Rascunho para formulário

Título do Projeto: Educação, Mídias e Software Livre
Nome do Orientador: Nelson De Luca Pretto
Grupo de Pesquisa (opcional): Educação, Comunicação e Tecnologias
Palavras Chave: tecnologia educacional, rádio educativo, educação, comunicação, software livre, inclusão socio digital
Bolsistas:

  1. Fabricio Araújo de Santana facomputacao@yahoo.com.br CPF: 00886095530 Nasc 01091984 Curso: Ciência da Computação - semestres de ingresso 2002.2
  2. Dart Clea Rios Andrade Araújo dart_araujossa@yahoo.com.br CPF 02001197535 Nasc 25091985 Curso: Pedagogia semestre de ingresso 2005.2
  3. Monica Paes Curso Ciência da Computação

EDITAL PIBIC/UFBA 02/2006

1.Objetivos e Justificativa

(máximo de 01 página) (Objetivos e justificativa do projeto em termos de relevância para a pesquisa cientifica e do estado da arte.)

É antiga a aproximação da Educação com a Comunicação. Particularmente na América Latina, esta aproximação foi por demais experimentada por diversos teóricos que, a partir do rádio e da televisão, pensaram na possibilidade de um maior diálogo entre esses campos com vistas a transformar os processos educacionais. Destacam-se aí intelectuais como Orosco, Barbero, Kaplun, Soares, Belloni, Valente, entre outros.

O nosso grupo de pesquisa vem se dedicando de forma intensa à essa reflexão, tendo já desenvolvido inúmeras pesquisas na área, com destaque para à mais recente, com bolsistas PIBIC, que investigou o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, com um foco mais particular no rádio, onde tivemos a possibilidade de resgatar a experiência de seu uso para o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural (como é o caso do Movimento de Educação de Base - MEB), das transformações vividas pelo rádio e de suas características básicas que foram modificadas a partir da presença da radiodifusão multimídia na Web.

No decorrer do seu desenvolvimento, o rádio vem modificando-se a partir da convergência das mídias e da segmentação dos seus públicos. Desde o seu inicio, a radiodifusão no Brasil foi assumida sempre com um caráter educacional, mesmo para as emissoras ditas comerciais, já que se trata de concessão de um serviço público sujeito a regras definidas pela legislação em vigor.

Hoje, com os desafios tecnológicos apresentados, a saída encontrada para enfrentar as mudanças conceituais advindas de um novo marco regulatório que se impõe, é apostar em sua função cultural, educativa e social, acompanhando de perto essas mudanças tecnológicas.

A digitalização dos sinais de rádio e de televisão vêm se constituindo, portanto, num fundamental espaço para a intensificação da produção radiofônica no país, e, com isso possibilitando uma maior interatividade. Essas novas possibilidades inauguram uma radiodifusão multimídia, bidirecional, de caráter hipertextual e heterogêneo, além de possibilitar a introdução do visual em conjunto com o áudio, acrescentando o caráter multissensorial que antes não havia. Através deste movimento de remodelação de estruturas e características da radiodifusão ocorre um redimensionamento de sua própria perspectiva. O momento atual demanda para aqueles que trabalham com essa mídia representar suas práticas tanto levantando questões e refletindo sobre o papel social das emissoras de rádio educativa no passado e no presente, de foma a avaliar as mudanças culturais e transformadoras do papel do cidadão, da atuação dos profissionais da área, das estratégias e políticas públicas, bem como analisar a transformação do seu uso através na possibilidade de não se utilizar apenas ondas hertzianas e sim a implentação de projetos de rádio na web. Neste caso, a apropriação de softwares livres é fundamnetal na perspectiva de contribuir com o movimento maior de emanciapação do país em termos científicos e tecnológicos.

As políticas de software livre adotadas pelo governo federal tem,nesse sentido,impulsionado uma aproximação mais intensa entre a ciência da comunicação, as telecomunicações e a educação.Necessitamos intensificar a investigação sobre as possibilidades trazidas pela produção colaborativa, em especial com o desenvolvimento de softwares e de sistemas que possibilitem uma produção coletiva de conhecimentos, analisando, consequentemente, os seus usos na educação. Mais, ainda, a presença de um novo marco regulatório, associado a movimentos, como o Creative Commons é de fundamental importância para o campo da educação e da cultura.

