Formulário PIBIC 2007

dados do projeto

resumo

A pesquisa em andamento com apoio do CNPq através de uma bolsa de Pesquisa para o coordenador do projeto (período 2007/2010) e integrada ao grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (http://www.gec.faced.ufba.br), vem buscando compreender o papel das políticas públicas em educação e suas relações com as tecnologias da informação e comunicação (TIC). Um dos aspectos que tem sido objeto de nossa intensa investigação está relacionado às novas possibilidades trazidas pelas tecnologias livres para a educação. Particularmente no campo da tecnologia da informação, estão em pleno desenvolvimento softwares não proprietários, denominados softwares livres, onde as liberdades inerentes a esses movimentos são as liberdades que propugnamos para a educação. Articulado com isso, temos acompanhado – e é merecedor de mais investigação – as novas possibilidades apontadas pelas licenças criativas a exemplo do creative commons e do copyleft, que têm trazido enormes possibilidades para o campo da educação. Esta etapa da pesquisa buscará, portanto, fazer um levantamento das possibilidades de softwares livres disponíveis para os processos educacionais, com especial destaque para o seu uso na educação a distância, com a incorporação de elementos multimídias no processo. Em paralelo estará sendo investigado o uso e as possibilidades das licenças criativas e as novas possibilidades para a intensificação da relação da educação com a cultura e dessas com as tecnologias contemporâneas.

Palavras Chaves

software livre

tecnologia educacional

tecnologias livres

Objetivo Geral

Analisar as políticas públicas brasileiras e as possibilidades de uso do software livre na educação, com especial ênfase para as novas possibilidades trazidas pelas licenças criativas ("creative commons") e a interação com a educação, particularmente para a educação a distância.

Objetivos Específicos

Compreender as finalidades e os processos de inserção das tecnologias de informação e comunicação no contexto social brasileiro, em especial no contexto escolar, apontando tanto os elementos potencializadores, quanto os que se constituem em obstáculo para a reconfiguração do sistema educativo.

Identificar e analisar as possibilidades trazidas pelas licenças criativas ("creative commons") e a interação com a educação, particularmente para a educação a distância.

Analisar a documentação relativa aos programas brasileiros que visam a implantação de software livres na administração federal, com especial enfoque para o campo da educação.

Conhecer e analisar as formas de operacionalização desses Programas, com o objetivo de verificar a relação com suas diretrizes, as facilidades e dificuldades encontradas nos diferentes contextos em que se inserem e verificar em que medida apontam para a transformação do modelo educacional vigente no país.

Analisar a documentação e o processo de discussão e implantação da televisão digital no Brasil, com especial atenção para o seu potencial uso em educação.

Analisar as novas possibilidades de apropriação dos recursos multimídia como edição de áudio e vídeo com uso de software livres.

Acompanhamento do projeto Rádio Faced Web, com alimentação de programação, transmissões e elaboração de programas sobre a temáticas desse projeto de pesquisa.

Metodologia

Para o levantamento da documentação relativa às políticas públicas na área, utilizaremos basicamente a internet para a captura dos dados, visto que tanto os projetos como a legislação relativa a toda essa temática está toda disponível na rede. Para conhecer e analisar a forma de operacionalização dos programas e das políticas, considerando a extensão do território nacional e a quantidade de pesquisas que estão sendo realizadas nos mais diferentes contextos, torna-se mais significativo buscar essas pesquisas e nelas, os pontos comuns e divergentes, de forma a explicitar o que é decorrente das políticas e o que é especificidade de cada contexto isoladamente. Para ter acesso a essas pesquisas realizaremos um levantamento da documentação disponível, tanto em termos teóricos como em termos tecnológicos. A partir da leitura e análise das referências identificadas é que será possível estabelecer uma visão mais ampla da forma como os Programas e Projetos estão sendo operacionalizados, da coerência entre as ações que efetivamente são desencadeadas na educação (escolas da educação básica e universidades) articulando com as diretrizes gerais contidas nos diversos documentos, projetos e programas analisados.

