Atas do Grupo de Estudos de Inclusão Digital e Software Livre de 2006

05/10/06

* Presentes: Bonilla. Amaleide, Rejane, Sule, Adriana, Dart e Tania

O tema proposto para nosso estudo nesse dia foi o Software livre e a partir desse discutir, pesquisar e aprofundar mais um pouco sobre a questão das licenças (GPL, LGPL, etc..), do direito autoral, do Creative Crommons,... A principio levantamos um pouco a discussão no que diz respeito ao direito autoral, e para fundamentar nosso estudo utilizamos a Cartilha do PSL-BA(Projeto Software Livre- Bahia). Então podemos perceber que o direito autoral é diferente de copyright, pois o direito autoral está associado ao direito do autor, já o Copyright é o direito de vender, copiar, distribuir, etc... Outra questão quanto ao Software Livre é que este não é um domínio público, já que o domínio público o criador abre mão de seus direitos de autoria e de licenciamento de cópias. Ao trazer a diferença entre copyright e copyleft podemos perceber que o primeiro tem como princípio as restrições, já o segundo por sua vez tem como princípio as liberdades. Por fim, Boni sugeriu que pudessemos pesquisar mais e trazer material para aprofundarmos sobre o Creative Crommons, verificar na fundação Getúlio Vargas quanto o creative crommons(neste ver como fica a questão do direito autoral) e quanto as demais licenças

24/05/06

* Presentes: Bonilla,Amaleide, Socorro e Sule

03/05/06

* Presentes: Paulo, Amaleide.

26/04/06

* Presentes: Paulo, Amaleide.

19/04/06

* Presentes: Bonila, Paulo, Amaleide e Socorro.

05/04/06

* Presentes: Bonilla, Paulo, Amaleide, Socorro e Sule. No século XIX, a cidadania emerge como luta política na sociedade, onde todos são portadores de direito, "mesmo os discriminados".

Com o decorrer do tempo, a cidadania assume relações com a aquisição de direitos civis, principalmente liberdade e trabalho e já no século XX refere-se a participação integral na comunidade.

Nesse aspecto, o autor concebe comunidade como ESPAÇO POLÍTICO onde a comunidade representa uma participação política na sociedade, ou seja espaço de discussões com vistas a direitos públicos.

-- JoseildaSampaioDeSouza - 12 Aug 2007

Página Inicial >> WebIncubadora >> ProjetosInclusãoDigital >> EncontrosID
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 12 Aug 2007 - 18:50:07 - JoseildaSampaioDeSouza?     |     Copyleft Faced-UFBA