tecnologias da informação e comunicação e novas educações

Projeto guarda-chuva

Pesquisa com Apoio da FAPESB, convênio 066/2004, vigência de agosto de 2004 a julho de 2006.

Introdução

Este projeto de pesquisa guarda-chuva foi submetido e aprovado à FAPESB no ano de 2004 e se constitui em importante apoio para o desenvolvimento e a consolidação do Grupo de Pesquisa Educação Comunicação e Tecnologias do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFBA.

Ao longo dos últimos três anos um conjunto de atividades foram desenvolvidas pelos integrantes do GEC inseridos no que denominamos de um "cenário investigativo" que articula as interfaces da educação com as tecnologias de informação e comunicação, em seus diferentes desdobramentos, e que se constitui no movimento desencadeado pelas transformações que ocorrem na sociedade contemporânea, fortemente marcada pela presença das TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação.

Diante do contexto atual de mudanças, as formas de educação, normalmente concentradas no modelo da escola única, precisam ser repensadas, reinventadas, pluralizadas, não bastando a simples inserção das tecnologias na educação, pois isso pode representar a manutenção e fortalecimento de práticas pedagógicas instrumentais e diretivas. Necessitamos, portanto, uma (re)significação das práticas educativas, tendo as TIC como estruturantes desse processo, no sentido da construção de novas educações.

Essa percepção tem nos mobilizado na busca de nos aproximar de uma resposta para a questão básica que se põe: quais são, como são, como se estruturam, como se articulam as diversas ações do movimento de transformação da educação, quer no âmbito dos projetos teóricos e/ou legais, quer nas suas atualizações cotidianas?

Tomando essa questão como pano de fundo, buscamos, ao longo desse tempo, investigar o papel da educação, nos diferentes espaços de aprendizagem, em particular na escola, analisando as suas atuais práticas e políticas públicas, visando apontar algumas perspectivas de intervenção social, seja ela teórica ou prática, no sentido de potencializar a transformação.

Assim, esse olhar investigativo parte das seguintes perspectivas interdependentes:

· conceitual sobre educação e as tecnologias de informação e comunicação;

· política, com especial destaque para as políticas públicas relacionadas ao Programa Sociedade da Informação no Brasil e Programas do MEC de inserção das TIC na educação;

· prática, com ênfase na análise e desenvolvimento de projetos educacionais com utilização das tecnologias de informação e comunicação.

Estas perspectivas constituiram-se nos referenciais que possibilitaram as nossas abordagens dos _focos investigativos_, considerando que outros elementos fora de foco também estarão presentes e são fundamentais para a constituição do cenário da pesquisa.

Os focos investigativos foram delineados em três frentes de atuação, com o objetivo de aprofundar o estudo de aspectos específicos do campo de investigação deste projeto, o das interfaces da educação e as TIC em espaços educativos. Tomaremos como focos a Formação de Professores, a Educação a Distância e as Políticas Públicas, os quais são concebidos como difusos, ou seja, se interpenetram, sem limites demarcados e estão em constante interlocução com outras dinâmicas que serão desencadeadas por temas de interesse da pesquisa, aqui denominados fora de foco.

As dinâmicas fora de foco constituem-se em ações e interações que potencializam os focos investigativos, no sentido de proporcionar suporte científico e tecnológico, ao abrir espaço para a busca de informações, a socialização de conhecimentos e a capacitação do grupo de pesquisa. As ações e interações dessas dinâmicas também procuram estabelecer conexões com as temáticas que emergem do contexto contemporâneo e que estejam relacionadas à interface da educação com as TIC.

Provocados pelas transformações contemporâneas, desenvolvemos esse projeto de pesquisa e intervenção, que nos possibilitou ampliar a reflexão teórica sobre a relação da educação com a comunicação e com os sistemas tecnológicos de informação e comunicação, além de identificar, analisar e desenvolver experiências significativas de utilização das TIC nos processos educacionais, com especial ênfase na educação a distância. Possibilitou também buscar entender as políticas públicas e suas concepções filosófico-pedagógicas, no que diz respeito aos programas e projetos para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, incorporados ao Programa Sociedade da Informação no Brasil.

Lamentavelmente ao longo desses últimos anos, as transfromações que ocorreram no IBICT não nos permitiram - ainda! - dar continuidade ao movimento de alimentação e manutenção da Biblioteca Virtual de Educação a Distância (BVEAD), importante elemento da política pública que, lamentavlemente sofreu um forte intervenção das novas direções do IBICT o que dificultou a sua continuidade. Ainda temos esperança de podermos retomar esse projeto na p´roxima etapa.

Também se destacam atividades de pesquisa, de extensão e de ensino, tanto nos cursos de graduação quanto no de pós-graduação, com a produção de artigos, dissertações e teses de mestrado e doutorado, e com ampla divulgação desses trabalhos em diferentes mídias.

objetivos

· ampliar a reflexão teórica que articula a relação da educação/ções com a comunicação e com os sistemas tecnológicos de informação e comunicação, com especial ênfase na formação de professores

· analisar as políticas públicas brasileiras na área de intercessão da educação com as tecnologias de informação e comunicação

· identificar e analisar experiências significativas de utilização das tecnologias da informação e comunicação nos processos educacionais, com especial ênfase na educação à distância.

