Refereciamento Bibliografico: identificação e análise das ofertas disponíveis
Softwares para referenciamento bibliográfico: uma análise necessária



Coordenação da pesquisa: Nelson Pretto e Fabricio Santana

Existem vários softwares para essa função. No mundo proprietário o EndNote? é de excelente qualidade e acreditamos que deve ser tomado como referência para o desenvolvimento e estudos dos livres que deveremos estar usando e sugerindo.

Na wikipedia existe uma excelente tabela comparativa desses softwares. Veja a tabela aqui

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_reference_management_software

Outra página que analise é a seguinte. Eka divide por sistemas operacionais e aplicativos utilizados em sua implementação (java, perl, etc)

http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Bibliographic_Software_and_Standards_Information (Bibliographic/Software and Standards Information)

A seguir uma análise detalhada de cada um dos softwares indicados nessa tabela e outros que foram sendo localizados ao longo da pesquisa.

Pybliographer


Parágrafo inicial traduzido da página oficial http://pybliographer.org/
Pybliographer é um software para gerenciamento de banco de dados bibliográfico. Podemos usar sua interface gráfica (baseada no Gnome) que fornece potencialidades de edição. bom mecanismos de procura, inserção direta de referencias em LyX (editor de documentos - http://pt.wikipedia.org/wiki/Lyx) and Kile (editor Tex/Latex para ambientes KDE).

Ou podemos diretamente acessar suas funções e classes internas e extende-lo a muitos usos (geração de páginas HTML de acordo à procura bibliográfica). Suporta os seguintes formatos: BibTeX? , ISI, Medline, Ovid, Refer. Saiba mais sobre esses tipos de editores: http://br-linux.org/tutoriais/000895.html.

Pybliographer é licensiado sob a GNU GPL e disponível com seu código aberto. Foi resultado do trabalho de muitas pessoas. O software está documentado e vem no próprio pacote do Pybliographer, contudo existe um manual online em inglês.

No site http://freshmeat.net (site referência em análise de softwares livres), ele é bem avaliado, apesar de não ser popular. Possue versão estável e seu público alvo é o próprio usuário final, desktop, usuário Linux, principalmente. Ele foi programado em C e Python por 4 (quatro) desenvolvedores. No sourceforge.net, ele está disponível para download. As versões estáveis são 1.2.X e em desenvolvimento são 1.3.X. As versões 1.2.9 e 1.3.3 (mais baixada do que a versão estável no softpedia.com) podem ser encontradas também em http://linux.softpedia.com. Ele redireciona a página para o sourgeforce. Mas, a última versão estável é 1.2.10.

Os seguintes pacotes são exigidos para a versão estável pelo site oficial:

python-bibtex >= 1.2.2 (available at the same locations as pybliographer)
Python version >= 2.3
Glib version >= 2.0.x
GNU Recode version 3.5 or 3.6 with a patch (see the RecodeHelp? page for more information)
Gnome 2 version >= 2.4
gnome-python version >= 2.5
Pygtk version >= 2.4

O site oficial não informa se há e quais são os requisitos para a versão instável.

No site do softpedia.com informa que os seguintes são os requisitos para a versão instável:

· Python, version >= 1.5.2
· Glib, version >= 1.0.x
· GNU Recode, version 3.5 or 3.6 with a patch (see the Recode help page for more information)
· Gnome, version 2.x
· Gnome-Python, version >= 2.0

Teoricamente ele é pouco usado. Há diferenças de informações entre o site oficial e o softpedia.com quanto aos requisitos para instalação, enquanto no oficial ele informa 7 requisitos para a versão estável, no softpedia informa apenas uma: GTK+ version 2.4.x.

Baixei o software do sf.net (formato taz.gz), durante a primeira tentativa de instalação, deu a mensagem de que precisava de um módulo chamado "_recode". Fiz seu download no site http://rpmfind.net/linux/rpm2html/search.php?query=_recode.so e download do "Recode" em http://www.gnu.org/software/recode/recode.html.

Estou testando a versão 1.2.6.2. A interface é simples. Não está totalmente traduzido para Português. Fiz algumas edições, pus algumas referências a materiais, como Livros, Manuais, além desse posso adicionar Artigos, Coleções, entre outros. Podemos realizar buscar por autor, data, tipo, título, etc. Podemos criar e abrir banco de dados já existentes. O tipo do banco de dados será determinado quando salvarmos pela primeira vez (Bibtex, Medline,etc). Para banco de dados como Bibtex que fornece uma sintaxe específica, é possível editar nesse formato. Há um janela chamada "Native Editing" que é usado para esse tipo de edição. Podemos gerar arquivos de saída em outros formatos, por exemplo, HTML.

