PROJETO EJA

PÚBLICO ALVO

Alunos da Graduação do Curso de Pedagogia – Projeto Irecê e Salvador Professores do EJA Estudantes da rede municipal de ensino do EJA

APRESENTAÇAO E JUSTIFICATIVA

Esse Projeto,segundo o Programa apresentado, tem como finalidade proporcionar a inserção digital do profissional da Educação (que está se graduando em Pedagogia),e dos estudantes do EJA da rede municipal de ensino,promovendo o acesso e a instrumentação a partir do uso dos códigos da linguagem digital, como artefato de construção de conhecimento e inserção social.

Entendemos que a inclusão digital não se limita ao acesso das pessoas a um conjunto de técnicas e ferramentas que lhes possibilitem a manipulação, de forma competente, dos recursos tecnológicos. Trata-se de novas interações sociais, de acesso a um conjunto de informações e demarcação de uma rede de poder que são estruturantes ao processo de construção de conhecimento, mas que tem estado limitada a uma pequena parcela da sociedade.

Se por um lado, há uma forte demanda social pela inclusão digital nos processos educacionais, por outro, o seu acesso, ainda pequeno, é posto de modo restrito e excludente, agravando-se em comunidades mais distantes dos grandes centros urbanos.

A FACED

O município de Irecê está localizado a aproximadamente 470 km de Salvador. Nele, a Universidade Federal da Bahia desenvolve um programa avançado (curso?) de formação de professores em exercício, que tem a tecnologia digital como eixo estruturante para a formação docente. Dentre outras ações, o programa de formação busca ampliar para a comunidade local o acesso à tecnologia digital com a criação de terminais de informáticas e ciber parques.

Nesse sentido, não se trata do simples acesso à informática, mas de agregar esforços que possibilitem às pessoas a instrumentação da tecnologia digital como recurso de compreensão e intervenção do e sobre o mundo, como um novo processo de interação e de comunicação, e mais, como um dispositivo de combate à exclusão social.

OBJETIVOS

DOS RESULTADOS ESPERADOS

Ao final do trabalho os participantes:

DA ORGANIZAÇÃO

O projeto terá duração de oito meses e dar-se-á mediante as seguintes ações:

1 – DOS CURSOS

Inclusão digital: Editor de texto e Power Point – para digitação de textos, produção de trabalhos acadêmicos e profissionais.

Internet – Como fonte de pesquisa, de discussão e comunicação Público Alvo - Professores e alunos de Eja

Produção de mídias educativas

Estruturação de propostas educativas tendo a tecnologia como eixo estruturante de aprendizagem. Promover lista de discussões, blogs, rascunho digital, criação de home page, tendo como tema Educação de Jovens de Adultos.

Publico Alvo - Alunos da graduação curso de Pedagogia, Professores e alunos do Eja

2 – DA MONITORIA

Atividade de acompanhamento e orientação aos participantes do curso. Os monitores serão selecionados entre os alunos da graduação do curso de Pedagogia - Projeto Irecê.

Os alunos da graduação que participarem dessas atividades poderão solicitar aproveitamento de estudos e integrá-las ao curriculo de formação, conforme regimento normativo do curso

Página Inicial >> ExtensaoMec
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 16 Sep 2004 - 12:00:00 - GideonBorges?     |     Copyleft Faced-UFBA