Título: Monitoria dos Tabuleiros Digitais

PROJETO submetido ao "Programa Permanecer" - UFBA - http://www.permanecer.ufba.br - em 2007

Monitores:

Para acessar atividades desenvolvidas, relatórios e produções, clique no nome do monitor

Jefferson Fragoso Carvalho
Washington dos Santos Oliveira
Fabiana Oliveira
Tania Torres

Doc TD

Planos de ação

Tabuleiro digital

Dados do Projeto:

Público: Estudantes da Universidade Federal da Bahia - em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.
Horários: matutino, vespertino e noturno
Proponente: Maria Helena Silveira Bonilla
Autor Principal: Maria Helena Silveira Bonilla
Co-autores: Nelson De Luca Pretto e Alessandra de Assis Picanço
Carga horária da monitoria: 20 horas semanais
Local: Faced/UFBA - Vale do Canela
Número de Bolsas: 10 (atendimento aos 3 espaços onde estão instalados os tabuleiros, nos três turnos de funcionamento da faculdade).

Descrição - máximo de 500 palavras

A Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, desde a década de 80, vem criando espaços e possibilidades de construção de competências no imbricamento entre a educação e as tecnologias, não só no que diz respeito à criação de disciplinas, mas também na instalação de ambientes de formação e desenvolvimento da cultura digital.

Especialmente, o Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC - vem contibuindo significativamente com a Faculdade para o debate, a proposição de ações e a construção do conhecimento nessa área. Em consonância com os princípios norteadores da pesquisa, extensão e ensino o GEC está voltado para o desenvolvimento de uma cultura acadêmica, científica e digital para a produção de saberes e intervenção técnica e política.

Exemplo disso, é o projeto de inclusão digital denominado Tabuleiro Digital (TD), proposto pelo grupo, que se configura em um espaço na Faced, com terminais de acesso público a Internet para estudantes, professores e funcionários da instituição, assim como para a comunidade em geral. A organização dos Tabuleiros Digitais está centrada na lógica das REDES, onde o acesso ao mundo de informação para a comunidade da Faced e seus visitantes possa se dar de forma plena e intensa. Além do acesso à REDE, esse projeto tem como compromisso político a divulgação e utilização de Software Livre (sistemas operacionais que permitem a liberdade de executar, estudar, modificar e distribuir o programa). Essa opção está conceitualmente articulada aos princípios do Projeto, quais sejam, a liberdade plena de acesso e navegação, sem restrições a sites, nem controle técnico quando ao tempo de acesso, assim como identificação dos usuários pré-estabelecida para ter contato com a máquina. Os computadores estão dispostos de forma livre nos três andares da Faculdade.

O projeto é reconhecido nacionalmente, recebendo inclusive o segundo lugar no prêmio de inclusão digital do Instituto Telemar em 2006. Em 2005 realizamos uma pesquisa junto aos usuários do Tabuleiro Digital e percebemos a necessidade de disponibilizar monitores com o objetivo de dar suporte formativo aos usuários e atuar no processo de organização das ações a serem desenvolvidas junto a esses usuários. Então, em 2006 conseguimos 2 monitoras voluntárias que passaram a atuar na perspectiva de sensibilizar o público usuário dos Tabuleiros Digitais, esclarecendo e orientando quanto a concepção, idéias e organização interna dos espaços da FACED.

Para realizar essas atividades essas monitoras tiveram a oportunidade de estudar o projeto, as concepções e o referencial teórico que dão suporte ao projeto, bem como incorporar-se ao GEC, interagindo com os demais estudantes graduandos, mestrandos, doutorandos e professores que o integram, participando dos estudos e das reuniões sistemáticas.

É como base nessa experiência que pretendemos agora, em 2007, ampliar o número de monitores para poder dar atendimento aos usuários do Tabuleiro Digital nos três andares onde estão instalados na Faced, nos três turnos de funcionamento da faculdade.

Relevância para formação do bolsista - máximo de 150 palavras

O acolhimento e incorporação de estudantes bolsistas como monitores dos Tabuleiros Digitais está associada à preocupação em oportunizar aos sujeitos em formação uma experiência integrada que busca promover uma aprendizagem contextualizada e implicada na dinâmica do GEC e da Faculdade de Educação da UFBA, elevando esses "espaços" para lugares de interação a serem vivenciados intensamente pelos estudantes, bem como o lugar de referência para que a formação desses estudantes tenha um caráter continuado, mesmo após a sua saída formal da instituição e vinculação a outras instituições, seja como profissionais ou estudantes. A monitoria, no nosso contexto, tem como objetivo fundamental incentivar os estudantes a participarem das práticas de pesquisa, ensino e extensão (envolvendo concepção, desenvolvimento e avaliação) de projetos e ações institucionais, como sujeitos autônomos e co-partícipes de um grupo de pesquisa consolidado, reconhecido nacionalmente e atuante como o GEC.