O programa tem uma janela de ajudar para dúvidas, é fácil de usar, mas para isso é necessáiro, para ter todo o domínio, conhecimentos em Bibtex.

Referências

http://linux.softpedia.com/get/Education/Pybliographic-14863.shtml (versão estável)

http://linux.softpedia.com/get/Science-and-Engineering/Visualization/Pybliographer-6280.shtml (versão instável)

http://freshmeat.net

http://sourceforge.net

Refbase


Tradução inicial de http://en.wikipedia.org/wiki/Refbase
Refbase é um repositório institucional baseado em web e software de gerenciamento de referencias que é frequentemente usado para auto-arquivamento. Refbase é licensiado sobre a GPL, escrito em PHP e usa um MySQL? backend.

Pode importar e exportar uma variedade de formatos bibliográficos padrões, including BibTeX, Endnote, RIS, ISI, MODS XML, PubMed, Medline, RefWorks, e Copac. Pode gerar bibliografias formatadas e citações em LaTeX, RTF, HTML, e PDF. Refbase também possue características avançadas de procura e pode gerar RSS feeds de buscas. Links usando DOIs and URLs podem ser adicionados, assim como links para arquivar. Metadados COinS and unAPI são suportados.

Pacotes do Refbase foram postos no repostiório oficial Gentoo Linux e Mandriva Linux e são usados pela United States Geological Survey.

Refbase é uma plataforma independente e interface multiusuária para gerenciamento de literatura científica e citações. No site http://refbase.sourceforge.net/, encontramos algumas opções de navegação: fazer o test-drive, participar de lista ou fórum de discussão, contribuir desenvolvendo, documentação (ainda existem parte em andamento), download do software e suporte.

Nós podemos gerenciar nossas referencias (a produções) acadêmicas on-line neste banco de dados. Com este serviço, podemos: * postar nossas referencias bibliográficas e ver o que os outros estão lendo; * organizar e agrupas essas referências, colocando palavras-chaves para eles, assim facilita a busca; * gera uma lista formatada de citações para seu paper ou CV (como HTML, RTF, PDF, ou LaTeX? ); * exporta para outros sistemas de gerenciamento ou BibTex? ; * importa registro de formatos bibliográficos comuns ou banco de dados on-line;

A busca pode ser feita para registros bibliográficos publicados desde 2004. Ou seja, ele realmente pode trabalhar on-line, envolvendo outros trabalhos acadêmicos de outras instituições do mundo (isso seria útil para nós?). Ainda, pode extrair citações de um texto e construir uma lista de referência apropriada.

É necessarário ter instalado um servidor web (pode ser o Apache), o PHP e MySQL.

Fiz a leitura da documentação em que se trata da concepção do software e sua instalação, ela está bem "comunicável" e de fácil entendimento.

Como ele dispõe de podermos fazer um "test-drive", fiz o seu uso on-line, ou seja, no seu próprio servidor e banco de dados. Todas as características àcima é percebível. Contudo, ainda não obtive muitos avanços práticos que seriam interessantes para o seu uso, como por exemplo, apesar de fazer a instalação do mysql, apache e php, é preciso ter conhecimento do uso destas ferramentas. Com isso, fiquei impossibilitado de continuar no momento. Passarei a um próximo software, mas, em breve, após fazer alguns outros estudos relativos ao apache e mysql, voltarei ao Refbase.

Fontes:
http://refbase.sourceforge.net/
http://www.refbase.org/
http://refbase.sourceforge.net/features.html

ZOTERO

Tradução inicial de http://en.wikipedia.org/wiki/Zotero
É um software acadêmico de código aberto (livre), o qual habilita o usuário a coletar, gerenciar e citar pesquisas de todos as fontes do browser. É em parte um pedaço do software de gerenciamento, usado para gerenciar bibliografias e referencias quando escrito ensaios e artigos. Mais geralmente, vem a ser uma "ferramenta de procura da próxima geração" para estudantes e pesquisas de todos os genêros. Em muitos, pesquisas de websites tais como bibliotecas digitais, "Google Scholar", ou mesmo "Amazon.com", o Zotero salva a informação referenciada completa em uma biblioteca local quando um livro, artigo, ou outro recurso está sendo visto e esta informação for encontrada e clicada com o mouse. Se a fonte é um artigo on-line ou página web. o Zotero pode opcionalmente guardar uma cópia local da fonte. Usuários podem então adicionar notas, tags, e seus próprios registros (metadata) pela interface do browser. Seleções do registro de biblioteca de referência local podem mais tarde ser exportada como formato bibliográficos para pesquisas de papers ou outras finalidades.

