01/09/2008

O grupo de estudo hoje discutiu o 2° capítulo (A cultura da Internet) do livro - A Galáxia Internet.

Abordamos os conceitos que Castells trás sobre a diferenciação entre Produtores/usuários e consumidores/usuários, não deixando de salientar que apesar de forma indireta os consumidores/usuários também contribui para o desenvolvimento da internet.

Castells aborda os quatro tipos de cultura que segundo ele compõe a cultura da internet, sendo elas: a cultura tecnomeritocrática, a cultura dos hacker, a cultura comunitária virtual e a cultura empresarial.

Um dos pontos que mais discutimos foi sobre a afirmação de que a cultura dos produtores, dos hackers, é que gera a cultura da internet, ficou estabelecido que os consumidores, principalmente com a web 2.0 também influencia a cultura da internet .

Ao discutir sobre a cultura dos hacker e desmistificar muita das idéias que temos a respeito desse grupo; Castells diferencia os hacker dos crackers, dizendo que estes sim, são aqueles que burlam as regras, mas que são extremamente importantes para a evolução da internet. Este foi um outro ponto bastante discutido, onde foi colocado que sem os crackers a população, principalmente brasileira não teria acesso a muito dos programas que se utiliza no computador.

A cultura da internet se realiza a partir das interelações dessas culturas, das contribuições que cada uma trás para o desenvolvimento da mesma.

\x{201c}A cultura da internet é uma cultura feita de uma crença tecnocrática no progresso dos seres humanos atráves da tecnologia, levando a cabo por comunidades de hackers que prosperam na criatividade tecnológica livre e aberta, incrustada em redes virtuais que pretendem reinventar a sociedade, e materializada por empresários movidos a dinheiro nas engrenagens da nova economia.\x{201d} (CASTELLS, Manuel, pj 53.)

Página Inicial >> WebPesquisa >> PibicEdvaldo2008 >> AtiMarildes
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 12 Sep 2008 - 19:52:43 - TaniaTorres?     |     Copyleft Faced-UFBA