Notas GEC 13.022004

Discussão sobre o Projeto de Isabel:

- Infra-estrutura - esclarecer diferença entre tele-sala e turma para o leitor e tb fazer uma crítica.

- Explicitar questão do número de professores.

- Questão do pagamento do curso – discussão fundamental – explicitar que é custeado pelo aluno.

- Projeto Pedagógico – citar

- Explicitar a questão de “público-alvo”

- Descrever a questão do financiamento da transmissão pela TV Palmas.

- Descrever a questão da proposta curricular e tb analisa-la.

- Importante discutir a questão do custeio (acaba empurrando para o professor a responsabilidade de ter os recursos para estudar tv, telefone etc)

- Diferenciar: telepresencial, tele-ensino, EAD; formação de professores: curso normal superior, licenciatura e Pedagogia. Explicitar as opções feitas pela Universidade.

- Cerne da Discussão: qual a concepção de educação presente no curso; avaliação (visão de apresentação de conteúdos?); qual o espaço para interação?

- Portfólio – explicar o que é.

- Deixar claro se critica ou não a concepção do curso (provedores de conteúdo, os alunos são meros consumidores?)

- Comunicações interrelacionais – categorias elencadas por BRAGA e CALAZANS discussão sobre difusão e deferimento da informação (vertentes broadcasting, TV aliado a outros recursos e interatividade).

- Importante discutir o projeto político pedagógico .

Algumas Referências:

Desregulagem (Laymert Garcia dos Santos)

Tese de doutoramento Bodião (UFC)

EAD (Arnaldo Niskier)

Oreste Pretti (UFMT)

Tese de Regina Mota (discute o trabalho com TV)

Em Aberto (INEP)

Francisco José da Silveira Lobo Neto (discussão sobre tutor) Tese de doutorado de Isabel Sabino (UFC) – discussão sobre formação de “tele-professor”. Sacristán (discussão sobre currículo e tb sobre responsabilidade do custeio da formação recair sobre o professor, competências) Eunice Duhram – parecer sobre o Curso Normal Superior e crítica da ANFOPE. http://www.patio.com.br/flash.htm (site) Sala de Aula Interativa (Marcos Silva) Comunicação e Educação (Braga e Calazans) São Paulo: Hacker A Nova Mídia (Wilson Dizard Jr. – Ed. Jorge Zahar) Reencantar a educação (Hugo Assman) Investigação qualitativa em Educação (Ed. Porto)

High Tech High Touch (John Naisbitt, Nana Naisbitt e Douglas Philips) Editora Cultrix Em High Tech – High Touch, (Alta tecnologia – Alto contato humano), o futurólogo americano John Naisbitt acena com uma visão diferente, mostrando que, apesar da tecnologia prometer, e permitir, que as pessoas se tornem mais inteligentes, mais eficazes e até mais felizes, uma incógnita sempre paira no ar: "será que a tecnologia consegue mesmo cumprir tudo aquilo que promete? E a que preço?". Segundo o autor, que neste livro conta com a colaboração de sua filha Nana Naisbitt e do artista Douglas Philips, as promessas sedutoras e a aceleração do ritmo das inovações estariam nos deixando como que hipnotizados, e em vez de nos apoiarmos na tecnologia como recurso de suporte à vida, como ocorreu a partir da década de 50, atualmente estaríamos nos colocando a seu reboque, permitindo que ela estabeleça nossa agenda, nossos valores, nosso modo de vida, e fechando os olhos para as conseqüências dessa nova realidade. Portanto, trata-se de um livro que apresenta uma proposta que tem como objetivo principal servir de sinal de alerta face à acelerada viagem para o futuro que a humanidade está vivendo, chamando nossa atenção para os perigos que a isso representa, nos ensinando a distinguir o real e o falso. Ao nos despertar para a relevância da alta tecnologia, o autor nos aconselha a não ignorar a importância do alto contato humano...

Sobre os autores: John Naisbitt é um ex-executivo da IBM e da Eastman Kodak, e também trabalhou na equipe presidencial durante a administração de John F. Kennedy. Futurólogo desde 1968, seus livros já venderam 14 milhões de cópias em todo o mundo. Sua filha Nana Naisbitt é empresária, artista e escritora, e Douglas Philips, além de artista, é escritor de contos. Ambos são experts em comunicação corporativa e teoria comercial por meio das artes.

Providências:

Seminário sobre TV e Rádio Pública na FACED (organizar participaço)

Editar entrevista gravada com LOBO NETO (decupar a gravação e fazer edição)

ÉduCANAL – criar “cabeça” para discussões, depoimentos etc.

Ler projetos de Irecê e de Salvador (disponível emhttp://www.faced.ufba.Br/irece)

Tentar recuperar o texto de Eunice Duhram/crítica da ANFOPE

Criar uma página em html para criar uma espécie de índice comentado (pode utilizar twiki) – Nelson ver link/referência.

Discussão sobre games – Nelson resgatar

Próximas reuniões do GEC:

11/03 – 14h – Discussão sobre projeto Tânia e Telma 18/03 – 14h – Seminário sobre Telepresencial

http://twiki.im.ufba.br/bin/view/Portugues/TWikiTutorial

===================================

Encontro de 11/03/2004

Discussão projeto de Telma - Fazer discussão sobre a formação do professor (licenciatura x normal superior) - Fazer Análise sobre a TV Analógica e TV Digital - diferentes modelos existentes - mudança de políticas no governo Lula e o que está acontecendo com a TV Escola. - Fazer discussão sobre o que é TV Educativa. - objetivo geral: é preciso definir melhor. - fazer reflexão grande sobre educação e a reflexão sobre tecnologia entra nessa discussão (usar Cecília Ramal, Marcos Silva). - políticas públicas e TV Escola - principais mudanças e o digital. - entrevistas: confrontar professores e secretaria (condições de implantação, manutenção etc.). - Discussão sobre interatividade: como discutir a interatividade se as concepções de educação ainda estão pautadas na transmissão de conteúdos? vai servir de subsídio para discutir a dialogicidade da prática pedagógica e também para as mudanças para o sistema de tv digital. -objetivo geral: analisar como o tv escola está sendo utilizado, visando discutir a perspectiva de implantação da TV escola digital.

Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r2 - 11 Mar 2004 - 13:24:24 - NelsonPretto?     |     Copyleft Faced-UFBA