· produzir um estado da arte dinâmico sobre a temática, com a alimentação e validação dos links da Biblioteca Virtual de Educação a Distância UFBA (PROSSIGA/CNPq)

O grupo GEC

Relatório

Atividades desenvolvidas

Resultados alcançados

Os resultados que o grupo alcançou ao longo desse tempo podem ser apresentados de acordo com as perspectivas inciias que apresentamos, ou seja, a perspectiva conceitual, política e prática.

conceitual

sobre educação e as tecnologias de informação e comunicação;

Durante este período, as disciplinas da graduação possibilitaram aos estudantes da Faced/Ufba a apropriação das TIC como recurso potencializador no processo ensino-aprendizagem, contemplando os aspectos psicológicos, sociais e políticos da sua utilização na Educação. Dentre os objetivos alcançados no decorrer das disciplinas ministradas por professores do grupo de pesquisa, destaca-se a discussão da articulação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, análise teórica da relação comunicação e educação na sociedade contemporânea, melhor apropriação e familiarização com diversos recursos tecnológicos, conhecimento e análise de programas aplicativos e seus possíveis usos em educação, estudos sobre programas e projetos de autoria utilizando elementos da cibercultura (hipertexto, simulação, interatividade, mapas), desenvolvimento de projetos interdisciplinares no ciberespaço a partir de interfaces gratuitas como o moodle, twiki e outros. Para dimensionar a produção acadêmica dos alunos, bem como o repositório virtual das produções e material didático utilizado em sala de aula, disponibilizamos os links das páginas das disciplinas oferecidas para melhor visualização e compreensão do conhecimento possibilitado ao longo desses anos. ADRIANE P.FAVOR VEJA SE COLOCA TODOS OS LINKS DAS DISCIPLINAS OU SELECIONA ALGUNS....(Amaleide)

política

com especial destaque para as políticas públicas relacionadas ao Programa Sociedade da Informação no Brasil e Programas do MEC de inserção das TIC na educação;

prática

com ênfase na análise e desenvolvimento de projetos educacionais com utilização das tecnologias de informação e comunicação.

Impacto técnico-científico e comunitário

Publicações

Linha do tempo

Ano de 2005

Realização da I e II Semana de Software Livre da FACED (15 a 19/08/2005 e 30/11 a 3/12/2005, respectivamente) como parte do trabalho de pesquisa coordenado por Maria Helena Silveira Bonilla, com bolsistas PIBIC e alunos da graduação, das disciplinas voltas para Tecnologia da Informação, sob a responsabilidade dos professores do GEC.

Seminário Tecnologias e Novas Educação realizado em Salvador, 5 e 6/12/2005, com a presença do Prof. Dr. Paulo Dias da Universidade do Minho e do Prof. Dr. Paulo Gileno Cysneiros da Universidade Federal de Pernambuco. Evento financiado pela FAPESB.

Evento de lançamento dos livros: "Tecnologia e Novas Educações" organizado por Nelson Pretto, com capítulos dos integrantes do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias; "Escola Aprendente: para além da sociedade de informação" de Maria Helena Silveira Bonilla; e "Tecnologias Inteligentes", de Arnaud Soares. Salvador, 05/12/2005.

Professores visitantes que permaneceram durante o ano de 2005 vinculados ao Grupo de Pesquisa: Prof. Dr. Edemilson Brandão, da Universidade de Passo Fundo, durante o primeiro semestre de 2005 e o Prof. Dr. Roberto Aparici Marino, da Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) de Madrid/Espanha, durante os meses de março a julho de 2005.

Implantação dos projetos Ponto de Cultura (edital Cultura Viva/Ministério da Cultura) e Tabuleiros Digitais (apoio Petrobrás), no municipio de Irecê/Bahia onde a FACED desenvolve o Programa de Formação de Professores.

Manutenção da Rádio FACED Web [http://www.radio.faced.ufba.br], como parte de projeto de pesquisa com bolsistas PIBIC, coordenado por Nelson De Luca Pretto ("Do MEB a WEb: a rádio na educação").

Produção de vídeos pelos projetos Labimagem (apoio FINEP), ÉduCANAL? e Laboratório Experimental de Imagem e Som (LEIS), sob a coordenação do Prof. Menandro Ramos, doutorando do GEC. Destaque: O que é Software Livre (Rozane Suzart e Aurélio Hecker), Dúvidas sobre Software Livre (Lucas Rocha), Tabuleiro Digital (Nelson Pretto), Felippe Serpa (Menandro Ramos), Clip sobre Exclusão Digital (coletivo), entre outros.

Célula Tronco (Documentário). Criação e direção: Menandro Ramos.

Avaliação (Documentário). Criação e direção: Menandro Ramos.

Tatuagem (Documentário). Criação e direção: Menandro Ramos.

Intolerância Religiosa (Documentário). Criação e direção: Menandro Ramos.

Convivências com Felippe Serpa. (Documentário). Criação e direção: Menandro Ramos.

Povos Resistentes. (Documentário). Criação e direção: Menandro Ramos.

XXXII Jornada de Cinema (Homenagem a Nelson Pereira dos Santos e Outros)(Documentário). Criação e direção: Menandro Ramos.

Primeiro Ciclo- Curso de Formação de Professores - Irecê. (Documentário). Criação e direção: Menandro Ramos.

Vida de Gado (Experimental). Criação e direção: Menandro Ramos.

Esperando o Tempo (Experimental). Criação e direção: Menandro Ramos.

Concerto Menor (Experimental). Criação e direção: Menandro Ramos.

Publicações

Pretto, Nelson (org) Tecnologia e Novas Educação, Salvador/Bahia: EDUFBA, 2005

Bonilla, Maria Helena Escola Aprendente: para além da sociedade da informação, Rio: Quartet, 2005

Página Inicial >> ArteDigital >> EducacaoDistancia >> WebProjeto
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r9 - 08 Nov 2007 - 09:49:19 - AmaleideLima?     |     Copyleft Faced-UFBA