Justificativa para o número de bolsistas selecionados - máximo de 150 bolsistas

Os Tabuleiros Digitais estão distribuídos nos saguões dos três andares da Faculdade de Educação da UFBA e são usados desde a abertura da Faculdade, às 7h, até seu fechamento, às 22h, de segunda à sexta, o que representa 15 horas diárias de uso (75h semanais). Cada bolsista deve dispor de 20h semanais para atuar no projeto, sendo, aproximadamente, 12h de contato direto com usuários e o restante utilizado para estudos, formação e reuniões. Considerando ainda que são três andares a serem atendidos, em três turnos, com demanda maior para horários de maior movimento, precisamos de 10 bolsistas para atuarem no projeto.

Cronograma geral do projeto - máximo de 300 palavras

Atividade - mês(es) (vigência - um ano)
Leitura, estudos e discussão sobre inclusão digital e software livre - todos os meses
Cadastramento do currículo vitae no Sistema de Currículo Lattes - primeiro mês
Participação em reuniões, sessões de estudo e de orientação - todos os meses
Participação em oficinas, para formação em aplicativos computacionais em software livre - primeiro semestre
Utilização de aplicativos computacionais em software livre - todos os meses
Mobilização dos dispositivos interacionais via Internet: CHATS, Lista de discussão, Blogs, Sites - todos os meses
Elaboração de planos de ação a serem desenvolvidos junto aos usuários dos Tabuleiros, sob orientação dos professores, articulado com as atividades do grupo - primeiro mês
Atuação no processo de organização das ações a serem desenvolvidas junto aos usuários dos tabuleiros digitais - segundo a décimo segundo mês
Elaboração de materiais multimídia para as ações de formação - a partir do segundo mês
Atendimento aos usuários dos tabuleiros - todos os meses
Apoio e suporte à infra-estrutura dos tabuleiros - todos os meses
Organização de eventos e participação em eventos externos - todos os meses
Produção de relatórios parciais e final das atividade desenvolvidas - quinto e décimo segundo mês

Ver Cronograma em tabela

Resultados esperados - máximo de 150 palavras

  1. Uma maior organização no uso dos Tabuleiros Digitais, com atenção ao tempo de uso, para dar oportunidade a todos;
  2. Atendimento e acolhimento dos usuários dos Tabuleiros Digitais, esclarecendo e orientando quanto a concepção, idéias e organização interna dos espaços da FACED;
  3. Proposição de ações formativas junto aos bolsistas e também aos usuários dos Tabuleiros, no sentido de contribuir para a constituição de uma cultura digital livre, capaz de oportunizar aos sujeitos a participação efetiva no ciberespaço e as competências necessárias para a produção de informações e conhecimentos;
  4. Aprofundamento dos estudos nas temáticas no grupo de pesquisa, especialmente, aquelas relacionadas à inclusão digital e ao Software Livre, com aspectos explicitamente formativos para o estudante;
  5. Produção de materiais multimídia sobre o tema para serem utilizados nas ações de formação.

Eixos de Atuação:

Extensão universitária;

Plano de trabalho dos bolsistas

Plano de trabalho geral do grupo de bolsistas

objetivo(s) específico(s) do aluno(s).
Com o objetivo de democratização do acesso, é que foi pensado e viabilizado o projeto do Tabuleiro Digital sendo este uma política de solução coletiva, que vem proporcionar o acesso rápido a Internet a estudantes da FACED e a comunidade não acadêmica atendendo as necessidades daqueles que não têm acesso em suas residências. Desta forma, a partir da necessidade de um acompanhamento e um suporte formativo quanto ao uso desses terminais coletivos, que o trabalho desenvolvido pelos bolsistas tem como objetivos:

produtos/resultados esperados - máximo 150 palavras.

cronograma de atividades - máximo 300 palavras.