A partir da análise documental e do referenciamento teórico, serão estabelecidas estratégias de testagem dos produtos identificados (softwares e recursos tecnológicos) para que os mesmos possam ser utilizados no cotidiano da faculdade de educação como parte da formação inicial de professores, conduizida pela FACED através dos professores integrantes do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias.

Revisão da Literatura

Ao longo dos últimos anos tem se intensificado a discussão sobre a presença generalizada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em todas as esferas da sociedade. Mais uma vez observamos a chegada de diversas tecnologias no universo da educação como, aliás, já aconteceu com grande intensidade na década de 70 de século passado e que deixaram profundas marcas na educação brasileira ao longo de algumas décadas. O final do século XX foi marcado por um forte desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, pelo desenvolvimento das ciências da computação, com especial destaque para as pesquisas no campo da Inteligência Artificial e do vertiginoso incremento da rede internet, trazendo radicais modificações na forma como se vem produzindo os conhecimentos, conceitos, valores, saberes e de como as relações entre as pessoas e as máquinas se (re)significam, impulsionadas pela (oni)presença das tecnologias da informação e comunicação. Vivemos a chamada sociedade em rede (CASTELLS, 1999), estejamos ou não conectados a computadores e à internet.

Profundas mudanças vêm ocorrendo na sociedade com modificações significativas mas narrativas desta sociedade que perpassam uma rede semântica em que se reconhecem dois fatores imprescindíveis. O primeiro, é reconhecer o crescimento do ciberespaço e a influência da cultura do computador na vida familiar, social, econômica, política e educacional. É estar atento para as (in)conseqüências que a cultura digital tem provocado na nova geração de crianças, adolescentes e jovens que se (in)formam excitados para interagirem colaborativamente com ambientes e formatos novos de tecnologias inteligentes, como denomina Pierre Lévy (1999 e 1993), com diferenças e divergências consideráveis dos meios de comunicação convencionais. Jovens que pertencem ao que denominamos de geração Alt+Tab, numa alusão às duas teclinhas do computador que permitem que, tendo várias janelas abertas, o navegante possa passar de uma para outra num simples clique, coisa que a juventude faz com muita tranqüilidade e habilidade. O outro fator que nos ajuda entender a situação da sociedade atual, é perceber que a nossa relação com os objetos maquínicos digitais forjam novos canais de sociabilidades e inteligibilidades, desafiando-nos a pensar intensamente a vida cotidiana e, o que é mais importante, não nos contentando com as soluções lineares e muito menos as simples (PRIGOGINE, 1993; CILLIERS, 1998).

De forma quase paradoxal, o que temos visto é que a enorme concentração do capital tempo possibilitado essa expansão das tecnologias e, mesmo tempo, as mesmas estão sendo apropriados pelos movimentos sociais na luta contra a o próprio capitalismo. Dessa luta podemos observar um movimento com grande expressão nas últimas décadas que articula as tecnologias de informação e as novas possibilidades de uma maior democratização do acesso aos elementos constituintes dos sistemas informáticos. Esse movimento, conhecido como movimento do software livre, tem ganho espaço em todo o planeta e tem trazido para a educação novos e importantes elementos. Em paralelo, os movimentos de democratização das informações tem ocupado diversos espaços e tempos da contemporaneidade com alguns movimentos na busca de um conhecimento livre tem se configurado, sendo expelo maior disso o creative commons, através das tecnologias livres. Nesse sentido. o rádio, a tv, a internet e as mídias digitais precisam estar presentes na escola concorrendo para que essa deixe de ser mera consumidora de informações produzidas alhures e passe a se transformar - cada escola, cada professor e cada criança - em produtores de culturas e conhecimentos. Cada escola, assim, passa a ser um espaço de produção, amplificação e multiplicação de culturas apropriando-se das tecnologias e, contemporaneamente, compreendendo que essa incorporação passa por uma outra batalha - e aqui falo no sentido literal da palavra – que é a da adoção do software livre como elemento estimulador e propiciador da introdução de uma lógica colaborativa, característica fundamental do movimento software livre e que é fundamental para a educação, podendo a escola, também ela, assumir mais efetivamente esse perspectiva colaborativa a partir da intensificação de trabalhos coletivos e em rede. Com isso, intensifica-se uma perspectiva de produção permanente de novos conhecimentos, a partir das demandas dos próprios contextos, possibilitando, através das redes, a criação de uma malha de permuta e interação de alta sinergia, também essa de grande importância para a educação. Do ponto de vista tecnológico, o que vislumbramos para um futuro que já é presente, é a necessidade de políticas públicas que garantam às escolas e grupos comunitários o acesso a estes equipamentos e, com isso, termos a possibilidade de sonhar com Anísio Teixeira, que em 1963 já afirmava que as escolas do futuro mais se pareceriam com emissoras de rádio e televisão (TEIXEIRA, 1963).

