Dados para as tarjetas sobre SWL

São programas abertos, ou seja, livre da restrição proprietária quanto a sua cessão, alteração e distribuição.

Oportuniza maior segurança contra vírus, invasão e violação de integridade;

Possibilita a redução de custos, a reutilização de recursos ociosos e obsoletos;

Investe na independência tecnológica do país;

Abre oportunidades de serviços;

Cria uma nova cultura de inclusão digital;

É antes uma questao de liberdade que de preço!

O uso do software livre traz consigo a chance do desenvolvimento nacional, no que diz respeito tanto ao fator econômico quanto de produção de conhecimento, ampliando as possibilidades de elevar a produção intelectual da população.

São quatro as liberdades defendidas pelo software livre: utilizá-lo para qualquer fim; estudar o seu código; modificar o seu código e redistribuir suas cópias.

Ninguém é obrigado a liberar suas modificações, se não quiser. Porém, se escolher fazê-lo, é obrigado a distribuir de maneira livre.

O software livre já nasce livre e permanecerá livre.

As possibilidades que você tem estão bem ai nas suas mãos. Você pode transformar o mundo!

... a Casa Branca, a Nasa e a Bolsa de Valores de Nova York utilizam em seus servidores softwares livres?

... para informatizar as principais 100 mil escolas públicas brasileiras com software proprietário, o país gastaria no mínimo 300 milhões de dólares a cada dois anos?

... em 1999 o Brasil enviou ao exterior 1 bilhão de dólares para pagamento de royalties?

... no modelo de software livre a fonte de receita provém da prestação de serviços e da necessidade de agregar conhecimentos permanentemente?

... além de alavancar um novo modelo macroeconômico, o software livre é a resposta necessária para a segurança da informação, pois apenas uma aplicação com código-fonte aberta pode ser permanente auditada?

... a maior diferença entre o software livre e o modelo proprietário não está na possibilidade de ler seus códigos, mas sim na possibilidade de alterar, customizar e melhorar, especialmente na promocao da liberdade a que ele se propoe, liberdade que permite a alteracao dos dados e o livre uso de todos os que assim desejarem?

É considerávelmente inviável fazer a inclusão digital com software proprietário. Os recusos destinados a pagamento de licenças poderão ser aplicado em novos equipamentos e formação. Com o S.L. estaremos gerando independência tecnológica no país a um baixo custo e gerando riquezas para a própria comunidade local.

Além de estarmos contribuindo para a erradicação da pirataria de software, também estaremos contribuindo para a formação das futuras gerações e conseqüentemente diminuindo o envio de divisas ao exterior para pagamento de licenças de programas, que atualmente nos deixa com um défcit de U$ 1,1 Bilhão anual, se considerarmos apenas o ano de 2002.

-- MariaHelenaBonilla - 07 Feb 2005

Página Inicial >> WebIncubadora >> SoftwareLivre
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r3 - 15 Aug 2005 - 13:36:17 - MariaHelenaBonilla     |     Copyleft Faced-UFBA