Projeto de Pesquisa

Título do Projeto: Do MEB a WEB: o rádio e a educação – parte dois
Nome do Orientador: Nelson De Luca Pretto
Grupo de Pesquisa: Educação, Comunicação e Tecnologias

Palavras Chave: Tecnologias educacional, mídia e educação, rádio educativo

EDITAL PIBIC/UFBA 01/2005



Objetivos e Justificativa (máximo de 01 página)

Ao longo do ano de 2004/2005 demos início à investigação com dois propósitos simultâneos e interdependentes: aprofundar uma reflexão sobre o uso do rádio na educação e investigar ferramentas livres (software livre) para implantar na Faculdade de Educação da UFBA uma rádio web. Constatamos que importantes experiências foram identificadas nesta área, desde o histórico uso do rádio para o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural - como é o caso do MEB (Movimento de Educação de Base), passando pelas experiências contemporâneas de uso do rádio na escolas, onde destacam-se as experiências do grupo liderado pela ECA/USP, a Multirio no estado do Rio de Janeiro, além de diversas outras experiências ligadas à organizações não-governamentais como o Saúde Alegria, na região Norte do Brasil.

Não são muitas as experiências de implantação de rádio na web usando software livre e, muito menos ainda, aquelas ligadas à educação.

Nesta segunda fase intensificaremos a pesquisa sobre linguagem radiofônica voltada para a educação, acompanhada de experiência de produção de programas, de tal forma a podermos manter a rádio faced web em pleno funcionamento e contribuindo para a implantação de um fórum permanente visando a inclusão. Ainda nesta vertente vamos intensificar o resgate de mais projetos que usam o rádio na educação, analisando-os e disponibilizando essas análises no síto do projeto. Em paralelo, a vertente que poderíamos chamar de mais tecnológica vai aprofundar o uso do software livre tanto para a “emissão” da rádio como para a produção de programas. O produto final será a produção de CDs e um sítio completo de orientação para que escolas e grupos comunitários possam montar suas rádio web sem muita dificuldade para utilizarem-na, tanto na educação como em projetos sócio-culturais.

Como o objetivo deste projeto é dar continuidade ao que estamos desenvolvendo neste último ano, partimos dos mesmos pressupostos teóricos e das mesmas justificativas já apresentadas. A legislação sobre rádios comunitárias no Brasil continua em discussão desde muito e tem se intensificado contemporaneamente em função de, pelo menos, duas dimensões da questão: a apropriação política, partidária e eleitoreira dos meios, e a convergência das mídias que faz com que, hoje, através da web, se possa sintonizar e produzir rádios de todos os tipos, diluindo-se a distinção entre o que rádio, tv, internet, entre tantos outros suportes, como já pudemos observar ao longo da implantação de nossa rádio web. A Lei 9.612/98 e o Decreto 2.615/98 que regulamentam as rádios comunitárias trazem muitas restrições à apropriação comunitária e educacional e, como vimos na primeira parte da pesquisa, nada se fez, e, ao longo deste último ano, o que pudemos identificar é que a temática não tem sido objeto de grandes estudos e propostas políticas e, com isso, os movimentos populares – incluindo aí os possíveis e importantes usos na educação – terminam acontecendo no limbo de uma legislação muito antiga e não condizendo com os avanços tecnológicos.

A partir do já levantado em termos histórico da experiência desenvolvida pela Igreja Católica através do Movimento de Educação de Base (MEB) que, desde de 1958 implantou as escolas radiofônicas buscando o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural vamos intensificar, nesta etapa, nas análises das experiências contemporâneas de uso do rádio na educação. As incontáveis as experiências de uso das mídias, especialmente de rádios, e são significativas as experiências na web. A vertente tecnológica se intensificará nesta etapa, com o desenvolvimento de estudos e experimentações sobre linguagens para programas ditos educativos para a Rádio FACED Web, já em funcionamento. Continuaremos com a investigação sobre softwares livres que possibilitam a “veiculação” da rádio na Internet. Este último aspecto vincula-se, portanto, com a temática central do GEC: a inclusão digital no Brasil.

Metodologia (máximo de 01 página)

Esta pesquisa acontecerá em duas grandes vertentes. De um lado uma recuperação teórica das experiências e das políticas públicas que relacionam a comunicação com a educação, particularmente o uso do rádio na educação. De outro, uma investigação das tecnologias (softwares e hardwares) disponíveis para a instalação, operação e manutenção de rádios na web e rádios comunitárias.

