Relatório Parcial - 2007/2008

Um estudo sobre o Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância - PAPED

Resumo

Em seu primeiro momento fez-se um estudo aprofundado sobre a história do Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância – PAPED. O PAPED é uma iniciativa tomada pela SEED desde que se verificou a abertura de novas perspectivas para a educação, novos processos de ensino e aprendizagem surgidos com a incorporação das tecnologias da informação na educação. O estudo sobre a história do programa não é objetivo prioritário desta, porém o que se buscou foi resgatá-la para assim, também, poder analisá-la enquanto política pública e sua inserção na esfera da produção do conhecimento educacional brasileiro. Buscou-se analisar as transformações que o programa vem sofrendo ao longo dos últimos anos, tanto em termos de concepção como de gestão administrativa. O levantamento da documentação relativa ao PAPED e às políticas públicas foi feito basicamente através do uso da internet, visto que a documentação referente ao programa está praticamente toda disponível nos sítios do governo . Verificou-se nestes estudos um aumento significativo na procura pelo PAPED, que faz perceber e afirma o movimento crescente de produção acadêmica e a contribuição do programa para o estímulo à pesquisa e à produção do conhecimento no que diz respeito à incorporação das novas tecnologias da comunicação e da informação na educação brasileira.


Materiais e métodos

Esta pesquisa será realizada em três anos, sendo assim vale ressaltar que este é seu primeiro ano de vigência. Trata-se de um pesquisa exploratória, passando por uma fase d escritiva e outra analítica.

Neste primeiro momento com o intuito de atender aos objetivos propostos na mesma tornou-se necessário recorrer aos estudos anteriormente realizados pelo orientador para identificar dados já coletados. Desta forma ao me aprofundar sobre os estudos já concluídos pude identificar e recuperar a história do Programa de Apoio à Educação a Distância-PAPED e iniciar a coleta das dissertações e teses submetidas ao mesmo no período de 1997 a 2007. Fiz uso constante da internet pois muitos dos trabalhos submetidos ao PAPED estão disponíveis em sítios do governo.

Após a coleta de pelo menos 65 trabalhos, estes foram arquivados em CD-ROM, indexados por data, para futuramente serem registrados em nosso banco de dados.

Foram realizados diversas análises sobre os programa bibliográficos disponíveis, em software livre, tendo nosso escolha recaido pelo programa Bibus [http:// ].

Estes estudos sobre bancos de dados, estão sendo realizados também através do uso da internet, sendo toda atividade de pesquisa desenvolvida de maneira colaborativa. Outros desenvolvedores de programas tem nos ajudado sugerindo tipos de programas a serem testados, com destaque para o bolsista para Fabricio Santana, como parte do seu projeto PIBIC, deste mesmo orientador e financiado pelo CNPq, bem como outros integrantes do GEC tem nos auxiliado no estudo da parte técnica dos programas já que não tenho muito conhecimento sobre desenvolvimento de programas.

Em paralelo as atividades realizadas nesta pesquisa também participei de um intercâmbio na Universidade de Umeå-Suécia através do Programa de Cooperação Linnaeus-Palme, coordenado pelo meu orientador e pelo professor Oleg Popov, do Departamento ........ Durante a esta no exterior, fiz diversas observações sobre as políticas públicas educacionais, com especial destaque para o uso de tecnologias da informação na educação. Foi um período de grande importância para minha vida acadêmica e de pesquisadora, que certamente está também contribuindo para esta pesquisa. Na Universidade de Umeå também pude fazer observações de relevância para a educação brasileira, estas que serão destacadas por mim em trabalho futuro (trabalho final de curso).



Resultados

Em seu primeiro momento, esta pesquisa resgatou e proporcionou um estudo aprofundado sobre a história do Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância - PAPED até os dias de hoje. O PAPED é um programa de iniciativa da Secretaria de Educação a Distância – SEED em parceria com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES em que consiste no apoio, sob a forma de auxílio financeiro, à realização de dissertações e teses sobre temas afetos à educação a distância e novas tecnologias.

