AUTORIA DO PROFESSOR NA REDE

Carga horária

100 horas de duração total, com atividades presenciais (80 horas) e atividades a distância (20 horas).

Número de vagas

50 vagas (25 para Irecê e 25 para Salvador)

Perfil do cursista

Professores das redes municipais de educação de Irecê e Salvador, sem curso superior

Apresentação

Por muito tempo a escola vem utilizando apenas as linguagens orais e escritas como forma de ensinar os conteúdos disciplinares, além de pensar o currículo na perspectiva do programa, linear, fragmentado, sem qualquer comunicação entre os componentes curriculares. Nessa dinâmica, ensinar significa transmitir informações e aprender significa assimilar e reproduzir tais informações.

Na contemporaneidade, com a emergência das Tecnologias da Informação e Comunicação, modifica-se a forma de pensar e construir conhecimento, de se relacionar, de trabalhar. As instituições de educação não devem ficar alheias a essas transformações, necessitam interagir, na perspectiva de que o conhecimento seja construído a partir de múltiplas relações, trazendo outros elementos que possam ressignificar as comunidades, dentro e fora dos espaços instituídos, envolvendo as diversas linguagens e suportes tecnológicos que estão à disposição. Desta forma, a sala de aula torna-se um ponto de uma vasta rede de relações e aprendizagens e um espaço de pesquisa e construção do conhecimento, onde aprende-se a utilizar as informações disponíveis nos meios de comunicação, selecionando-as e se posicionando criticamente em relação a elas. O professor deixa de ser aquele que ensina e o aluno aquele que aprende, para constituírem-se todos em sujeitos de aprendizagens, construtores e co-autores de conhecimentos.

Utilizar as TIC, conectadas à Internet, para favorecer a interatividade e novas formas de aprendizagem coletiva, divulgando pesquisas e produções desenvolvidas em sala de aula, é usá-las na perspectiva de ambiente colaborativo de aprendizagem e não apenas reduzi-las a meras fontes de dados. Estrutura-se também uma outra organização curricular: como rede, como hipertexto.

No sentido de potencializar e democratizar a utilização da rede e dessa outra organização curricular, torna-se necessário termos uma visão crítica a respeito do uso de softwares abertos e proprietários. É de fundamental importância levarmos em consideração que a escola não é uma empresa e por isso não pode ficar atrelada à lógica do mercado. Também, que as escolas, em especial as escolas públicas, não têm condições para acompanhar a velocidade com que a indústria de softwares proprietários atualiza seus produtos. Por outro lado, não podem ficar defasadas dos avanços tecnológicos. Frente a isso, a opção pelos softwares livres vem responder às necessidades do âmbito educacional e potencializar o uso da rede como espaço colaborativo e de participação.

Levando em consideração esses pressupostos, o curso Autoria do professor na rede propõe uma dinâmica que permite uma visão potencializadora das tecnologias baseadas na Internet para uso nas instituições educativas. Nessa dinâmica, professor e aluno passam a ser autores, produzindo conhecimentos colaborativamente, tornando-se mais um nó na rede de interações. Para tanto, é fundamental desmistificar o uso da rede Internet apenas como recurso para pesquisa, compreender a importância da autoria do professor para a construção de uma outra dinâmica educacional, a prática dos conceitos de interatividade e hipertextualidade e o uso mais democrático e livre dos softwares e dos meios de comunicação.

Equipe

Doutores

Nelson De Luca Pretto - pretto@ufba.br Professor Adjunto – Depto II FACED/UFBA Doutor em Comunicação (ECA/USP)

Maria Helena Bonilla - bonilla@ufba.br Professor Adjunto – Depto II FACED/UFBA Doutora em Educação (FACED/UFBA); Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI)

Edemilson Brandão - brandao@upf.br Professor - UPF (Universidade de Passo Fundo) Pós-Doutorando em Educação (FACED/UFBA)

Mestres

Alessandra de Assis Picanço alessand@ufba.br Doutoranda em Educação (FACED/UFBA); Mestre em Educação (FACED/UFBA)

Simone Lucena Doutoranda em Educação (UFBA); Mestre em Educação (UFSC)

Menandro Ramos menandro@ufba.br Doutorando em Educação (FACED/UFBA)