Para o levantamento da documentação relativa às experiências de políticas públicas na área, estaremos utilizando basicamente a Internet, já que vários deste projetos estão disponibilizados na rede.

O levantamento bibliográfico está sendo publicado no sítio twiki – um software livre de produção colaborativa que estamos também estudando -, constituindo-se numa rica experiência de produção e socialização da produção do conhecimento. Para conhecer e analisar a forma de operacionalização dos programas e das políticas, considerando a extensão do território nacional e a quantidade de pesquisas que estão sendo realizadas nos mais diferentes contextos, torna-se mais significativo buscar essas pesquisas e nelas, os pontos comuns e divergentes, de forma a explicitar o que é decorrente das políticas e o que é especificidade de cada contexto isoladamente.

Para ter acesso a essas pesquisas estaremos utilizando os dados dos Programas de Pós-Graduação que estejam desenvolvendo pesquisas nessa área, os dados relativos ao PAPED – programa do MEC que apóia a finalização de dissertações e teses na área -, os dados dos Grupos de Trabalho Educação e Comunicação da ANPEd e Comunicação e Educação da Intercom, além dos trabalhos apresentados na COMPOS.

A identificação e coleta das pesquisas e do material desenvolvidos nos programas de pós-graduação ocorrerá através da própria Internet (e-mail, webconferência, chat, listas de discussão, bancos de dados e bibliográficos), e também através do intercâmbio entre bibliotecas (COMUT).

A partir da leitura e análise das referências identificadas é que será possível estabelecer uma visão mais ampla da forma como as experiências – históricas e contemporâneas - estão sendo operacionalizadas, da coerência entre as ações que efetivamente estão sendo desencadeadas nas escolas brasileiras e das diretrizes gerais contidas nos diversos documentos, projetos e programas analisados.

Esse trabalho representa também um esforço fundamental no sentido de enriquecer o acervo do Banco de Dados de Referências Bibliográficas do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, a partir do cadastramento de todos os documentos e pesquisas identificados, de modo a servirem de subsídios para o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas desenvolvidas pelo grupo e também pelos demais grupos de pesquisa de língua portuguesa, no Brasil e fora dele. No momento estamos usando o software proprietário End Note, mas aqui incluímos como parte da pesquisa a migração dos dados para um software não proprietário a ser pesquisado. Estamos tendo dificuldades nesta parte e pretendemos intensificar a pesquisa de identificação e migração dos dados nesta segunda etapa.

Na vertente que chamamos de desenvolvimento de uma pesquisa de campo buscaremos desencadear um forte envolvimento nas listas de discussão do Projeto Software Livre para identificar softwares e especificar hardware que possibilitem a intensificação do uso da rádio na Faculdade de Educação, como um laboratório, e com isso contribuir com escolas e grupos comunitários que queiram se apropriar desta tecnologia. Também aqui buscamos enriquecer o Banco de Dados disponível na web, com todas as indicações e análises encontradas e realizadas.

Viabilidade e Financiamento (máximo de 01 página)

A FACED está equipada com todas as condições necessárias para o desenvolvimento desta pesquisa que está vinculada à Linha de Pesquisa Currículo e Tecnologias da Informação e Comunicação e do GEC. Temos disponíveis computadores interligados na Internet, os quais possibilitarão a pesquisa on-line e a produção dos textos. Também estará à disposição do grupo o ÉduCANAL? , a Rádio FACED, equipado com televisores, vídeos, filmadoras, ilhas de edição não lineares, bem como sinal de TV à cabo. Além disso, o grupo de pesquisa ao qual este projeto esta vinculado possui um razoável número de mestrandos e doutorandos que, cada um em sua específica pesquisa, contribuem de forma coletiva para o desenvolvimento desta etapa. Associado a isso o coordenador da pesquisa passou, desde março de 2005, a receber um auxílio pesquisa do CNPq o que facilitará a execução da mesma.

