UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


PLANO DE AÇÃO EM MONITORIA VOLUNTÁRIA (ENSINO)

MONITORIA VOLUNTÁRIA:

Produção multimídia nas disciplinas

Educação e Tecnologias Contemporâneas (EDC287) e

Introdução a Informática na Educação (EDC266)

Luciana Santos Oliveira


Maria Helena Bonilla

Edvaldo Souza Couto







Salvador

Agosto a Dezembro de 2008


MONITORIA PARA PRODUÇÃO GRÁFICA E AUDIOVISUAL NAS DISCIPLINAS EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS (EDC287) E INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (EDC266)


Título do Plano de Ação

O uso do Inkscape, Gimp e Kino na educação

luciana: o foco geral da monitoria não era o uso do software, mas sim a produção colaborativa dos produtos multimídia, através do software tal (mas o foco principal continua sendo a autoria, a produção, a construção, e não o uso do software)


Luciana santos Oliveira

Curso de Graduação - Departamento

Pedagogia – Departamento I


Orientadores

Maria Helena Bonilla e Edvaldo Souza Couto


Áreas de Conhecimento

Ciências Humanas - Educação


Integração

Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC)



RESUMO DO TRABALHO

O trabalho consiste na monitoria das disciplinas EDC 287 – Educação e Tecnologias Contemporâneas e EDC 266 - Introdução a Informática na Educação, com o objetivo de auxiliar as turmas do semestre 2008.2 das referidas disciplinas nas produções multimídia a serem realizadas, especificamente no que se refere às produções de materiais gráficos (imagem, fotografia e logotípo) e vídeos. O Inkscape ( http://www.inkscape.org),o Gimp ( http://www.gimp.org) e o Kino ( http://kinodv.org) serão os recursos utilizados nesse trabalho, sendo os dois primeiros softwares utilizados para produção de materiais gráficos e o último para produção e edição de vídeos.

na versão para impressão esses links devem entrar como nota de rodapé

kd os subtítulos?

No semestre de 2006.2, quando eu estava no quarto semestre de Pedagogia, cursei a disciplina Educação e Tecnologias Contemporâneas, nessa experiência eu prestava ajuda para meus colegas durante as aulas, muitos deles tinham dificuldades no trato com as novas tecnologias e eu, que possuia habilidades com esses instrumentos, tratei de compartilhar o meu conhecimento.

Em 2007.1, vinculei-me como voluntária ao Grupo de Pesquisa em Educação Comunicação e Tecnologias - GEC, grupo que possui a intenção de problematizar a presença das tecnologias da informação e comunicação na educação. A minha entrada no grupo teve como principal motivação as pesquisas para a construção da monografia, trabalho onde busco investigar a formação de professores na Faculdade de Educação da Ufba a partir das transformações sociais advindas das novas tecnologia. e como esta monitoria contribui para o desenvolvimento destas pesquisas?

A atividade da monitoria será fundamental para o desenvolvimentos das propostas de trabalho feitas por essas disciplinas, essa atividade será realizada através do uso de softwares para a produção de gráficos e de vídeo no formato de oficinas. As oficinas ocorrerão no meio do semestre e como forma de complementá-las haverá o acompanhamento das equipe (impressos, web, vídeo) em suas produções, todo este percurso será feito com o escopo de demonstrar para os alunos as potencialidades do uso de software livre na educação.


OBJETIVOS





As atividades desta monitoria fundamentam-se basicamente em três eixos:

1. Estudos e atividades de formação, que acontecem através da participação das reuniões do grupo de pesquisa (GEC), atividades individuais de formação sobre os softwares, estudos em grupos sobre as temáticas relacionadas. Esta atividade acontece intensamente no primeiro mês do semestre (nas 12 horas semanais) e ao longo do semestre, principalmente nas quintas-feiras a tarde, junto com a reunião do grupo de pesquisa.

2. Oficinas formativas junto às turmas, que acontecerão entre setembro e outubro, no horário das aulas, onde serão abordados aspectos teóricos-práticos sobre a produção multimídia, especialmente sobre a produção de gráficos e vídeo, utilizando softwares livres tais como Inkscape, Gimp e Kino. Esta atividade contará com encontros durantes as segungas das 13:00 as 17:00 e as quartas das 8:00 as 12:00 para tirar dúvidas e nas quintas para a formação em grupo, em um total de 12 horas semanais.

3. Suporte formativo, cujo principal objetivo é contribuir para que os alunos tenham atitudes favoráveis diante dos usos das tecnologias na educação, experenciando a produção multimídia com gráficos e vídeo, através dos softwares Inkscape, Gimp e Kino. Esta atividade será realizada em horários combinados entre o monitor e os grupos de alunos das turmas, dentro das 12 horas semanais que o monitor fica a disposição entre os dois/três últimos meses do semestre.



AÇÕES

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Seleção e início das atividades: elaboração de plano de ação, quadro de horários

x





Estudos e atividades de formação integradas ao grupo de pesquisa

x

x

x

x

x

Pesquisa sobre os softwares: inkscape, gimp e kino

x

x




Atividades junto às disciplinas


x

x

x

x

Oficinas


x

x



Elabonação de tutorial


x

x



Suporte formativo na produção de gráficos e vídeos ultilizando software livre



x

x


Encontros com os monitores


x

x

x


Relatos periódicos


x

x

x

x

Elaboração de relatório final da atividade




x

x

Encaminhamento da documentação relativa a atividade para os órgãos competentes





x



Espera-se como resultado desta atividade que os estudantes matriculados na disciplina se aproximem dos softwares de edição, com o objetivo de adquirir noções sobre produção e divulgação dos conteúdos gráficos e audiovisuais. Espera-se também que esses estudantes tenham entendimento sobre do papel da produção, edição e re-edição de material de gráfico e audiovisual em software livre, na perspectiva de construção colaborativa do conhecimento.



BIBLIOGRAFIA

isso não é bibliografia, mas sim referências ou links


ESTUDIO LIVRE http://estudiolivre.org/tiki-index.php

KINO http://www.kinodv.org/

MOODLE http://www.moodle.ufba.br/

GIMP http://www.gimp.org

INKSCAPE http://www.inkscape.org/

-- LucianaOliveira - 17 Oct 2008

Página Inicial >> WebEnsino >> GECMonitoria >> PlanosdeAcaoSubprojeto3
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r2 - 18 Dec 2008 - 10:55:19 - AdrianeHalmann?     |     Copyleft Faced-UFBA