Especialistas

Paulo Cezar Oliveira - pcezar@salvador.ba.gov.br Mestrando em Educação (FACED/UFBA)

Telma Brito telmabr@ufba.br Mestranda em Educação (FACED/UFBA)

Sidnei Lima salima@ufba.br

Gustavo Gadelha gadelhag@cetind.fieb.org.br Mestrando em Educação (FACED/UFBA)

Técnicos

Adriane Halmann adriane_halmann@yahoo.com.br Rozane Suzart Gesteira rozanesuzart@yahoo.com.br Aurélio A. Heckert aurium@gmail.com Lucas Rocha lucasr@im.ufba.br Cristiane Delecrode - criscrode@yahoo.com.br

Monitores

Sandra Santana dos Anjos Loiola - sandraloiola@yahoo.com.br Darlene Almada Olivewira Soares - darlene.almada@pop.com.br Djair Silva Santana - djair@im.ufba.br

Objetivos gerais

Organização

Saberes organizados em torno dos seguintes blocos de trabalho são considerados relevantes no contexto da proposta deste curso

Inclusão digital – 12h

Professores responsáveis: Maria Helena Silveira Bonilla, Alessandra de Assis Picanço e Simone Lucena

Ementa
Este bloco de trabalho explora a temática da Inclusão Digital, a partir da análise das ações desenvolvidas no Brasil para o acesso da população às tecnologias da informação e comunicação e para os processos de alfabetização digital, bem como a partir da capacitação para o uso das ferramentas básicas de comunicação digital.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto prático
Navegação, fórum, e-mail, lista de discussão, chat, rascunho digital

Software livre – 24h

Professores responsáveis: Paulo Cezar Oliveira, Lucas Rocha, Aurélio A.Heckert

Ementa
Este bloco de trabalho discute a temática do Software Livre, apresenta e explora o sistema operacional GNU/Linux, sistema livre, relacionando-o com os processos de inclusão digital e de potencialização dos processos pedagógicos.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático
GNU/Linux: Interface gráfica; Aplicativos p/linux

Produção hipertextual/multimídia – 36h

Professores responsáveis: Edemilson Brandão, Sidnei Lima, Telma Brito (vídeo); Menandro Ramos, Adriane Halmann (imagem); Gustavo Gadelha, Rozane Suzart Gesteira, Cristiane Delecrode (páginas)

Ementa
Este bloco de trabalho explora os processos de produção hipertextual/multimídia, o que compõe a edição de imagem, vídeo, áudio e páginas web, a discussão, leitura, criação e crítica das possibilidades de discurso produzidas nessas diferentes linguagens, e a capacitação dos professores para o desenvolvimento de projetos.

Objetivos específicos

Conteúdos
Conjunto Teórico

Conjunto Prático

Metodologia

Este curso será desenvolvido através da interação entre cursistas e professores, tanto em encontros presenciais quanto a distância. Serão desenvolvidas atividades envolvendo todos os alunos do curso (encontro de abertura e encerramento), e encontros de estudo em grupo, orientação individual e coletiva (durante o curso).

No encontro de abertura – 4h - estaremos realizando a apresentação e as primeiras interações entre o grupo de professores e monitores envolvidos e de alunos matriculados. Também será o momento da apresentação dos fundamentos e do funcionamento da proposta do curso - sua dinâmica curricular, sua organização, os espaços-tempos de realização (cronograma, locais...), seu ambiente virtual (página do curso). Para o encontro de encerramento – 4h - será organizado um seminário de apresentação das produções desenvolvidas ao longo do curso, a análise e avaliação das atividades desenvolvidas.

Ao longo do curso, os cursistas estarão pesquisando e discutindo sobre as temáticas do curso, ao mesmo tempo que exploram aplicações computacionais voltadas para a autoria do professor na rede, usam intensivamente a Internet, vivenciam processos de criação de e-mail, grupos de discussão, fóruns, chats, blog, processos de armazenamento e transferência de arquivos, exploram softwares livres, gratuitos e proprietários, produzem e publicam suas produções.