Resultados e impactos esperados (Maximo de 01 página)

Alimentação do Banco de Dados público do Grupo de pesquisa Educação Comunicação e Tecnologias, um sítio local com referências e análises das experiências e das informações técnicas sobre montagem de rádios na Web e rádios livres e comunitárias;

Fornecer subsídios para os trabalhos finais de graduação, mestrado e doutorado dos integrantes do grupo de pesquisa, no que diz respeito às políticas públicas na área de relação mídia e educação;

Participar de grupos de trabalho e comissões, em diversos níveis, onde seja possível a apresentação dos resultados preliminares da pesquisa;

Produção de programas de televisão sobre a temática para o ÉduCANAL? , TV UFBA, Tvs Universitárias e Rádio FACED;

Montar, operar e “manter no ar” a Rádio FACED Web.

Mapeamento de software livre e hardware para a montagem da rádio na Web;

Levantamento de estudos que articulam rádio livre e comunitária com software livre.

Levantamento e uso de software livres para referenciamento bibliográfico

Criação do fórum permanente de discussão para a inclusão sócio-digital

Consultoria a escolas públicas que desejam implantar rádio web.

Cronograma de execução (máximo de meia página)

  1. Continuidade da pesquisa de documentos sobre MEB (agosto a dezembro de 2005)

  1. Pesquisa de documentos sobre IRDEB (setembro a dezembro de 2005)

  1. Pesquisa (continuidade) de documentos sobre experiências de rádios livres (agosto de 2005 a abril de 2006)

  1. Pesquisa (continuidade) de documentos sobre experiências de rádios comunitárias (agosto de 2005 a abril de 2006)

  1. Análise da performance (monitoramento)dos softwares livres identifica dos para uso em rádio (web e FM) (agosto de 2005 a junho de 2006)

  1. Manutençao da rádio Web (agosto de 2005 a julho de 2006)

  1. Manuentenção da página de referência com experiências de rádios web e rádios livres e comunitárias (agosto de 2005 a junho 2006);

  1. Articulação entre as experiências locais com outras experiências de montagem de rádios na web e de rádio livres e comunitárias (setembro de 2005 a março de 2006)

  1. Elaboração de CDs e página para orientação das escolas interessadas na montagem de rádios web (dezembro de 2005 a junho de 2006);

  1. Criação e manutenção de um sítio para articulação do fórum permanente de discussão sobre inclusão digital, articulado com outras pesquisa do GEC (setembro de 2005 a junho de 2006);

  1. Produção de programas de rádio visando a inclusão digital, com especial foco nos programas de formação de professores desenvolvidos pela FACED (agosto de 2005 a julho de 2006);

  1. Produção de artigos (fevereiro e março de 2006)

  1. Elaboração relatório parcial (fevereiro de 2006)

  1. Elaboração de relatório final (junho de 2006)

  1. Elaboração projeto PIBIC 2006/2007 (março e abril de 2006)

Referências bibliográficas (Máximo de 10 referências)

BOSSLER, Ana Paulo Indicadores de gêneros educativos na mídia radiofônica , dissertação de Mestrado. UFMG/FAE, 2004.

COELHO NETO, Armando. Radio Comunitaria não é Crime , Icone Editora , 2002 Dias, Carlos Eduardo de Moraes Rádio Educativa: concepcoes de rádio universitaria. USP. Dissertação Mestrado São Paulo, 1993. Espinheira, Ariosto Rádio e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1999.

FOLHA DE SÃO PAULO, 28/01/2004, Na era Lula, sobe o número de rádios fechadas http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2801200412.htm, capturado em 20/05/2004

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. 264 p.

LIMA, Maria de Fátima O Fio de Esperança: políticas públicas de educação e tecnologias da informação e comunicação. Faculdade de Educação/UFBA. Salvador, UFBA, Tese de doutorado, 2002.

Litwin, E. . Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre, Artes Médicas. 1997

MARTINS, Francisco Menezes; Silva, Juremir Machado da, et al. Para navegar no século XXI. Porto Alegre: Sulina; Edipucrs, 1999. 288 p.

PEIXOTO Filho, José Pereira A Travessia do Popular na Contradança da Educação, Goania: Editora da UC, 2003.

SILVA, Marco. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2000. 230 p. SOARES, Ismar de Oliveira SOCIEDADE DA INFORMAÇAO OU DA COMUNICAÇAO ?, São Paulo, Ed Cidado Nova, 1996.