Características:
* Captura automática de citações da web;
* Playlist para organização de bibliotecas;
* Livre e open source;
* Salva registro e notas em outras diversas linguagens;
* Armazenamento de PDF's, arquivos, imagens, e páginas web's;
* Busca rápida de materiais;
* Platarfoma para novas formas de busca digitais que podem ser extendidas com outras ferramentas web's e serviços;
* Exporta citações formatadas;
* Integração com Microsoft Word and OpenOffice;

Podemos encontrar no site do Zotero, uma pequena amostra de vídeo mostrando um "tour" pelo Zotero e como manipulá-lo. Os links do vídeo: http://www.zotero.org/videos/tour/zotero_tour.htm e http://www.zotero.org/documentation/screencasts/intro
A instalação do Zotero foi feita com sucesso. A priori ele é bastante interessante, sua versão em inglês e funciona como um acoplamento do Mozilla. Qualquer página que visitemos, principalmente as que contém, artigos e/ou livros, podemos adicioná-la no Zotero. Ele trabalha com diversos sites listados neste link: http://www.zotero.org/translators/. Ou seja, as informações que busquemos nestes sites podemos adicionar no nosso banco bibliográfico. O próximo passo é investigar seu uso de fato, e entender a manipulação de sua interface.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Zotero
http://www.zotero.org

BIBUS

Tradução inicial de http://en.wikipedia.org/wiki/Bibus.
Bibus é um software de gerenciamento de referências desenvolvido para pacotes OpenOffice? e Microsoft Word em particular, com o objetivo de criar um software bibliográfico open source fácil de formatar índices bibliográficos no OpenOffice? .org Writer e Microsoft Word. É baseado em Python e wxWidgets.

Há muitas vantagens neste software em adição a sua plataforma independente, incluindo características de busca e "as doeasy reference uploading from MEDLINE using eTBLAST or PubMed? and user reference library independence making document exchange beetween collaborative writers much easier."

Bibus funciona em todas plataformas 32-bit MS Windows (95/98/NT/2000/XP), todos POSIX (Linux/BSD/UNIX-like OSes) e para uma limita extensão, Mac OS X.

Bibus contém características que o faz único entre os software de código aberto e os já comerciais banco de dados bibliográficos.

Características
* Organização hierarquica das referências com chaves definidas pelo usuário;
* Desenvolvido para ambientes multiusuários;
o Voce pode repartir o banco de dados entre um número ilimitado de usuários;
o Cada usuário terá sua própria classificação;
o Voce pode definir usuários somente-leitura e leitura-escrita;
* Buscas atualizadas enquanto o banco de dados for alterado
* On-line PubMed? queries;
* On-line eTBLAST queries;
* Inserção das referências e do formato das bibliografias nos dois processadores de textos usados extensamente (OpenOffice? .org e Microsoft Word)
* Suporte a língua estrangeira através de Unicode e de gettext. Até à versão 1.2, Bibus estava disponível em inglês, francês, português,alemão, espanhol e chinês;

Instalação
A instalação foi feita usando o Synaptic. Depois de feitas algumas configurações, pode-se perceber importantes pontos, como poder trabalhar realmente com outros usuários (ou seja, é multiusuário). Podemos utilizar o banco SQLite ou MySQL? (caso queiramos uma conexão on-line).
Em algumas outras máquinas, foi preciso adicionar algumas linha de códigos em /etc/apt/sources.list, como escrito neste link: http://bibus-biblio.sourceforge.net/wiki/index.php/Installation#Debian

*Caso tenha problemas durante a instalação, pode ser usado junto a "apt-get install", o comando "--fix-missing" *

Manipulação
Pode-se também importar bibliografias no formato de texto do Windows, Medline, Refer, Endnote, BibTex? , RIS, XML do Endnote, etc. E exportar para os mesmos, incluindo formato HTML. Podemos redigir bibliografias nos seguinte tipo: Artigo, Book (livro), BookLet? , Conferência (Conference), Inbook, InCollection? , Journal, Manual, entre outros. A documentação é bem explicativa.