Esta foi uma iniciativa tomada pela SEED desde que se verificou a abertura de novas perspectivas para a educação, novos processos de ensino e aprendizagem surgidos com a incorporação das tecnologias da informação na educação. O estudo sobre a história do PAPED não é objetivo prioritário desta pesquisa porém o que se buscou foi resgatar sua história para assim, também, poder analisá-la enquanto política pública e sua inserção na esfera da produção do conhecimento educacional brasileiro. Buscou-se analisar as transformações que o programa vem sofrendo ao longo dos últimos anos, tanto em termos de concepção como de gestão administrativa. Verificou-se nestes estudos um aumento significativo na procura pelo PAPED que faz perceber e afirma o movimento crescente de produção acadêmica e a contribuição do mesmo para o estímulo à pesquisa e à produção do conhecimento no que diz respeito à incorporação

das novas tecnologias da comunicação e da informação na educação brasileira.

Desta forma após ter conhecimento sobre os objetivos do programa, parti para a outra vertente da pesquisa, que era identificar os projetos submetidos ao PAPED entre os anos de 1997 a 2007. Foram identificados os nomes dos trabalhos submetidos e assim iniciei a coleta. Foi possível localizar e coletar 65 teses e dissertações submetidas ao PAPED nos anos de 1997 à 2004 o qual foram arquivados em CD-ROM para integrar futuramente nosso banco de dados e serem analisadas.

Em paralelo foi acompanhado, constantemente as mudanças nas políticas de inclusão digital e a implementação do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre com o intuito de estudar quais são as tendências das políticas públicas em “educação e tecnologias da informação e comunicação”.

Foram elaborados os relatórios parcial e anual do ano de 2008, mas a pesquisa ainda segue pelos próximos anos.



Discussão

A recuperação da história do PAPED possibilitou compreender o mesmo como política pública e perceber as recentes mudanças ocorridas no programa; bem como a identificação das dissertações e teses submetidas ao programa no período de 1997 a 2007 nos trouxe uma visão mais geral das políticas públicas aplicadas nos últimos anos. Estes trabalhos coletados estão analisados buscando a elaboração do relatório final da pesquisa.

Como já destaquei em pesquisas anteriores a possibilidade de vivência e participação em um grupo de pesquisa e o trabalho como pesquisadora tem sido de forte contribuição para minha formação acadêmica já que viso prosseguir os estudos após a graduação.



Referências:


CAPES, Banco de dissertações e teses. Disponíveis em http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp. Acesso em 8 de julho de 2008.

BARRETO, R. G. et al As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. ANPEd: Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 31-42, 2006.

BECKER, Valdecir e MONTEZ, Carlos , Tv Digital Interativa, Conceitos, desafios e perspectivas para o Brasi l. - Florianopólis: l2TV, 2004.

BLAXTER, Loraine, How to research / by Loraine Blaxter, Christina Hughes and Malcon Tight, Bristol USA, 1945.

BORBA, Marcelo de Carvalho, MALHEIROS, Ana Paula dos Santos, ZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. Educação a Distância online. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

DREVER, Eric, Using Semi-Structured Interviews in Small-Scale Research. A teacher's Guide. SCRE, 1995

PAPED - Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=content&task=view&id=151&Itemid=288. Acesso em 02 de Janeiro de 2008.

PRETTO, Nelson De Luca, Uma Escola Sem/Com Futuro. Campinas, SP: Papirus, 1996. - (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da, Comunicação digital e a construção dos commons: redes virais, espectro aberto e as novas possibilidades de regulação / Sérgio Amadeu da Silveira, João Brant, Gustavo Gindre, Yochai Benkler e do Kevin Werbach. - São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.

