a análise dos documentos oficiais e as repercussões e implicações que este programa refletirá na sociedade. Sendo assim, este espaço será destinado ao compartilhamento, a socialização, as análises e reflexões no que concerne aos andamentos e encaminhamentos da minha pesquisa.

O Pronacampo

Em cumprimento ao Decreto n° 7.352/2010 o Governo Federal lançou em 20 de março de 2012 o Programa Nacional de Educação no Campo (PRONACAMPO). Programa este que visa oferecer aos Estados, Municipios e Distrito Federal apoio técnico e financeiro para a implementação da política de educação do campo (portal Mec). Suas ações são voltadas para o fortalecimento e a melhoria do ensino nas redes existentes e ampliação de acesso a educação para as populações do campo. O Pronacampo baseia-se em quatro eixos:

Eixo I – Gestão e Práticas Pedagógicas

Eixo II – Formação de Professores

Eixo III – Educação de jovens e adultos, Educação Profissional e Tecnológica

Eixo IV – Infraestrutura Física e Tecnológica

Página Inicial >> WebPesquisa
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r4 - 25 Dec 2012 - 22:37:25 - GizaRegis?     |     Copyleft Faced-UFBA