* Elaboração das especificações do plano de trabalho. Nesta, busco esclarecer detalhadamente como será executado o plano de trabalho aprovado para esta pesquisa.

RETIRADO DO PLANO DE TRABALHO REFERENTE AO PROJETO DE PESQUISA "CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS LIVRES NA EDUCAÇÃO". Sob orientação do Prof.º Nelson Pretto. PIBIC 2009-2010.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar experiências de produção de recursos culturais abertos e de divulgação científica que utilizem o processo de produção colaborativa do tipo peer-to-peer. (Acessando as revistas do portal SEER/ Contactando outros usuários do sistema para conhecer outras formas de utilização do mesmo).

Analisar projetos de produção de materiais culturais abertos, dos movimentos de software livre e das licenças criativas. (Fazer análise descritiva de cada projeto encontrado).

Estudar as licenças criativas documentando as suas peculiaridades. (Elaborar um questionário com pontos relevantes de “cada licença”/caracterizando-as).

Experimentar tecnologias livres para a produção peer-to-peer. (Acesso e conhecimento do SEER(?))

Documentar a forma de utilização dessas tecnologias livres que viabilizam a produção coletiva de conhecimentos e de culturas dentro do modelo peer-to-peer. (Arquivar documentos, textos, depoimentos(?))

Contribuir com a manutenção e funcionamento da Rádio Faced Web. (Elaboração de um “programa de rádio”/ “similar” sobre o tema)

Analisar os procedimentos gerenciais de uma revista on line. (Encontros regulares com Aracele)

Analisar o uso da Revista da Faced on line. (Elaboração do artigo ao final da pesquisa)

RESULTADOS ESPECÍFICOS:

Listagem descritiva das formas mais utilizadas das tecnologias livres que viabilizam a produção coletiva de conhecimentos e de culturas dentro do modelo peer-to-peer. (Coleta de dados em ambientes virtuais e em documentos oficiais, caso existam)

Relatórios das análises das potencialidades das tecnologias livres para a produção peer-to-peer. (Um a cada análise, condensamento ao final)

Listagem das experiências de produção de recursos abertos culturais e de divulgação científica que utilizem o processo de produção colaborativa do tipo peer-to-peer.

Escrita de um artigo conjuntamente com o tutor e o orientador da pesquisa

Programas de televisão sobre as temáticas estudadas para o ÉduCANAL? ? , TV UFBA, Tv Universitárias e Rádio FACED.

Acompanhamento da manutenção e funcionamento da Rádio Faced Web.

--

* Até agora somente faz sentido dizer Ambientes de Produção Colaborativa - estabelecidos/criados em Rede - P2P? . Aprofundar leituras para confirmar.

EXTRATOS DE COMPREENSÃO DO ARTIGO DE SÉRGIO AMADEU - CONVERGÊNCIA DIGITAL, DIVERSIDADE CULTURAL E ESFERA PÚBLICA - LIVRO ALÉM DAS REDES DE COLABORAÇÃO.

1) Os ambientes informacionais e suas redes digitais, estão causando uma transformação na esfera pública MOTIVO 1 - Nova arquitetura da Rede / MOTIVO 2 - Custos de transmissão (pág 32).

2) É inegável o poder da grande mídia sobre a política e economia. Não é diferente nos ambientes de rede. (pág. 32)

3)Ao contrário do que ocorre nos demais ambientes, nos virtuais, não há como impedir a propagação de emissores particulares, individuias ou mesmo coletivos - independentes da grande mídia. (pág 34)

4) No cenário digital o mass mídia/capital só pode controlar a estrutura de conexão e não o fluxo de informação. (pág 34)

5) " A rede pode exercer um enorme contra-poder, seja no sentido econômico ou político". BENKLER. (pág. 34)

6) O poder do capital é neutralizado no caso da internet graças à sua arquitetura e os protocolos a que ela está submetida.

7) Elementos estruturantes da internet: RECONFIGURAÇÃO CONSTANTE e RECOMBINAÇÃO DE TECNOLOGIAS E dos CONTEÚDOS.

8) Napster aponta-se como o primeiro compartilhador de aruivos em mp3, utilizando sistema P2P?

9) Internet: Obra coletiva inacabada. (pág. 37).

10) A convergência é uma mudança de paradigmas.

11) O digital está abalando as velhas mídias e seus modelos de negócios. (pág.38)

12) Importância da cultura Hacker. (pág.41)

13) "A concepção da internet enquanto (sub) sistema e ambiente numa rede híbrida permite-nos compreendê-la como ente dotado de sua própria dinÂmicA de funcionamento e evolução e não apenas como suporte tecnológico e elemento de mediação." Assim um aplicativo anteriormente criado para atender determinadad demanda pode ser rapidamente incorporado à outros sistemas tais como o educaional. (pág. 42)


Página Inicial >> DiarioDanielPinheiro
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r4 - 26 Aug 2009 - 15:20:13 - DanielPinheiro?     |     Copyleft Faced-UFBA