Sociedade pagará por implantação da TV digital

Fonte:Agência Brasil

http://www3.atarde.com.br/economia/interna.jsp?xsl=noticia.xsl&xml=NOTICIA/2006/10/17/1021817.xml

No Dia Internacional da Democratização da Comunicação, comemorado hoje (17), os custos da implantação da TV digital no país foram lembrados pelo coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), James Gorgen.

Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, ele destacou que "a decisão pela mudança na forma de se fazer televisão e na escolha do padrão foi feita, mais uma vez, sem uma consulta real a quem vai pagar a conta final". E acrescentou: "Até agora, a conta real da transição ainda não é conhecida".

Na avaliação do coordenador, a maioria da população não está esclarecida sobre esses eventuais custos e tem poucos lugares para procurar, em caso de interesse. "O que sabemos é que temos que comprar um decodificador no período da transição. Temos um cálculo muito básico, são poucas informações disponíveis", disse.

No ano passado, segundo Gorgen, cada domicílio teria pago cerca de R$ 213 para ver televisão. Esse valor é o resultado da arrecadação total com publicidade pelas emissoras, dividido pelo número de domicílios brasileiros onde há aparelhos de TV.

"As empresas de comunicação poderiam abater seus custos nos valores gastos com a publicidade, ou dividir com outras empresas, como as de telefonia, com os futuros serviços de interatividade", sugeriu.

O coordenador informou que de sexta-feira (20) a domingo (22) o Fórum promoverá plenária em Florianópolis (SC), a fim de discutir, entre outros temas, a legislação das telecomunicações e os serviços prestados.

-- SissiLucena - 18 Oct 2006

Página Inicial >> WebPesquisa >> TvdigitalEducacao
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 18 Oct 2006 - 14:16:09 - SissiLucena?     |     Copyleft Faced-UFBA