Planos de Trabalho dos bolsistas

Bolsista 1 - DCC

Nome do bolsista: Monica de Sá Dantas Paz [ monica@im.ufba.br ]

Sub-Título do Plano de Trabalho: Rádio Web como elemento de inclusão socio-digital

Arquivo do Plano de Trabalho: vide abaixo o conteúdo do arquivo

Resumo do plano de trabalho:

Analisar as experiências de construção de rádios na web e de rádios comunitárias usando ondas eletromagnéticas e dar continuidade a implementação e manutenção da Rádio Faced Web.

Identificação das experiências de montagem de rádio na web usando software livre, tanto para a "emissão" como para a produção de programas.

Identificação de softwares não proprietários para administração de rádios comunitárias.

Alimentação de banco de dados de referência sobre rádio na web e rádios comunitários.

Participação da criação do fórum de discussão para a inclusão digital

Justificativa do orientador:

O bolsista de ciência da computação neste projeto tem um papel fundamental pois estará dando suporte aos pesquisadores da educação na montagem, manutenção e funcionamento do rádio web.

Estará, portanto, pesquisando sobre softwares livres que possibiltam a criação e montagem de rádios livres usando software não proprietário.

Seu trabalho consistirá na navegação nos sítios dos projetos de rádios livres e educacionais e a experimentação destes softwares em nossos servidores.

Montagem de um banco bibliográfico sobre a temática com a elaboração de artigos técnicos sobre a montagem e manutenção de rádios web e rádios livres.

Objetivos específicos do bolsista (máximo de meia página)

Analisar as experiências de construção de rádios na web e de rádios livres e comunitárias usando ondas eletromagnéticas;

Identificar as experiências de montagem de rádio na web usando software livre;

Identificar e analisar softwares não proprietários que possibilitam a criação e administração e de rádios livres e comunitárias;

Participar da montagem do fÓrum permanente de discussão sobre inclusão digital, articulado com outras pesquisa do GEC;

Desenvolver mecanismos de propostas de uso de rádio web como forma de mobilização comunitário para a inclusão digital, dentro e fora da UFBA;

Intesificar a produção de programas de rádio visando a inclusão digital, com especial foco nos programas de formação de professores desenvolvidos pela FACED;

Manter a rádio faced web, instalada a partir da etapa um desta pesquisa;

Manter o banco de dados de referência sobre rádio na web, rádios livres e comunitárias; Montar banco bibliográfico sobre a temática;

Identificar e analisar publicações, impressas ou eletrônicas, de pesquisadores que estudam a temática;

Elaborar artigos técnicos sobre a montagem e manutenção de rádios web e rádios livres e comunitárias.

Resultados específicos do bolsista (Maximo de meia página)

Cadastro de experiências de rádios web e rádios livres e comunitárias;

Articulação entre as experiências locais com outras experiências de montagem de rádios na web e de rádio livres e comunitárias;

Cadastro de softwares livres para uso em estúdio e difusão na web;

Relação de documentos identificados em sítios: publicações, periódicos, artigos e outros;

Montagem de experiência de rádios via web, concepção e distribuição de programas;

Artigos técnicos sobre a temática do Software Livre e da sua aplicação na montagem de rádios;

Acervo de entrevistas gravadas e outros conteúdos em áudio e texto escrito;

Ampliação da capacidade de pesquisa e colaboração na web;

Aperfeiçoamento das práticas de pesquisa documental;

Expansão das habilidades de leitura e análise de documentos;

Capacitação em desenvolvimento de softwares livres para rádio comunitária e educacional;

Aprimoramento da produção textual (artigos acadêmicos, jornalísticos e relatórios);

Qualificação para elaboração de roteiros simplificados para programas de rádio.

Cronograma específico de execução (máximo de 01 página)

Navegação nos sítios dos projetos de rádios livres e comunitárias (agosto de 2005 a maio de 2006).

Busca de documentos em sítios, como publicações, periódicos, artigos e outros relacionados ao tema (agosto de 2005 a junho de 2006)

Obtenção e download de softwares livre para experimentação (agosto de 2005 a maio de 2006)

Experiemtação e análise dos softwares e produção de documentação sobre o uso dos mesmo para a a educação e cultura (dezembro de 2005 a julho de 2006)

Alimentação e manutenção Rádio Faced Web (outubro de 2005 a fevereiro de 2006)

Colaboração com desenvolvedores de software livre para rádio (agosto de 2005 a maio de 2006)

Experimentação de softwares livres para uso em estúdio (agosto de 2005 a junho de 2006)

