Este tema será minha fonte inicial de leituras. Pretendo compreender o que designa o termo, o contexto histórico envolvido e aplicações do mesmo.

Familiarização com o termo.

Investigação dos usos/referências/associações do termo.

Leitura e levantamento de referenciais históricos importantes do artigo "Peer-To-Peer Computação colaborativa na internet". de João Rocha, Marco Domingues, Arthur Callado, Eduardo Souto, Guthemberg Silvestre, Carlos Kamienski, Djamel Sadok. Disponível aqui

REDES PEER-TO-PEEER/ P2P? : De maneira geral são consideradas como redes que possibilitam o compartilhamento de recursos e serviços computacionais diretamente entre sistemas.

SE CARACTERIZAM POR:

> Nós podem estar localizados nas bordas da rede.
> Nós com conectividade variável ou temporária e endereços também variáveis.
> Pode lidar com diversas taxas de transmissão entre nós.
> Autonomia dos nós.
> Nós devem possuir capacidades iguais de fornecer e consumir recursos de seus peers.
> A rede deve ser escalável.
> Os nós devem poder se comunicar uns con os outros.

PRINCIPAIS FORMAS DE APLICAÇÃO DAS REDES P2P? :

a) Mensgem instantânea b) Compartilhamento de arquivo c) Computação distribuída - Consiste na delegação de tarefas computacionais à maquinas ociosas possibilitando um maior desempenho do sistema computacional. d) Trabalhos colaborativos - Consiste em melhorar a produtividade de indivíduos com metas e interesses comuns. Usam-se programas (Groove/Microsoft NetMeeting? /outros) para estabelecer espaços de trabalho onde os mesmos são compartilhados entre os participantes.

A Rede P2P? é indicada quando se tem aplicações onde a centralização não é possível. Onde se pretende ter escapabilidade, relacionamento entre os usuários e os recursos são altamente distribuidos.

> Os blogs são exemplos de aplicações que se utilizam do sistema P2P? , seu uso privativo, por exemplo, pode se dar para cooperar na solução de problemas de determinado grupo que ali discute e se articula.
> As comunidades de jogos on line se apropriaram desta forma estrutural/organizacional.
>Instauração de grupos de "peers" possuidores de diferentes dispositivos de rede (bluetoothp. ex.).

PROBLEMAS EM SUAS DISPOSIÇÕES:

> A grande variedade de conexões e, graças à isso tbm, a baixa capacidade de enlace dos "peers".
> Se não se estabelece uma conexão estável e que permita um trânsito considerável de informação/uma baixa capacidade de enlace, têm-se estabelicida uma relação do tipo cliente-servidor e não P2P? .

LEI DE POTÊNCIA (POWER LAW) E EDUCAÇÃO - APLICA-SE?

A rede P2P? pode ser empregada/enquadarada como "Computação Colaborativa Soldária". (Possibilitar que um grande número de pessoas faça um trabalho voluntário sem sair da frente de seus computadores)

O. E. R. - Open Educational Resources / "Arquivos Educacionais abertos."

Download de Trabalhos/Apresentações disponíveis no site STOA - USP. Leitura das referências encontradaS. Escrita de resumos (para posterior disponibilização) sobre as referÊncias estudadas.

Resumo da apresentação de Carolina Rossini no I Workshop-USP sobre OER-Open Educational Resources.

Título: Tecnologia e educação - A emergência de Recursos educacionais abertos.

A apresentação feita por Carolina Rossini, Coordenadora do Projeto Recursos Educacionais Abertos no Brasil, objetivou esclarecer a relevância do tema e seu desdobramento no cenário mundial. Para tanto mostrou-se como tem se transformado a maneira como o conhecimento é construído e as ações inovadoras que tem sido pensadas e desenvolvidas para atender a esta demanda. A princípio, no entanto, são apresentadas as bases nas quais o projeto se estabelece - Learning content, tools and implementation resources (Conteúdo de aprendizagem, ferramentas e Aplicação dos recursos). Bases pois são essenciais para o progresso de um projeto como este.

É explorado também o fato de que a web 2.0 favorece grandemente o desenvolvimento dos OER e a Declaração da Cidade do cabo. A autora ocupa-se de responder os principais questionamentos em torno da temática escracendo os "porques". Para finalizar o tópico inicial ela demonstra três barreiras para a implementaçaõ dos Recurso educacionais abertos (Legal, econômico e social).

Em seguida, ela apresenta porque é emergencial a implementação deste projeto no brasil. São apresentados os seguitnes argumentos:

- A questãos dos livros didáticos (altos custos, direitos, financiamento)

- A Experiência do portal do professor e da Universidade aberta do Brasil pelo MEC

Para concluir, Carolina Rossini trabalha a questão dos direitos/licenças e como elas seriam aplicadas aos OER.


Página Inicial >> DiarioDanielPinheiro
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r8 - 24 Nov 2009 - 14:11:51 - DanielPinheiro?     |     Copyleft Faced-UFBA