metodologia de trabalho

A estratégia para o trabalho a ser desenvolvido pelos monitores irá basear-se no acompanhamento e suporte formativo às pessoas que fazem uso dos tabuleiros digitais. O horário da monitoria vai das 7 às 12h, das 13 às 17h e das 17 às 22h. A escala de horário será construída de acordo com a disponibilidade dos estudantes selecionados, priorizando suas atividades na graduação. Antes do início efetivo dos trabalhos, o grupo participará de um estudo com os membros do GEC sobre Inclusão Digital e Software Livre e sobre as concepções e organização dos Tabuleiros Digitais, buscando aprofundamento teórico sobre a filosofia do projeto e os objetivos do trabalho.
Outro aspecto importante no desenvolvimento da monitoria é a participação dos alunos nas reuniões do GEC, buscando compreender as articulações entre a pesquisa, o ensino e a extensão na FACED, além de avaliarem o andamento do Projeto e discutirem coletivamente estratégias para minimizar as dificuldades encontradas.
A participação no grupo de estudos sobre Inclusão Digital será um momento de aprofundamento teórico, onde os alunos terão a oportunidade de refletir sobre essa temática, compreendendo a discussão política e social que permeia a discussão, juntamente com os alunos graduandos e pós-graduandos do grupo.
Será desenvolvido juntamente com cada estudante selecionado um plano de trabalho individualizado com a definição das atividades a serem desenvolvidas no período da monitoria.

Requisitos para inscrição

OBS: Um termo de compromisso será assinado pelo bolsista selecionado responsabilizando-se pelas informações fornecidas sobre sua condição sócio-econômica.

Critérios para seleção:


PROJETO MONITORIA GEC

Dados do Projeto

Público: Estudantes da Universidade Federal da Bahia
Horários: matutino, vespertino e noturno
Professores: Maria Helena Silveira Bonilla, Alessandra de Assis Picanço e Nelson De Luca Pretto, Manandro Ramos, Jamile Borges
Carga horária total: 15 horas semanais
Período da monitoria: a depender da necessidade de cada subprojeto
Local: Faced
Vagas: a depender da necessidade de cada subprojeto

Monitoria não remunerada (para aproveitamento na Atividade Estudos Independentes)
Em consonância com as resoluções Nº 02/99 Nº01/2001 da Câmara de Ensino de Graduação da UFBA

Objetivos

Justificativa

O GEC conta com um grupo heterogêneo de estudantes e professores situados em diferentes níveis de formação e com diferentes tipos de vínculos à FACED/UFBA. Mais que isso, uma rápida observação do que vem sendo produzido pelo grupo demonstra a sua capacidade de atuação em várias frentes, tendo como elementos norteadores a autonomia dos sujeitos envolvidos e a interdependência das ações, realizadas em permanente colaboração através de uma REDE de interessados no seu objeto de estudo � a imbricação entre o mundo da comunicação e das tecnologias e a educação. Em consonância com os princípios norteadores da pesquisa, extensão e ensino o GEC está voltado para o desenvolvimento de uma cultura acadêmica e científica para a produção de saberes e intervenção técnica e política.

O que o grupo já fez e faz?

A incorporação de estudantes como monitores do GEC está associada a preocupação de oportunizar aos sujeiros em formação, e em especial aos futuros professores, uma experiência integrada que busca promover uma aprendizagem contextualizada e implicada na dinâmica do grupo e da faculdade, elevando esses �espaços� para lugares de interação a serem vivenciados intensamente pelos estudantes, bem como o lugar de referência para que a formação desses estudantes tenha um caráter continuado, mesmo após a sua saída formal da instituição e vinculação a outras instituições, seja como profissionais, estudantes ou cidadãos. A monitoria, no nosso contexto, tem como objetivo incentivar os estudantes a participarem da prática de gestão (envolvendo concepção, desenvolvimento e avaliação) de projetos de extensão e pesquisa, como sujeitos autônomos, inibindo a idéia de que são, simplesmente, objetos ou receptores de conteúdos acabados.

Metodolologia

Sem ordem linear

Sensibilização e organização interna Conscientização da comunidade sobre as estruturas da extensão e da pesquisa do GEC; contato com produção teórica; definição de objetivos e preparação de plano de trabalho; organização das condições de trabalho, reorganização do espaço físico.

Concepção, desenvolvimento e acompanhamento de projetos Acompanhamento programado das ações de extensão e pesquisa; articulação com novos grupos de estudantes da Faculdade; envolvimento com processos de comunicação, organização de infra-estrutura, com orientação e sistematização de dados sobre financiamento e parcerias para realização da extensão e da pesquisa; participação e suporte às atividades a serem realizadas no grupo; uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação para o desempenho das atividades e interação.