Referências bilbiográficas

Afonso, Carlos A. Internet no Brasil: o acesso para todos é possível? Policy Paper - ILDESFES; Friedrich-Ebert-Stiftung, n. 26, setembro de 2000, 20 p.

Castells, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura - A sociedade em rede. 1º v. São Paulo: Paz e Terra, 1999. 620 p.

Lévy, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. 264 p.

Martins, Francisco Menezes; Silva, Juremir Machado da, et al. Para navegar no século XXI. Porto Alegre: Sulina; Edipucrs, 1999. 288 p.

Silva, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000. 230 p.

Silveira, S. A. d. Comunicação digital e a construção do commons: redes virais, espectro aberto e as novas possibilidades de regulação. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2007.

Webster, Frank. Theories of the Information Society. London and New York: Routledge, 1999. 257 p.

Plano de Trabalho Fabricio Araújo de Santana

Título: Tecnologias livres para rádio na educação

CPF: 00886095530

Resumo do plano de trabalho (300 pal)

Justificativa do Orientador

Plano de Trabalho

Objetivos específicos do bolsista (máximo de meia página)

Estudar e aplicar as tecnologias livres no ambiente das Rádios livres e comunitárias

Identificar, analisar e implementar softwares livres (áudio) para uso em na educação

Identificar, analisar e implementar softwares de referenciamento bibliográfico (livros, revistas, cds, vídeos, entre outros)para a pesquisa em educação

Licenciar a produção para a Rádio Faced Web em Creative Commons

Socializar em ambientes educacionais (escolas, telecentros, universidades, entre outros) a filosofia das tecnologias livres

Resultados específicos do bolsista (Maximo de meia página)

Cronograma específico de execução (máximo de 01 página)

Plano de Trabalho Tiago Figueiredo

Título: Tecnologias livres para o vídeo e televisão na educação

CPF:

Resumo do plano de trabalho (300 pal)

Justificativa do Orientador

Plano de Trabalho

Objetivos específicos do bolsista (máximo de meia página)

Estudo das produções em vídeo dos pontos de cultura brasileiro

Estudar e aplicar as tecnologias livres para a produção de vídeo

Identificar, analisar e implementar softwares livres para edição de vídeo, visando o seu uso na educação

Licenciar a produção em vídeo do ÉduCANAL? em Creative Commons

Socializar em ambientes educacionais (escolas, telecentros, universidades, entre outros) a filosofia das tecnologias livres

Resultados específicos do bolsista (Maximo de meia página)

Cronograma específico de execução (máximo de 01 página)

Plano de Trabalho Gessica de Oliveira Aragão

CPF: 01186662581

Título: Tecnologias livres, a construção do commons e a educação

Resumo do plano de trabalho (300 pal)

Justificativa do Orientador

Plano de Trabalho

Objetivos específicos do bolsista (máximo de meia página)

Estudar e aplicar as tecnologias livres no ambiente das Rádios livres e comunitárias

Estudo para implementação de softwares de referenciamento bibliográfico (livros, revistas, cds, vídeos, entre outros)para a pesquisa em educação

Análise da filosofia do software livre e estabelecimento de vínculos com a educação

Socializar em ambientes educacionais (escolas, telecentros, universidades, entre outros) a filosofia das tecnologias livres

Resultados específicos do bolsista (Maximo de meia página)

Cronograma específico de execução (máximo de 01 página)

-- NelsonPretto - 03 May 2007

Página Inicial >> WebPesquisa
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 03 May 2007 - 16:23:03 - NelsonPretto?     |     Copyleft Faced-UFBA