Também será criado um site para o curso, onde estarão disponibilizados os espaços de interação entre professores e alunos, bem como as produções dos alunos. Na dimensão REDE, todos os envolvidos no curso estão em conexão permanente, paralela, integrada e integrante ao conjunto das demais atividades, possibilitando uma articulação em refluxo entre os temas abordados nos diferentes momentos. Tal dimensão pretende criar um espaço e tempo da produção coletiva de conhecimento, ou seja, a REDE potencializará e evidenciará a dinâmica própria do processo educativo contemporâneo, fazendo com que seja vivenciado no curso, intencionalmente, uma práxis pedagógica que coexiste e se auto-organiza continuamente em meio a instabilidade caótica e mutante própria da realidade.

O esquema a seguir explicita a organização de atividades propostas na dinâmica do curso:

Grupos Inclusão Digital Software Livre Produção hipertextual/Multimídia
1 abertura Inclusão Digital conceitos básicos interface com usuário Aplicativos vídeo hipertexto imagem
2 abertura Inclusão Digital interface com usuário Aplicativos conceitos básicos hipertexto imagem vídeo
3 abertura Inclusão Digital Aplicativos conceitos básicos interface com usuário imagem vídeo hipertexto
  rede

Avaliação

A avaliação do curso tem caráter processual, sem descuidar dos produtos desenvolvidos. Para explicitar o processo será criado um ambiente virtual de aprendizagem, com conteúdo (artigo, relato de experiência, análises, imagens, vídeos, planejamentos ou outros) desenvolvido durante o curso. Também será produzido um CD-rom com o material utilizado durante o curso e as produções desenvolvidas. Espera-se dos alunos que participem dos encontros presenciais, interajam ativamente através da lista, chats, fóruns, blog e site do curso, que naveguem, pesquisem, que tenham automia de estudos, que proponham diferentes dinâmicas, que apresentem suas reflexões e produções no seminário final do curso.

Bibliografia básica

AFONSO, C. A. Internet no Brasil: o acesso para todos é possível? Policy Paper - ILDESFES; Friedrich-Ebert-Stiftung, n. 26, setembro de 2000, 20 p.

ALMEIDA, Milton José de. Imagens e Sons: A Nova Cultura Oral. São Paulo: Cortez, 1994.

ALVES, Lynn Rosalina Gama. Novas Tecnologias: instrumento, ferramenta ou elementos estruturantes de uma nova forma de pensar? Revista da FAEEBA/UNEB, jul-dez/1998, p- 141-152.

BABIN, Pierre e KOULOUMDJIAN Marie France. Os novos modos de compreender – a geração audiovisual e do computador. Tradução Maria Cecília Oliveira. São Paulo: Ed. Paulinas, 1989. 1997.

BARRETO,R.G. (org.) Tecnologias educacionais e educação a distancia: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet.2001.

BONILLA, M. H. Inclusão digital e formação de professores. Revista de Educação, Lisboa, v. XI, n. 1, 2002, p. 43-50.

BONILLA, M. H. O Brasil e a alfabetização digital. Jornal da Ciência, Rio de Janeiro, 13 de abril de 2001, p. 7.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar,1997.

BRASIL. Sociedade da Informação no Brasil. Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

BUCCI, Eugênio. Ler e Criticar Imagens. Revista Nova Escola. Editora Abril. n.153 Ano XVII jun/jul de2002. Disponível em < http://novaescola.abril.com.br/ed/153_jun02/html/de_olho.htm&gt;

CITELLI, Adilson. Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1997.

COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

COSTA, Maria Cristina Castilho. Questões de arte. São Paulo: Moderna, 1998.

DEMO, Pedro. Conhecimento e aprendizado na nova mídia. Brasília: Plano, 2001.

DONDIS, Donis A. - Sintaxe da Linguagem Visual, trad. Jéferson Luiz Camargo. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1991

FARINA, Mauricius M. Imagem Construída. Disponível em: <http://www.stuôium.iar.unicamp.br/dois/4.htm> Acesso: 02 de jun. de 2003

FERRES, Joan.Televisão e educação. Porto Alegre: Artes Médicas,1996.

_. Vídeo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas,1996.

_.Televisão Subliminar: socializando através de comunicações despercebidas. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FIGUEIREDO, Vera Lúcia. Mídia e Educação. Rio de Janeiro: Gryphus, 1999.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autentica, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (coleção Leitura).

FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. O educador e o desenho animado que a criança vê na televisão. São Paulo, Loyola, 1985.

GIACOM Antonio. O ensino através dos meios audiovisuais. Traduação: Danilo Q. Morales e Riccarda Ungar. São Paulo: Sumus, 1981.