O que se buscará nesta etapa da pesquisa,é investigar as mudanças do ponto de vista das políticas públicas no que diz respeito à legislação de telecomunicações existentes no país, as mudanças trazidas pela digitalização do sinal e os desafios e possibilidades que estão sendo postos para a educação a partir de todo esse movimento contemporânero.

No particular do uso da Rádio Faced Web, nessa pesquisa vamos buscar identificar como a comunidade da FACED, na sua sede em Salvador e no "campus" de Irecê, percebe o uso do rádio e de que forma utiliza-o para educar. Entrevistas serão realizadas para avaliar como o público tem recebido esse novo tipo de rádio (via web) e essas novas tecnologias.

2.Metodologia

(máximo de 01 página)(Descrição da maneira como serão desenvolvidas as atividades para se chegar aos objetivos propostos. Indicar os materiais e métodos que serão usados.)

São duas frentes de investigação que estão sendo adotadas pelo nosso grupo e que dão sustentação também à esta pesquisa. De uma lado a recuperação teórica das experiências e das políticas públicas que relacionam a comunicação com a educação, particularmente o uso do rádio na educação e do processo de digitalização da mídia brasileira. De outro, uma investigação das tecnologias (softwares e hardwares) disponíveis para a instalação, operação e manutenção de rádios na web, rádios comunitárias, softwares para produção colaborativas e de produtos mulmídias.

Como boa parte deste material encontra-se hoje disponível na internet, parte significativa desta pesquisa será realizada através da navegação por sítios de projetos similares, bancos de dados e de dissertações e teses, além dos portais de periódicos, cada dia mais difundidos na rede.

Para conhecer e analisar a forma de operacionalização dos programas e das políticas, considerando a extensão do território nacional e a quantidade de pesquisas que estão sendo realizadas nos mais diferentes contextos, torna-se imprescindível buscar essas pesquisas e nelas, os pontos comuns e divergentes, de forma a explicitar o que é decorrente das políticas e o que é especificidade de cada contexto isoladamente.

Vamos dar continuidade a investigação da produção teórica associada aos Grupos de Trabalho Educação e Comunicação da ANPEd e Comunicação e Educação da Intercom e da Compos.

A identificação e coleta das pesquisas e do material desenvolvido nos programas de pós-graduação ocorrerá através da própria internet (e-mail, webconferência, chat, listas de discussão, bancos de dados e bibliográficos) e também através do intercâmbio entre bibliotecas.

A partir da leitura e análise das referências identificadas é que será possível estabelecer uma visão mais ampla da forma como as experiências – históricas e contemporâneas - estão sendo operacionalizadas, da coerência entre as ações que efetivamente estão sendo desencadeadas nas escolas brasileiras e das diretrizes gerais contidas nos diversos documentos, projetos e programas analisados.

Estamos com isso intensificando a montagem do nosso banco de referências conceituais do "Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias", que tem sido útil para a produção de outras pesquisa, eventos, monografia, dissertações e teses.

Nosso forte envolvimento nas listas de discussão do Projeto Software Livre se dará de forma dupla. De um lado, alimentando a discussão nas listas e nos movimentos políticos e, de outro, nos alimentando pelas reflexões presentes nestas listas e fóruns.

3.Viabilidade e Financiamento

(máximo de 01 página) (Argumentação clara e sucinta, demonstrando a viabilidade do projeto e seus financiamentos (se existentes) com fonte e período de execução.)

