tecnologias da informação e comunicação e novas educações

Projeto guarda-chuva

Pesquisa com Apoio da FABESB, convênio 066/2004, vigência de agosto de 2004 a julho de 2006.

Introdução

O grupo GEC

Relatório

Atividades desenvolvidas

Resultados alcançados

Impacto técnico-científico e comunitário

Publicações

Linha do tempo

Ano de 2005

Realização da I e II Semana de Software Livre da FACED (15 a 19/08/2005 e 30/11 a 3/12/2005, respectivamente) como parte do trabalho de pesquisa coordenado por Maria Helena Silveira Bonilla, com bolsistas PIBIC e alunos da graduação, das disciplinas voltas para Tecnologia da Informação, sob a resposnabilidade dos professores do GEC.

Seminário Tecnologias e Novas Educação, com a presença do Prof. Dr. Paulo Dias da Universidade do Minho. Eventos financiado pela FAPESB e do Prof. Dr. Paulko Gileno Cysneiros, da Universidade Federal de Pernambuco. Salvador, 5 e 6/12/2005

Evento de lançamento dos livros Tecnologia e Novas Educações, organizado por Nelson Pretto com capítulos dos integrantes do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias; "Escola Aprendente: para além da sociedade de informação" de Maria Helena Silveira Bonilla; e, "Tecnologias Inteligentes", de Arnaud Soares. Salvador, 05/12/2005.

Professores visitantes que permaneceram durante durante o ano de 2005 vinculados ao Grupo de Pesquisa: Prof. Dr. Edemilson Brandao, da Universidade de Passo Fundo, durante o primeiro semestre de 2005 e o Prof. Dr. Roberto Aparici Marino, da Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED) de Madrid/Espanha, durante os meses de marçco a julho de 2005.

Implantação dos projetos Ponto de Cultura (edital Cultura Viva/Ministério da Cultura) e Tabuleiros Digitais (apoio Petrobrás), no municipio de Irecê/Bahia onde a FACED desenvolve o Programa de Formação de Professores.

Manutenção da Rádio FACED Web [http://www.radio.faced.ufba.br], como parte de projeto de pesquisa com bolsiustas PIBIC, coordenado por Nelson De Luca Pretto ("Do MEB a WEb: a rádio na educação").

Produção de vídeos pelos projetos Labimagem (apoio FINEP), ÉduCANAL? e Laboratorio Experimental de Imagem e Som (LEIS), sob a coordenação do Prof. Menandro Ramos, doutorando do GEC. Destaque: O que é Software Livre (Rozane Suzart e Aurélio Hecker), Dúvidas sobre Software Livre (Lucas Rocha), Tabuleiro Digital (Nelson Pretto), Felippe Serepa (Menandro Ramos), Clip sobre Exclusão Digital (coeltivo), entre outros.

Publicações

Pretto, Nelson (org) Tecnologia e Novas Educação, Salvador/Bahia: EDUFBA, 2005

Bonilla, Maria Helena Escola Apredente: par além da sociedade da informação, Rio: Quartet, 2005

Página Inicial >> ArteDigital >> EducacaoDistancia >> WebProjeto
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r2 - 12 Jun 2006 - 13:01:23 - NelsonPretto?     |     Copyleft Faced-UFBA