Experimentação de usso do software twiki para alimentação do banco de dados bibliográfico do GEC (setembro de 2005 a junho de 2006)

Realização de entrevistas (janeiro de 2006 a maio de 2006)

Produção de programas de rádio (janeiro de 2006 a junho 2007)

Gravação de entrevistas em áudio (janeiro de 2006 a junho 2006)

Visita a rádios livres e comunitárias (agosto de 2005 a maio de 2006)

Elaboração de relatórios parciais e finais (março de 2006 e julho de 2006)

Apresentação do projeto de pesquisa no Seminário Estudantil de Pesquisa (de acordo com o calendário da UFBA)

Participação em eventos científicos sobre a temática (de acordo com o calendário de eventos)

Elaboração de artigo científico (junho de 2006)

Bolsista 2 - Pedagogia

Nome do bolsista: Adriana do Nascimento Cerqueira

Sub-Título do Plano de Trabalho: Rádio como elemento de formação educacional

Arquivo do Plano de Trabalho: vide abaixo o conteudo do arquivio abixo

Resumo do plano de trabalho:

Esta bolsista, do curso de pedagogia, estará concentrada na análise da presença e o futuro do uso do rádio na educação, tanto via onda eletromagnéticas como na web, a partir do já levantado em termos da história do uso do rádio na educação brasileira. Dará continuidade à análise da documentação do projeto MEB, para a educação de adultos e também coletará dados e aprofundará a análise da experiência histórica do Instituto de Radiodifusão Educativa (IRDEB) na Bahia, que tem sido considerado referência histórica internacional no uso das mídias na educação, particularmente na educação a distância. Outro aspecto importante desta pesquisa será o estudo dos diversos formatos e linguagens de programa radiofônicos produzidos com o intuíto educativo. Serão analisados programas da Multirio, do Projeto Educom, da Universidade de Passo Fundo, entre outros.

Articulado com o conjunto das pesquisa desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Educação Comunicação e Tecnologias, a bolsista estará alimentando com os dados coletados na pesquisa documental a página web do projeto. Além disso, estará intensamente vinculada com a implantação da rádio FACED (web e FM) e com o uso desta mídia nos processos educativos da FACED. Desenvolverá, também, programas de rádio para uso na rádio da faced e para uso das escolas do sistema público de Salvador.

Justificativa do orientador:

A primeira bolsista de pedadogia será responsável pela identificação, coleta de dados e análise da documentação coletada, seja em termos de livros, pesquisas, revistas ou sitios na internet.Seu trabalho consistirá na navegação nos sítios dos projetos identificados através da navegação e da intensa participação nas lista sde discussão sobre a temática na internet e na identificação de autores e pesquisadores que têm desenvolvido reflexões acerca do tema bem como junto a outras instituições que têm concretizado ações, produzido documentos ou manifestado-se de forma explícita acerca do investigado. Realizará uma acurada escuta e categorização de diversos programas radiofônicos usados em educação, com o objetivo de auxiliar na produção dos programas na própria FACED.

Documento para salvar no Arquivo do Plano de Trabalho (em doc ou rtf)

1.Objetivos específicos do bolsista (máximo de meia página)

Continuidade da analisar das experiências históricas , com destaque para o MEB, de uso da rádio na educação. Continuidade da identificação e analise das experiências de rádios livres e comunitárias e suas relações com o sistema educacional Identificar e analisar as diretrizes que definem as políticas públicas na área de comunicação e educação para o tema de rádios livres, comunitárias e educativas. Analisar historicamente a legislação de rádios livres e comunitárias; Recuperar a história da rádio educativa no Brasil através de identificação de fontes históricas e materiais contemporâneos sobre o tema Recuperar a história da radiodifusão na bahia, com destaque para a experiência do IRDEB na Bahia Analisar a experiência do IRDEB na Bahia; Identificar e analisar os diversos formatos e linguagena d eprogramas radiofônicos para a educação e a cultura