Está havendo erro de conexão com o Openoffice:

Cannot conect to Openoffice. See documentation.
Cannot conect to Openoffice. See documentation.
Connector: couldn't connect to pipe OOo_pipe (10))

Foi preciso instalar o pacote ODBC para a reparação do erro, ou seja, esta parte está "ok".

Há diferentes estilos para a formatação das refencias. Eles também podem ser criados, editados ou abertos de outros espaços (discos, por exemplo).

Sobre o menu visto à esquerda:
1- Tagged
Esta categoria permite a rápida organização das suas referências. Quando você passar por sua referência, você pode, às vezes, precisar de um "tag" de uma referência para salvá-lo. Nesse caso, basta selecionar a referência e (Ctrl + T), assim, a referência será copiada para a pasta Tagged.

Sobre as preferências de usuário:
No menu Edit/Preferências definimos algumas preferências de usuário. Display: Nesta aba, pode-se mudar o modo como as referências são mostradas. Podemos mudar também a ordem delas. Nesta aba podemos mudar as cores das referências mostradas no painel na parte inferior direita da vista principal.

Printing: Podemos escolher que campos serão impressos para cada tipo de referências e cor e estilo dos campos.

Search: É onde definimos que campos estarão relacionados na busca (search) e na pesquisa (query).

Duplicate: Quando você copiar uma referência no Bibus usando copiar/colar (após uma importação ou uma busca no PubMed? ), o Bibus procura por um registo idêntico. Você define quais campos devem ser verificados e quando a comparação é "case sensitive". Se Bibus encontrar um registro idêntico, o Bibus irá ou não copiar a nova referência no banco de dados ( "manter a velha referência") ou substituir o antigo com o novo registro ("manter a nova referência"). A primeira opção é presumivelmente o melhor e é o padrão, mas a segunda opção pode ser utilizada para atualizar as referências no banco de dados com registros novos ou mais completos.

Editor: Aqui é definido para cada tipo de referência (artigo, livro, etc), quais campos serão mostrados e utilizados, na parte Principal e Suplementar.

Atalhos: Podemos definir categorias de atalho. Os atalhos aparecerão no Editor de Referência. São atalhos para algum tipo de campo relativo à alguma referência.

Adicionei um novo atalho, contudo ele desapare quando "fecho" e "abro" a mesma janela

Paths: " Podemos definir qual o caminho do diretório que contém os arquivos (como por exemplo, arquivos PDF). Toda vez que fomos abrir a url/File, ele nos remeterá para essa pasta (diretório). Caso futuramente mudarmos a posição do arquivo, basta alterar nesta parte também.

Database: Podemos escolher aqui o tipo de banco de dados usados: MySQL? ou SQLite.

SOBRE IMPORTAÇÃO DE REFERÊNCIAS EndNote Está havendo problemas na importação de arquivo EndNote? . Como não consegui resolver o problema sozinho, passei a o segundo passo, óbvio, de pesquisar na net, e eis o que encontrei sobre a questão.

http://sourceforge.net/forum/forum.php?thread_id=1653013&forum_id=380177
http://bibus-biblio.sourceforge.net/wiki/index.php/Import_from_Endnote

Problemas relativos à importação Pesquisas nas seguintes páginas: http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-43144.html
http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-281641.html

Fontes
http://en.wikipedia.org/wiki/Bibus
http://bibus-biblio.sourceforge.net
http://bibus-biblio.sourceforge.net/wiki/index.php/Installation#Debian_and_Ubuntu

OpenBase?

Referencer

KBibtex

JabRef

http://jabref.sourceforge.net/

Music Referencer

http://sourceforge.net/projects/muref/




REFERÊNCIAS DE PESQUISAS
http://www.lib.gla.ac.uk/researchskills/bibsoftware.shtml
http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_reference_management_software
http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Bibliographic_Software_and_Standards_Information

-- FabricioSantana - 01 Mar 2007

Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues >> AtividadesFabricio >> Softwares_Catalogar_CdDvd
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r37 - 27 Mar 2008 - 19:06:45 - FabricioSantana?     |     Copyleft Faced-UFBA