Avaliação das atividades

Acompanhamento realizado no período de duração da monitoria; auxílio na elaboração e sistematização de dados; realização de registros sobre o processo de aprendizagem enquanto monitor.

Plano de trabalho dos monitores - Diretrizes

Será desenvolvido juntamente com cada estudante selecionado um plano de trabalho individualizado com a definição das atividades a serem desenvolvidas no período da monitoria. Algumas diretrizes já podem ser apontadas para esse plano de trabalho. Entre elas:

SUBPROJETO 1: MONITORIA PARA O PROJETO TABULEIROS DIGITAIS

Dados do Projeto

Público: Estudantes da Universidade Federal da Bahia
Horários: matutino, vespertino e noturno
Professores: Maria Helena Silveira Bonilla, Alessandra de Assis Picanço e Nelson De Luca Pretto
Carga horária total: 15 horas semanais
Período da monitoria: de junho a novembro de 2006
Local: Faced
Vagas: 9

Monitoria não remunerada (para aproveitamento na Atividade Estudos Independentes)
Em consância com o Projeto de Monitoria GEC

Objetivos Específicos

Metodologia

A metodologia de trabalho desenvolvido pelos monitores irá basear-se no acompanhamento e suporte formativo às pessoas que fazem uso dos tabuleiros digitais. O horário da monitoria vai das 8 às 12h, das 13 às 17h e das 17 às 21h. A escala de horário será construída de acordo com a disponibilidade dos estudantes selecionados. Antes do início efetivo dos trabalhos, o grupo participará de um estudo com os membros do GEC sobre Inclusão Digital e Software Livre e sobre as concepções e organização dos Tabuleiros Digitais, buscando aprofundamento teórico sobre a filosofia do projeto e os objetivos do trabalho.
Outro aspecto importante no desenvolvimento da monitoria é a participação dos alunos nas reuniões do GEC, buscando compreender as articulações entre a pesquisa, o ensino e a extensão na FACED, além de avaliarem o andamento do Projeto e discutirem coletivamente estratégias para minimizar as dificuldades encontradas.
Os alunos deverão também apresentar relatórios das atividades realizadas, objetivando refletir sobre o trabalho desenvolvido e registrar as ações da monitoria no Projeto Tabulieros.

Avaliação das Atividades

Acompanhamento realizado pelos professores durante a monitoria; auxílio na elaboração e sistematização de ações; realização de registros sobre o processo de aprendizagem; produção de relatórios das atividades desenvolvidas. Outro aspecto importante será o envolvimento do estudante nas reuniões do grupo de pesquisa.

Plano de trabalho dos monitores

Será desenvolvido juntamente com cada estudante selecionado um plano de trabalho individualizado com a definição das atividades a serem desenvolvidas no período da monitoria, de acordo com as diretrizes do projeto de monitoria do GEC.
No entanto, todos os monitores deverão cumprir as atividades constantes no cronograma abaixo.

Cronograma

Atividades Mês
  1 2 3 4 5 6
Leitura e discussão sobre inclusão digital e software livre            
Elaboração de plano de trabalho junto com os orientadores, articulado com as atividades do grupo            
Cadastramento do currículo vitae no Sistema de Currículo Lattes            
Participação em reuniões, sessões de estudo e de orientação            
Utilização de aplicativos computacionais em software livre            
Mobilização dos dispositivos interacionais via Internet � CHATS, Lista de discussão, Blogs, Sites            
Atuação no processo de organização das ações a serem desenvolvidas junto aos usuários dos tabuleiros digitais            
Organização de eventos e participação nos eventos externos            
Produção de relatórios parciais e final da atividade de monitoria            

requisitos para inscrição

Ser aluno UFBA e estar, pelo menos, no terceiro semestre do curso

tipo de prova

critérios de classificação

OBSERVAÇÕES:

No edital de inscrição, publicado pelos Departamentos, deverá constar:

a)nº de vagas por projeto;

b)horário e período de inscrição (10 dias úteis);

c)relação de documentos necessários: carteira de identidade, CPF e histórico escolar atualizado (fornecido pela S.G.C.);

d)dia e hora dos exames de seleção;

e)requisitos para inscrição, tipo de prova e critérios de classificação.

http://www.prograd.ufba.br/proj_especiais.asp

Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r35 - 26 Apr 2008 - 13:36:26 - JoseildaSampaioDeSouza?     |     Copyleft Faced-UFBA