A FACED está equipada com todas as condições necessárias para o desenvolvimento desta pesquisa que está vinculada à Linha de Pesquisa Currículo e Tecnologias da Informação e Comunicação e do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC). Temos disponíveis computadores interligados na internet, os quais possibilitarão a pesquisa on-line e a produção dos textos. Também estará à disposição do grupo o ÉduCANAL? e a Rádio FACED Web, está, implantada exatamente como resultado da pesquisa anterior. Em todos esses espaços temos disponíveis televisores, vídeos, filmadoras, ilhas de edição não-lineares, bem como sinal de TV à cabo. Além disso, o grupo de pesquisa ao qual este projeto esta vinculado possui um razoável número de mestrandos e doutorandos que, cada um em sua pesquisa específica, contribuem de forma coletiva para o desenvolvimento desta etapa. Esta pesquisa conta também com o "grant" da minha bolsa de pesquisa mais uma bolsista de iniciação científica que pode contribuir com o andamento da mesma. Por outro lado, a pesquisa guarda-chuva do GEC recebe apoio financeiro da FAPESB.

4.Resultados e impactos esperados

(Maximo de 01 página)(Relação dos resultados ou produtos que se espera obter após o término da pesquisa.)

Home-page local com referências e análises das experiências e das informações técnicas sobre montagem de rádios na Web e rádios livres e comunitárias;

Fornecer subsídios para os trabalhos finais de graduação, mestrado e doutorado dos integrantes do grupo de pesquisa, no que diz respeito às políticas públicas na área de relação mídia e educação;

Participar de grupos de trabalho e comissões, em diversos níveis, onde seja possível a Apresentação dos resultados preliminares da pesquisa;

Produção de programas de televisão sobre a temática para o ÉduCANAL? , TV UFBA, Tvs Universitárias e Rádio FACED; Operar e “manter no ar” a Rádio FACED FM e a Rádio FACED na web, com a produção de programas.

Mapeamento de software livre e hardware para a montagem da rádio na Web;

Levantamento de estudos que articulam rádio livre e comunitária com software livre.

Levantamento de softwares e de projetos qu utilizam softwares colaborativos para uso em educação.

5.Cronograma de execução

(máximo de meia página) (Relação itemizada das atividades previstas, em ordem seqüencial e temporal, de acordo com os objetivos traçados no projeto e dentro do período proposto.)

1. levantamento bibliográfico - ago.06 a jun.07

2. Continuidade do mapeamento e análise de software livre e hardware para a montagem da rádio na Web;

3. Identificação e análise de softwares de produção colaborativa na web - set/06 a mai/07

4. Levantamento de estudos que articulam rádio livre e comunitária com software livre.

5. Alimentação da home-page local com referências e análises das experiências e das informações técnicas sobre montagem de rádios na Web e rádios livres e comunitárias;

6. Produção de programas de televisão sobre a temática para o ÉduCANAL? , TV UFBA, Tvs Universitárias e Rádio FACED;

7. fornecimento de subsídios para os trabalhos finais de graduação, mestrado e doutorado dos integrantes do grupo de pesquisa, no que diz respeito às políticas públicas na área de relação mídia e educação - ago/06 a jul/07.

6.Referências bibliográficas

(Máximo de 10 referências)(Relação itemizada das referências que subsidiam a proposta de pesquisa, colocando as mais importantes.)

1.ALMEIDA, Maria Elizabeth B. Tecnologia de Informação e Comunicação na Escola: novos horizontes na produção escrita. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas na Educação. Fundação Cesgranrio, v.12, n.43, abr/jun, 2004.

2.ALVES, Raquel P. A. dos S. Rádio no ciberespeaço: interseção, adaptação, mudança, e transformação. Belo Horizonte: INTERCOM, 2003. Disponível em < http://www.intercom.org.br/papers/congresso2003/pdf/2003_NP06_alves.pdf&gt; Acessado em 15 de Julho de 2005

3.BARBOSA, Ana Mae A multiculturalidade na educação estética, http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/mee/meetxt3.htm, capturado em 16/05/2006.

4.BATISTA. João Antônio. Dez anos nas ondas do rádio. São Paulo, jan/abr, 2000 BBC Brasil. Pesquisa atesta que brasileiros lêem pouco, mas usam rádio, tv e internet. Folha Online. Disponível em <http:// www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272 > Acessado em 27 de junho de 2005

5.BIERNATZKI, William E. Rádio: história e abrangência na na era digital. São Paulo, st/dez, 1999

6.BRAGA, José Luiz; CALAZANS, Mª Regina Z. Comunicação e Educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker, 2001.