TEIXEIRA, Anísio Mestres de Amanhã, disponível na biblioteca virtual Anísio Teixeira do Prossiga, http://www.prossiga.br/anisioteixeira, 1963.

WEINER, Gaby, Professional Development, Teacher Education, Action Research and Social Justice: a recent initiative in North Sweden.



Atividades realizadas no período:

OBSERVAÇÃO: Esta pesquisa tem duração até julho de 2010. Este é, portanto, um relatório parcial do período agosto de 2007 a julho de 2008.


  • Leituras e estudos em torno de temas ligados ao Programa de Apoio à Educação a Distância – PAPED - (Todo o período).

  • Identificação e coleta das dissertações e teses submetidas ao PAPED no período de 1997 a 2007 – (Todo o período).

  • Estudo sobre banco de dados em Software Livre, com o intuito de utilizar um dos mesmos para arquivar as teses e dissertações coletadas durante a pesquisa - (Setembro de 2007 à Janeiro de 2008).

  • EXPERIMENTAÇÃO SOBRE USO DE BANCO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS

  • Acompanhamento e estudos sobre a implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital - (Setembro – Dezembro de 2007).

  • Participação nas reuniões do Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias – GEC (Todo período, exceto quando estive na Universidade de Umeå).

  • Participação em eventos que o GEC esteve envolvido (Setembro à Dezembro de 2007).

  • Participação como ouvinte em seminários relacionados com a temática da pesquisa. (Todo o período).
  • Participação nas transmissões da Rádio Web vinculada ao grupo de pesquisa (Setembro à Novembro de 2007).
  • Participação na lista de discussão do Gec - (Todo o período).

  • Participação das discussões do Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias - (Todo o período)

  • Elaboração do relatório parcial (Fevereiro 2008)

  • Participação no Programa de Cooperação Bilateral Linnaeus-Palme, intercâmbio na Universidade de Umeå- Suécia. (Março à Junho).
  • Participação em seminários na Universidade de Umeå.

  • Elaboração de artigo sobre pesquisa feita na Universidade de Umeå (Junho 2008).

  • Elaboração do relatório final.(Junho 2008)



As dificuldades encontradas nesta pesquisa continuam centradas na busca do material a ser investigado. Ao fazer as buscas das dissertações e teses apoiadas pelo PAPED muitas vezes não foi possível localizá-las na web. A dificuldade deve-se ao fato de alguns pesquisadores não divulgarem os resultados dos trabalhos após concluídos.

A forma de superar o problema para dar prosseguimento a pesquisa será enviando e-mail para os pesquisadores e pedir que nos mandem os trabalhos.



Participação em eventos:



  • Participação no Seminário Internacional de e-Learning realizado pelo Ceap e Newmine no período de 13 a 14 de Setembro de 2007.

  • Participação no III Seminário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Salvador, no período de 20 a 21 de Setembro de 2007.

  • Participação na cobertura da Rádio Faced Web no VIII Seminário de Pesquisa e Pós-graduação realizado no período de 7 a 9 de Novembro de 2007 na Universidade Federal da Bahia.

  • Apresentação oralmente do trabalho Educação, mídias e software livre no VIII Seminário de Pesquisa e Pós-graduação realizado no período de 7 a 9 de Novembro de 2007 na Universidade Federal da Bahia.

  • Publicação do Resumo Educação, mídias e software livre no livro de anais do VIII Seminário de Pesquisa e Pós-graduação de 2007.

  • Participação na 6º Oficina para Inclusão Digital organizado pelo Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal e seus parceiros realizada no período de 26 a 29 de Novembro de 2007 no Instituto Anísio Teixeira IAT.




-- DartAraujo - 03 Sep 2008

Página Inicial >> WebPesquisa >> PoliticasPublicas >> PoliticaspublicasEtapadois >> Relatório
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 03 Sep 2008 - 13:59:05 - DartAraujo?     |     Copyleft Faced-UFBA