Softwares para referenciamento bibliográfico: uma análise necessária

A NBR 6023/2002 (Informação e documentação - referencias) define Referência como sendo um "conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual". A NBR 6023/2002 é um padrão técnico estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e tem como um dos objetivos destinar-se "a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros".

Referenciar uma determinado artigo científico, tese e/ou dissertação é fundamental para a sua posterior utilização numa escrita de texto (paper, por exemplo). Quando realizamos pesquisas científicas ou literárias, por consequência, registramos todo o material utilizado desta investigação, isso vem a ser a referência. A disponibilidade de referências sobre determinados títulos e/ou autores facilita a busca e inserção em outros textos. Segunda Elda Coelho de Azevedo Bussinguer, coordenadora da Faculdade de Direito de Vitória, "ao padronizar os elementos que devem constar de uma referência, e estabelecer a ordem e a forma como devem aparecer, a norma tem por objetivo evitar que não se consiga localizar uma obra ou que se gaste tempo desnecessário nesta tarefa." A referencia bibliográfica então seria um conjunto de elementos que identificaria uma publicação.

Pode-se haver diversos tipos de documentos bibliográficos: discos, fitas, filmes, livros, capítulos de livros, monografias, dissertações, teses, artigos de publicações periódicas, documentos eletrônicos, entre outros. Referências a esses documentos podem ser armazenados em banco de dados, especialista(1), local e, também, "online", disponível ou não para o público. O registro em bancos de dados locais ser dá via software, ou seja, são os conhecidos softwares de gerenciamento para referenciamento bibliográfico, ou simplesmente, softwares bibliográficos. Softwares bibliográficos geram bibliografias em formatos específicos.

Existem diversos softwares (programas para computadores) que realizam a função de referenciar bibliograficamente um documento, tanto softwares "livres"(2) quanto proprietários. O Endnote é o programa proprietário mais conhecido. No entanto, faremos uma análise de outros programas, considerados "softwares livres".

(1) Bancos de dados especialistas são bd voltados exclusivamente para um único objetivo, neste caso, para o referenciamento bibliográfico.
(2) O termo Software Livre se refere à liberdade que o usuário tem de executar, distribuir, modificar e repassar as alterações sem, para isso, ter que pedir permissão ao autor do programa.

FONTES
* BUSSINGUER, Elda Coelho de Azevedo. NORMALIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS: NBR 6023/2002. 2007. Disponível em: http://www.fdv.br/downloads/normatizacao_de_referencias.pdf. Acesso em: 02 abr. 2008;

* ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023 - Information and documentation - References - Development Descriptors: References. Documentation. Rio de Janeiro, 2002. 24f. http://www.unb.br/ciord/informacoes/defesa/abnt_nbr6023_2002_referencia.pdf. Acesso em: 02 abr. 2008;

* Referências. Disponível em: http://www.ufrgs.br/faced/setores/biblioteca/referencias.html. Acesso em: 02 abr. 2008.

-- FabricioSantana - 02 Apr 2008

Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues >> AtividadesFabricio >> Softwares_Catalogar_CdDvd >> Relatório_Pybliographer
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r2 - 02 Apr 2008 - 20:23:12 - FabricioSantana?     |     Copyleft Faced-UFBA