2. Resultados específicos do bolsista (Maximo de meia página)

Cadastro das experiências históricas de rádios web, rádios livres e comunitárias; Relação de documentos identificados em sítios: publicações, periódicos, artigos e outros; Análise das experiências históricas de rádios web, rádios livres e comunitárias Produção de conteúdo para a web com referências e análises das diretrizes brasileiras para a área Suporte às disciplinas de graduação e pós-graduação ministradas pelos professores do grupo de pesquisa Produção de conteúdo para a Rádio FACED Web Análise de formatos e linguagens de programas radiofônicos para educação e cultura. Análise das contribuições que as rádios escolares estão dando à formaÇão do educando. Artigos científicos sobre a temática mídia e educação; Acervo de entrevistas gravadas e outros conteúdos em áudio e texto escrito; Ampliação da capacidade de pesquisa e colaboração na web; Aperfeiçoamento das práticas de pesquisa documental; Expansão das habilidades de leitura e análise de documentos; Capacitação no uso de softwares livres em geral e especificamente para rádio livre e comunitária; Aprimoramento da produção textual (artigos acadêmicos, jornalísticos e relatórios); Qualificação para elaboração de roteiros simplificados para programas de rádio.

3.Cronograma específico de execução (máximo de 01 página)

Busca de informações em livros sobre a história das rádios livres e comunitárias (agosto de 2005 a maio de 2006).

Busca de documentos em sítios, como publicações, periódicos, artigos e outros relacionados ao tema (agosto de 2005 a junho de 2006)

Leitura e análise dos documentos localizados na pesquisa documental (setembro de 2005 a junho de 2006)

Localização, leitura e análise de publicações, impressas ou eletrônicas, de pesquisadores que estudam a temática (agosto de 2005 a maio de 2006)

Identificação e análise das experiências históricas de uso do rádio na educação no Brasil(setembro de 2005 a junho de 2005)

Identificação e análise das experiências históricas de uso do rádio na educação em Salvador e Irecê(setembro de 2005 a junho de 2006)

Visita a rádios em funcionamento nos ambientes escolares (março de 2006 a junho de 2006)

Visita a rádios livres e comunitárias (dezembro de 2005 a maio de 2006)

Produção de programas de rádio para a Rádio FACED Web (novembro de 2005 a junho 2006)

Elaboração e manutenção da home-page do projeto com referências e análises históricas da trajetória do rádio na educação brasileira(novembro de 2005 a junho de 2006)

Elaboração de relatórios parciais e finais (março de 2006 e julho de 2006)

Apresentação do projeto de pesquisa no Seminário Estudantil de Pesquisa (de acordo com o calendário da UFBA)

Participação em eventos científicos sobre a temática (de acordo com o calendário de eventos) Elaboração de artigo científico (junho de 2006)

Bolsista 3 - Pedagogia ou Comunicação

CPF:

Nome do bolsista: Suellen

Sub-Título do Plano de Trabalho: O uso do rádio nas escolas de Salvador e Irecê/Bahia

Arquivo do Plano de Trabalho: vide abaixo o conteudo do arquivio abaixo

Resumo do plano de trabalho:

A análise das experiências contemporâneas de uso do rádio na educação é o objeto de investigação desta etapa da pesquisa. Esta bolsista, também de pedagogia, estará contribuindo com o levantamento dos projetos de uso de rádios em escolas de Salvador, e fará análise dos mesmos em termos de aproveitamento pedagógico.

Articulado com as demais bolsistas, tanto na parte técnica como na parte teórica, esta etapa análisará o que está sendo implantado na Bahia em termos de rádios livres e comunitárias e como está se dando o seu uso na educação. Serão analisados os documentos legais de autorização de funcionamento destas experiências radiofônicas – quando eles existirem – e, quando não for o caso, as dificuldades e soluções encontradas pelas lideranças locais que as mantém em funcionamento. Uma etapa complementar desta pesquisa será a análise e catalogação dos programas produzidos pelos próprios estudantes nos projetos de rádio livre e escolares. Pela Internet, será feito também uma investigação de outros projetos de rádio na educação e de rádio livres e comunitárias que estão implantados no país. Também aqui, articulado com o conjunto das pesquisa desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Educação Comunicação e Tecnologias, Carla estará alimentando com os dados coletados na pesquisa documental a página web do projeto. Além disso, estará intensamente vinculada com a implantação da Rádio FACED Web e com o uso desta mídia nos processos educativos da FACED

Justificativa do orientador:

A bolsista Suellen é aluna de pedagogia do sexto semestre e está se envolvvendo no GEC através das disciplinas que oferecemos na graduação e da sua participação no projeto de intercâmbio que mantemos com a Temple University no uso de tecnologias assitivas para a educação. Nesta parte da pesquisa ela estará investigando, com um trabalho de campo muito intenso, as escolas e as experiências de uso de rádios livres e comunitárias. Como o seu envolvimento com a temática é grande sua participação será importante na montagem da experiência da Rádio FACED Web e das análises da nossa programação futura. Além disso, buscaremos com sua pesquisa um maior acompanhamento do uso da programação da rádio FACED na formação de professores (licenciaturas e pedagogia) na FACED.

