Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação
Março 2005

PROJETO DE MONITORIA

GRUPO EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS
Equipe articuladora: Damião (coordenador), Alessandra, Bonilla, Adriane

Programa Acadêmico de Monitoria da FACED - PAM - Proposto por Damião, para institucionalização da monitoria na faculdade

Dados do Projeto

Público: estudantes do Curso de Pedagogia da FACED
Horários: matutino, vespertino e noturno
Professores: Alessandra e Bonilla
Disponibilidade: 8 h semanais
Carga horária total: 120 h
Período da monitoria: abril a julho de 2005
Local: Faced
Vagas: 06 (seis)

Monitoria não remunerada (para aproveitamento na Atividade Estudos Independentes)

Objetivos

Justificativa

O GEC conta com um grupo heterogêneo de estudantes e professores situados em diferentes níveis de formação e com diferentes tipos de vínculos a FACED/UFBA. Mais que isso, uma rápida observação do que vem sendo produzido pelo grupo demonstra a sua capacidade de atuação em várias frentes, tendo como elementos norteadores a autonomia dos sujeitos envolvidos e a interdependência das ações, realizadas em permanente colaboração através de uma REDE de interessados no seu objeto de estudo � a imbricação entre o mundo da comunicação e das tecnologias e a educação.
Em ressonância com os princípios norteadores da pesquisa, extensão e ensino o GEC está voltado para o desenvolvimento de uma cultura acadêmica e científica para a produção de saberes e intervenção técnica e política.

O que o grupo já fez e faz?

A incorporação de estudantes como monitores do GEC está associada a preocupação de oportunizar aos professores em formação, público principal da FACED, uma experiência integrada que busca promover uma aprendizagem contextualizada e implicada na dinâmica do grupo e da faculdade, elevando esses �espaços� para lugar de interação a ser vivenciado intensamente pelos seus estudantes, bem como o lugar de referência para que a formação desses estudantes tenha um caráter continuado, mesmo após a sua saída formal da instituição e vinculação a outras instituições, seja como profissionais, estudantes ou cidadãos.
A monitoria, no nosso contexto, tem como objetivo incentivar os estudantes a participarem da prática de gestão (envolvendo concepção, desenvolvimento e avaliação) de projetos de extensão e pesquisa, como sujeitos autônomos inibindo a idéia de que são, simplesmente, objetos ou receptores de conteúdos acabados.

Metodolologia

Sem ordem linear:

Sensibilização e organização interna Conscientização da comunidade interna sobre as estruturas da extensão e da pesquisa do GEC; contato com produção teórica; definição de objetivos e preparação de plano de trabalho; organização das condições de trabalho, reorganização do espaço físico.

Concepção, desenvolvimento e acompanhamento de projetos Acompanhamento programado das ações de extensão e pesquisa; articulação com novos grupos de estudantes da Faculdade; envolvimento com processos de comunicação, organização de infra-estrutura, com orientação e sistematização de dados sobre financiamento e parcerias para realização da extensão e da pesquisa; participação e suporte às atividades a serem realizadas no grupo; uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação para o desempenho das atividades e interação.

Avaliação das atividades

Acompanhamento realizado durante a duração da monitoria; auxílio na elaboração e sistematização de dados; realização de registros sobre o processo de aprendizagem enquanto monitor.

Plano de trabalho dos monitores - Diretrizes

Será desenvolvido juntamente com cada estudante selecionado um plano de trabalho individualizado com a definição das atividades a serem desenvolvidas no período de da monitoria. Algumas diretrizes já podem ser apontadas para esse plano de trabalho. Entre elas:
* Acompanhamento, sistematização, publicação e divulgação das ações grupo;
* Fomento e suporte a interação presencial e a distância entre membros do grupo � professores, estudantes e demais interessados;
* Concepção, produção, interação e uso de ambientes virtuais baseados nas tecnologias de informação e comunicação, como sites, diários virtuais, programas de mensagem instantânea, lista de discussão;
* Disponibilidade para participar de reuniões, sessões de estudo, orientação, planejamento do trabalho;
* Produção de relatos analíticos das atividades de extensão que participe;
* Produção orientada e colaborativa de materiais;
* Produção de relatório da atividade de monitoria.

Cronograma

Atividades Mês
* 1 2 3 4
Leitura e discussão dos documentos do GEC        
Elaboração de plano de trabalho de autoria própria, articulado com as atividades do grupo        
Cadastramento no Sistema de Currículo Lattes        
Revisão de literatura e leitura        
Participação em reuniões, sessões de estudo e de orientação        
Utilização de aplicativos computacionais � referenciamento bibliográfico, editor de texto, editor de banco de dados, navegadores, ftp, correio        
Mobilização dos dispositivos interacionais via Internet � CHATS, Lista de discussão, Blogs, Sites        
Atuação no processo de levantamento de dados e organização das ações        
Organização de eventos e participação nos eventos externos        
Produção de relatórios parciais e final da atividade de iniciação científica        

Links Pró-reitoria de ensino e graduação - Projetos Especiais - Monitoria
- Resolução 01/2001
- Resolução CEG 02/1999
Manual para professores DCC -
- Procedimentos para Reconhecimento da Monitoria Voluntária pela Pro-Reitoria de Graduação da UFBA

-- AdrianeHalmann - 14 May 2005

Topic attachments
I Attachment Action Size Date WhoSorted ascending Comment
docrtf proposta.rtf manage 42.6 K 14 May 2005 - 11:43 UnknownUser  
Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r5 - 29 Feb 2008 - 12:12:54 - AdrianeHalmann?     |     Copyleft Faced-UFBA