SOBRE RÁDIO DIGITAL*

Os avanços tecnológicos impulsionaram o desenvolvimento do rádio no Brasil, como por exemplo, o uso das baterias e a chegada dos transistores. A tecnologia de radiodifusão deve assegurar uma abertura mais completa das regiões habitadas, facilitar uma recepção sem interferências e oferecer uma maior alternativa de programas aos ouvintes. A digitalização de conteúdos começou nos anos 90. mas a parte de transmissão para os ouvintes ainda se mantém analógica, que vem se alterando nestes primeiros anos do século XXI.

Os novos meios não se adaptam somente em função da tecnologia. Sempre deve haver uma oportunidade, além de uma razão social, política ou econômica. As características são as seguintes:

a) Robustez do sinal contra interferência;
b) Mobilidade, o receptor poderá ser instalado em muitos veículos, além de automóveis;
c) Uso mais eficiente do espectro;
d) Maior capacidade de transmissão de informações, podendo inserir dados na programação transmitida;
e) A qualidade do áudio será melhorada, em FM digital chegará com qualidade de CD aos ouvintes;

Atualmente estão disponíveis em nível mundial estes padrões de tecnologia digital para transmissão de rádio. O padrão norte-americano para frequencia acima de 30MHz (utilizado para FM). O Europeu, Eureca 147, necessita de um novo canal para transmitir em FM e Banda L(1452 a 1592 MHz). O sistema japonês, NISDB-T, que opera em FM integrado com o sinal de UHF para TV onde se tenha o padrão ISDB-T para TVD. Para sistemas com frequencia abaixo de 30 MHz, nas faixas de OM, OC e OT, há dois presentes: o iBiquity/IBOC e o DRM.

MINASSIAN (autor cidato no texto) afirma que temos como aspectos positivos da digitalização do Rádio no Brasil o fato da plataforma de transmissão terrestre possibilitar uma revitalização do meio radiofônico brasileiro. *Resumo do Artigo: Junior, Bufarah Alvaro. Panorama sobre a implantação do Rádio Digital no Brasil.

ANATEL autoriza rádios a testarem o IBOC

Até agora, a Anatel autorizou 15 rádios a testarem o IBOC e apenas duas a testarem o padrão europeu DRM. A jornalista Claudia de Abreu (TV Comunitária do Rio de Janeiro/ComunicAtivistas) denunciou que os empresários estão gastando, em média, US$ 100 mil com importação de equipamentos, em uma tentativa de tornar a adoção do IBOC um "fato consumado", e defendeu a necessidade de desenvolver um Sistema Brasileiro de Rádio Digital.

FONTE:

-- FabricioSantana - 26 Sep 2006

Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues >> AtividadesFabricio
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r5 - 23 Nov 2006 - 12:52:40 - FabricioSantana?     |     Copyleft Faced-UFBA