LAZAR, Judith. Mídia e Aprendizagem. Tradução de Vera Maria Palmaris de Paula. Mediatamente! Televisão, Cultura e Educação. SEED. Brasília: MEC, 1999.

LEMOS, André. Andar, clicar e escrever hipertextos. 1998. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/hipertexto/andre.html

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. 208 p.

MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário: O Desafio das Poéticas Tecnológicas. 3 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense 1988.

MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 200

MARTÍN-BARBERO,Jesus. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro : Ed.UFRJ,1997.

MELO, José Marques. Comunicação: direito à informação. Campinas SP: Papirus, 1986.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas,SP : Papirus, 2000.

PACHECO, Elza Dias (org). Televisão, Criança e imaginário e educação: dilemas e debates. Campinas, SP: Papirus, 1998.

PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola sem/com futuro. Campinas : Papirus, 1999.

PRETTO, N. D. L; BONILLA, M. H. S.. Sociedade da informação: democratizar o quê? Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 22 fevereiro, seção Internet.

RSD - Revista da Sociedade Digital. Ano I, n. 1, dezembro de 2001

RAMAL, Andrea Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RUSHOKOFF, Douglas. Um jogo chamado futuro : como a cultura dos garotos pode nos ensinar a sobreviver na era do caos. trad. Paulo Cezar Castanheira. Rio de Janeiro : Revan, 1999.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

SOARES, Ismar de Oliveira. Sociedade de informação ou da comunicação. São Paulo: Cidade Nova, 1997.

SOUZA, M. W. (org.) Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo : Brasiliense, 1995.

TARDY, Michel. O professor e as Imagens. Tradução de Frederico Pessoa Barros, São Paulo: Cultrix EDUSP, 1976.

TAPSCOTT, Don. Geração Digital – a crescente e irredutível ascensão da geração net. São Paulo: Makron Books, 1999.

Links

Programa Sociedade da Informação - http://www.socinfo.org.br/

Oficina para a inclusão digital - http://www.inclusaodigital.org.br/

Projeto Software Livre do Governo do Rio Grande do Sul - http://www.softwarelivre.org/

Projeto Sampa.org - http://www.sampa.org/

Rede de Informações para o Terceiro setor - http://www.rits.org.br/

Comitê de Democratização da Informática nacional - http://www.cdi.org.br/

E-gov - http://www.governoeletronico.gov.br/

Mapa da exclusão digital - http://www2.fgv.br/ibre/cps/mapa_exclusao/apresentacao/apresentacao.htm

ImageMagica? - http://www.imagemagica.org

Fotógrafo Sebastião Salgado - http://www.terra.com.br/sebastiaosalgado

Imagens do Brasil - Renato Soares - http://www.imagensdobrasil.art.br

Ministério das Relações Exteriores - Imagens do Brasil - http://www.mre.gov.br/imagens/Banco_de_imagens/Portugues/home.htm

Imagens em movimento - TV da Universidade de Passo Fundo (RS) - http://www.upf.br/tv

Site para downloads de softwares gratuitos para edição de imagens - http://superdownloads.ubbi.com.br/programas/2GRFEDT.html

http://www.unitv.tv.br

http://www.alltv.com.br

http://www.museuimagensdoinconsciente.org.br/expvirtu.htm

http://www.geocities.com/thetropics/3416/tabfotos.htm

http://www.embratur.gov.br/banco/default.asp

http://www.wwf.org.br/infantil/default.asp?module=imagens.htm

http://www.charges.com.br

Avaliar na cibercultura - http://www.autoriaprofessor-epenn2003.kit.net/avaliarciber.doc

Morte aos portais - http://www.autoriaprofessor-epenn2003.kit.net/portais.doc

Dilemas do Professor Frente ao Avanço da Informática na Escola - http://www.autoriaprofessor-epenn2003.kit.net/dilemas_prof.doc

Educando cibercidadãos que sejam "ligados" e críticos - http://www.autoriaprofessor-epenn2003.kit.net/educando cibercidadaos.doc

Softwares gratuítos - http://www.biointeractive.org

Página Inicial >> ExtensaoMec
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r3 - 14 Sep 2004 - 16:55:00 - MariaHelenaBonilla     |     Copyleft Faced-UFBA