PROJETO MONITORIA TABULEIROS DIGITAIS

http://www.prograd.ufba.br/proj_especiais.asp

Dados do Projeto

Público: Estudantes
Horários: matutino, vespertino e noturno
Professores: Maria Helena Bonilla, Alessandra Assis e Nelson Pretto
Carga horária total: 15 horas semanais
Período da monitoria: a acertar
Local: Faced
Vagas: 9

Monitoria não remunerada (para aproveitamento na Atividade Estudos Independentes)

Objetivos

* Incentivar no aluno o interesse pela extensão e pesquisa, bem como pelas dinâmicas organizacionais acadêmicas;
* Contribuir para a melhoria do ensino de graduação desenvolvendo novas práticas e experiências;
* Aproximar o aluno da realidade prática da educação e da sociedade como representante da instituição acadêmica;
* Intensificar a colaboração entre os estudantes e professores-pesquisadores nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;
* Proporcionar ao aluno um aprofundamento de seus conhecimentos nos conteúdos específicos tratados no grupo de pesquisa.

Justificativa

O GEC conta com um grupo heterogêneo de estudantes e professores situados em diferentes níveis de formação e com diferentes tipos de vínculos a FACED/UFBA. Mais que isso, uma rápida observação do que vem sendo produzido pelo grupo demonstra a sua capacidade de atuação em várias frentes, tendo como elementos norteadores a autonomia dos sujeitos envolvidos e a interdependência das ações, realizadas em permanente colaboração através de uma REDE de interessados no seu objeto de estudo – a imbricação entre o mundo da comunicação e das tecnologias e a educação. Em ressonância com os princípios norteadores da pesquisa, extensão e ensino o GEC está voltado para o desenvolvimento de uma cultura acadêmica e científica para a produção de saberes e intervenção técnica e política.

O que o grupo já fez e faz?

A incorporação de estudantes como monitores do GEC está associada a preocupação de oportunizar aos professores em formação, público principal da FACED, uma experiência integrada que busca promover uma aprendizagem contextualizada e implicada na dinâmica do grupo e da faculdade, elevando esses “espaços” para lugar de interação a ser vivenciado intensamente pelos seus estudantes, bem como o lugar de referência para que a formação desses estudantes tenha um caráter continuado, mesmo após a sua saída formal da instituição e vinculação a outras instituições, seja como profissionais, estudantes ou cidadãos. A monitoria, no nosso contexto, tem como objetivo incentivar os estudantes a participarem da prática de gestão (envolvendo concepção, desenvolvimento e avaliação) de projetos de extensão e pesquisa, como sujeitos autônomos inibindo a idéia de que são, simplesmente, objetos ou receptores de conteúdos acabados.

Metodolologia

A metodologia de trabalho desenvolvido pelos monitores irá basear-se no acompanhamento e suporte às pessoas que fazem uso dos tabuleiros. O horário da monitoria vai das 8:00H ao 12:00h, de 13:00 às 17:00h e de 17:00h ás 21:00h.A escala de horário será construida a depender da disponibilidade dos estudantes selecionados. Antes do início efetivo dos trabalhos o grupo fará um estudo juntamente com os membros do GEC sobre Inclusão Digital e Software livre, buscando aprofundar teoricamente sobre a filosofia do projeto e os objetivos do trabalho. Outro aspecto importante no desenvolvimento da monitoria é a participação dos alunos nas reuniões do GEC, buscando compreender as articulações entre a pesquisa, o ensino e a extensão na FACED,além de avaliarem o andamento do Projeto e discutirem coletivamente estratégias para minimizar as dificuldades encontradas.

Avaliação das Atividades

Acompanhamento realizado durante a duração da monitoria; auxílio na elaboração e sistematização de ações; realização de registros sobre o processo de aprendizagem além da entrega dos relatórios.

Plano de trabalho dos monitores - Diretrizes

Será desenvolvido juntamente com cada estudante selecionado um plano de trabalho individualizado com a definição das atividades a serem desenvolvidas no período de da monitoria. Algumas diretrizes já podem ser apontadas para esse plano de trabalho. Entre elas: * Acompanhamento, sistematização, publicação e divulgação das ações grupo; * Fomento e suporte a interação presencial e a distância entre membros do grupo – professores, estudantes e demais interessados; * Concepção, produção, interação e uso de ambientes virtuais baseados nas tecnologias de informação e comunicação, como sites, diários virtuais, programas de mensagem instantânea, lista de discussão; * Disponibilidade para participar de reuniões, sessões de estudo, orientação, planejamento do trabalho; * Produção de relatos analíticos das atividades de extensão que participe; * Produção orientada e colaborativa de materiais; * Estudo orientado sobre software livre e inclusão digital; * Produção de relatório da atividade de monitoria.

Cronograma

Atividades Mês * 1 2 3 4 5 6
Leitura e discussão sobre inclusão digital e software livre            
Elaboração de plano de trabalho junto com os orientadores, articulado com as atividades do grupo          
Cadastramento do curriculo vitae no Sistema de Currículo Lattes          
Participação em reuniões, sessões de estudo e de orientação          
Utilização de aplicativos computacionais em software livre            
Mobilização dos dispositivos interacionais via Internet – CHATS, Lista de discussão, Blogs, Sites          
Atuação no processo de organização das ações          
Organização de eventos e participação nos eventos externos            
Produção de relatórios parciais e final da atividade de iniciação científica          

OBSERVAÇÕES:

No edital de inscrição, publicado pelos Departamentos, deverá constar:

a)nº de vagas por projeto;

b)horário e período de inscrição (10 dias úteis);

c)relação de documentos necessários: carteira de identidade, CPF e histórico escolar atualizado (fornecido pela S.G.C.);

d)dia e hora dos exames de seleção;

e)requisitos para inscrição, tipo de prova e critérios de classificação.

Página Inicial >> WebIncubadora
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r4 - 04 May 2006 - 13:30:03 - MaristelaMidlej?     |     Copyleft Faced-UFBA