7.BUFARAH JR, Álvaro. Rádio na Internet: convergência de possibilidades. Belo Horizonte: Intercom, set/2003. Disponível em <http://www.intercom.org.br/papers/congresso2003/pdf/2003_NP06_bufarah.pdf >

8.DEL BIANCO, Nélia R. Cautela, riscos e incertezas na implantação da rádio digital no Brasil. In: MOREIRA, S.V; DEL BIANCO, N.R. Desafios do Rádio no Brasil no século XXI. São Paulo: Intercom. Rio de Janeiro: UERJ, 2001.

9.GRINSPUN, Mirian P.S.(org.).Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.

10.MARTINEZ-COSTA, Maria Del Pilar. La radio em la era digital. Madrid: El pais Aguilar, 1997

11.MOREIRA, Sonia V. O rádio O rádio chega ao século XXI – Tecnologias e leis nos Estados Unidos e no Brasil. Tese de doutorado. ECA-USP, 1999

===========

Plano de Trabalho de Bolsista 01 - DCC

EDITAL PIBIC/UFBA 02/2006

1.Objetivos específicos do bolsista

(máximo de meia página)(Lista de objetivos específicos deste bolsista.)

2. Resultados específicos do bolsista

(Maximo de meia página) (Lista os resultados específicos a serem alcançados por este bolsista, entre eles a capacitação a ser atingida pelo estudante ao final da bolsa.)

3.Cronograma específico de execução

(máximo de 01 página) (Relação itemizada das atividades previstas, em ordem seqüencial e temporal, para este bolsista dentro do período proposto.)

==============

Plano de Trabalho de Bolsista 02

EDITAL PIBIC/UFBA 02/2006

1.Objetivos específicos do bolsista

Através do projeto de pesquisa “Rádio,Tv Digital e seus usos na Educação”, elaborado pelo Professor Nelson Pretto, o trabalho do bolsista tem como objetivo investigação, estudo e reflexão sobre as mudanças das políticas públicas em relação a legislação das telecomunicações e as mudanças trazidas pela digitalização do sinal e os desafios e possibilidades que estão sendo postos para a educação a partir de todo esse movimento contemporâneo.

2. Resultados específicos do bolsista

Aprofundar estudos sobre rádio, tv digital, tecnologia educacional, rádio educativo e software livre.

Ampliar o olhar e investigar as mudanças do ponto de vista das políticas públicas no que diz respeito à legislação de telecomunicações existentes no país, as mudanças trazidas pela digitalização do sinal e os desafios e possibilidades que estão sendo postos para a educação a partir de todo esse movimento contemporânero.

Participar de seminários internos e externos, apresentando os resultados da pesquisa. Produzir artigos científicos sobre a temática em conjunto com o orientador e outros pesquisadores.

Estimular o uso da rádio como prática pedagógica.

Elaborar um relatório parcial e um final ao decorrer da pesquisa para um melhor acompanhamento.

3.Cronograma específico de execução

(máximo de 01 página) (Relação itemizada das atividades previstas, em ordem seqüencial e temporal, para este bolsista dentro do período proposto.)

==============

Plano de Trabalho de Bolsista 03

EDITAL PIBIC/UFBA 02/2006

1.Objetivos específicos do bolsista

(máximo de meia página)(Lista de objetivos específicos deste bolsista.)

2. Resultados específicos do bolsista

(Maximo de meia página) (Lista os resultados específicos a serem alcançados por este bolsista, entre eles a capacitação a ser atingida pelo estudante ao final da bolsa.)

3.Cronograma específico de execução

(máximo de 01 página) (Relação itemizada das atividades previstas, em ordem seqüencial e temporal, para este bolsista dentro do período proposto.)

-- NelsonPretto - 11 May 2006

Página Inicial >> WebPesquisa
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r8 - 24 May 2006 - 11:03:40 - NelsonPretto?     |     Copyleft Faced-UFBA