TV Cultura quer lançar universidade virtual via TV Digital

Agencia Estado

http://www3.atarde.com.br/brasil/interna.jsp?xsl=noticia.xsl&xml=NOTICIA/2006/10/06/1018350.xml

O conselho da TV Cultura, de São Paulo, montou um grupo de estudos para viabilizar a implantação do sistema de ensino a distância com transmissão por TV Digital e orientação das três universidades estaduais paulistas, USP, Unicamp e Unesp.

O grupo prepara agora uma reunião com os reitores das três universidades para apresentar os planos e fazer cálculos dos custos para implantar a Universidade Virtual Paulista - o nome ainda não é definitivo.

A universidade virtual deverá ajudar a suprir a falta de vagas no ensino público superior de São Paulo, em princípio para cursos de graduação. A avaliação é de Carlos Vogt, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e membro do conselho da TV Cultura.

Como quarta instituição de ensino público do Estado, a Universidade Virtual Paulista poderá receber verba do Estado para sua manutenção. Hoje, as três universidades paulistas recebem, juntas, 9,57% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). "Além disso, a universidade virtual também poderá receber dinheiro de financiamentos, inclusive da Fapesp", diz Vogt.

Mas o debate sobre a possibilidade de a universidade virtual entrar na lista de cotas do ICMS deve ser longo. Há anos a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tentam aumentar o repasse do imposto, sem sucesso.

A Unesp já tem um projeto na área de ensino a distância. Mas o Virtunesp, lançado em 2001, está em compasso de espera para lançar cursos de graduação a distância por falta de verba e entraves burocráticos.

Qualidade e Custos

Esse tipo de ensino, sem professores acompanhando todos os passos dos alunos de perto, ainda é polêmico entre especialistas em educação. Mas vem tomando força, a ponto de influenciar o comportamento do professor de aulas presenciais. "Eles estão muito mais preocupados com a interação, por exemplo", diz a especialista em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Maria Elizabeth Bianconcini Almeida.

Diversas instituições, principalmente particulares, já apresentam opções de educação a distância pela internet. "Só os bons cursos vão permanecer", acredita Maria Elizabeth. "O fundamental é levar em conta que a educação a distância não é apenas a simples distribuição de conteúdo."

"O curso a distância é uma excelente forma de democratização do ensino", diz a assessora da pró-reitoria de Extensão da Unesp, Loriza Lacerda de Almeida. O diretor científico da Associação Brasileira de Ensino a Distância, Waldomiro Loyolla, não compartilha o entusiasmo. "O problema é o custo do novo sistema para a TV Digital, tanto para comprar um aparelho já capacitado para receber o sinal quanto o conversor para as atuais TVs analógicas. Eles devem custar entre R$ 600 e R$ 800", afirma.

-- SissiLucena - 08 Oct 2006

Página Inicial >> WebPesquisa >> TvdigitalEducacao
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r1 - 08 Oct 2006 - 19:16:01 - SissiLucena?     |     Copyleft Faced-UFBA