Documento para salvar no Arquivo do Plano de Trabalho (em doc ou rtf)

1.Objetivos específicos do bolsista (máximo de meia página)

Analisar as experiências contemporâneas de rádios na web, de rádios livres e comunitárias.

Identificar as experiências de montagem de rádio na web usando software livre;

Identificar as experiência de rádios na educação no Brasil, com destaque para a Bahia;

Analisar as Políticas Públicas na área de comunicação, telecomunicações e educação nos aspectos ligados à presença da mídia nos processos educacionais

Analisar a legislação de rádios livres e comunitárias;

Analisar a implementação das políticas de comunicação no contexto dos sistemas educativos;

Identificar e analisar experiências contemporâneas no Brasil de uso do rádio na educação

Montar experiência piloto de rádio web nos servidores da FACED;

Montar um banco de dados de referência sobre rádio na web, rádios livres e comunitárias;

Montar banco bibliográfico sobre experiências contemporâneas de rádio na web e rádios livres e comunitárias

Identificar e analisar publicações, impressas ou eletrônicas, de pesquisadores que estudam a temática;

2. Resultados específicos do bolsista (Maximo de meia página)

Cadastro das experiências contemporâneas de rádios web, rádios livres e comunitárias;

Relação de documentos identificados em sítios: publicações, periódicos, artigos e outros;

Análise das experiências contemporâneas de rádios web, rádios livres e comunitárias

Produção de conteúdo para a web com referências e análises das diretrizes brasileiras para a área

Suporte às disciplinas de graduação e pós-graduação ministradas pelos professores do grupo de pesquisa

Produção de conteúdo para a Rádio da FACED Web

Artigos científicos sobre a temática mídia e educação;

Acervo de entrevistas gravadas e outros conteúdos em áudio e texto escrito;

Ampliação da capacidade de pesquisa e colaboração na web;

Aperfeiçoamento das práticas de pesquisa documental;

Expansão das habilidades de leitura e análise de documentos;

Capacitação no uso de softwares livres em geral e especificamente para rádio livre e comunitária;

Aprimoramento da produção textual (artigos acadêmicos, jornalísticos e relatórios); Qualificação para elaboração de roteiros simplificados para programas de rádio.

3.Cronograma específico de execução (máximo de 01 página)

Busca de informações em sítios dos projetos de rádios livres e comunitárias (agosto de 2005 a maio de 2006).

Busca de documentos em sítios, como publicações, periódicos, artigos e outros relacionados ao tema (agosto de 2005 a junho de 2006)

Leitura e análise dos documentos localizados na pesquisa documental (setembro de 2005 a junho de 2006)

Localização, leitura e análise de publicações, impressas ou eletrônicas, de pesquisadores que estudam a temática (agosto de 2005 a maio de 2006)

Identificação e análise das experiências em andamento no Brasil de uso do rádio na educação (setembro de 2005 a junho de 2006)

Visita a rádios livres e comunitárias (agosto de 2005 a maio de 2006)

Realização de entrevistas com participantes dos projetos de rádio livre e comunitário na cidade de Salvador (janeiro de 2006 a maio de 2006)

Produção de programas de rádio para a Rádio FACED Web (novembro de 2005 a junho 2006)

Elaboração e manutenção da home-page do projeto com referências e análises das diretrizes brasileiras para a área (novembro de 2005 a junho de 2006)

Elaboração de relatórios parciais e finais (março de 2006 e julho de 2006)

Apresentação do projeto de pesquisa no Seminário Estudantil de Pesquisa (de acordo com o calendário da UFBA)

Participação em eventos científicos sobre a temática (de acordo com o calendário de eventos)

Elaboração de artigo científico (junho de 2006)

-- NelsonPretto - 08 Jun 2005

Página Inicial >> PibicRadio >> RadioPartedois
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r6 - 25 Oct 2005 - 12:38:48 - MonicaPaz?     |     Copyleft Faced-UFBA