Tabulação Geral

CATEGORIA PÁGINAS LINHAS
     
Conceito de Inclusão Digital 6 (26-28) A gente entende que a tecnologia pode ser benéfica para a comunidade porque insere dentro de uma realidade nova , porque abre portas, porque dá novas chances. Mas não pensamos a inclusão digital como uma reposta fechada, já pronta, uma fórmula para atender as necessidades das comunidades brasileiras.
(30-33)A inclusão digital, na nossa cabeça significa participar da comunidade, ir a comunidade e nosso caso é envolver a comunidade,devemos trazer a comunidade para a Universidade para que a gente possa ter esta coisa bilateral, esta linha de duas mãos.
  8 (14-16) Se a gente entende a inclusão digital como um processo completo, ela tem como consequência a inclusão social, pois esta pessoa passa a perceber que a tecnologia está influenciando em tarefas no seu dia-a dia, que ela pode fazer melhor estas tarefas, do tipo: atuar como um cidadão, fazer valer seus direitos.
  9 (11 -12) Fazer uma inclusão digital completa, em que a pessoa fica autônoma no mundo da tecnologia, ela incorpora no seu dia-a-dia, na sua realidade.
  12 (10 - 12) a inclusão seria uma ponte para que esta pessoa seja um cidadão, ter mais participação na sociedade com um todo, que através da inclusão esta pessoa possa estar participando mais efetivamente da realidade que vive
  15 (5 - 8) inclusão digital do lado da ciência da informação, defendendo que a inclusão digital, na verdade só se concretiza quando estes processos, ou estas ações de inclusão digital inserem o incluído no acesso a informação na internet, principalmente naquelas informações que vão fazer alguma diferença na vida dele, as informações que são básicas,
  16 (2-4)o acesso a informação, que obviamente que os cidadãos terá que acessar informações e serviços, no meio digital e não só a aprendizagem com a máquina.
  23 (11-14)A inclusão digital é um processo social-político, que tem uma série de facetas. Não sei se tem uma definição disso, mas é... eu acho importante a gente pensar que ... para se pensar em termos de inclusão são vários os fatores que devam ser levados em conta para se pensar o que é um processo de inclusão digital.
(31-35) O acesso a tecnologia é um elemento fundamental é evidente, pois se não tiver acesso, não há inclusão. Não pode acessar a informação, sem este instrumental. Mas esse instrumental, é apenas um primeiro elemento. A pessoa tem que ser treinada, motivada e tem que haver produção de conteúdos para que essa pessoa seja motivada para que ela encontre informações do seu idioma.
  24 (30-32) Gostaria dizer que dentro desta complexidade, inclusão digital é uma coisa complexa, um processo social e político, que demanda vontade política. senão não há inclusão digital
     
Metodologia de Inclusão Digital 1 (19-23) E então, eu queria fazer algum trabalho de inclusão digital com eles, nos moldes de ter contato com a tecnologia, entender o que era tecnologia, então levamos para a sala discussões do que é tecnologia,com dinâmicas, brincadeiras, jogos, passaram a incorporar conhecimentos sobre a parte de hardware, software para poder ter um vocabulário.
  2 (22-30) E a gente gostaria enfocar os objetivos, a gente queria utilizar o uso das tecnologias como meio para promover a integração dos indivíduos com a comunidade e a sociedade através da filosofia do software livre, que foi justamente o inicio da nossa Colméia que começou a pensar em metodologias, como é que a gente pode criar metodologias para aproximar as pessoas ao computador, sem precisar ser cursos, criando softwares, criando coisas que que possibilite a integração, sejam eles agentes inteligentes que vinhessem acompanhar o que o aluno esta fazendo e lhe dar o feedback para o professor, para saber o nível da aprendizado deste aluno.
(33-35) Criamos um jogo em que o aluno aprende o que é hardware não através de uma palestra, mas sim mexendo no computador de forma lúdica.A gente criou um jogo para entender como a gente cria pastas, arquivos, salva
  3 (1-2) copia, move, a gente tentou de forma lúdica este aprendizado para estes alunos que fizeram o curso de Eletrocooperativa.
  4 (31-32) Dentro da preparação seria um programa de inclusão digital para um domínio melhor das tecnologias.
  6 (7-8) Uma, como te falei é um trabalho colaborativo, usamos metodologias colaborativas de trabalho que vai além de reuniões presenciais.
  11 (2-4) Muitos projetos utilizam o Word e o Excel para a busca do primeiro emprego e pouco se discute o por quê Word, o por quê Excel.
     
Os Projetos 3 (5-9) O curso não ia ser para ensinar a usar o computador, mas para dar uma visão mais ampla de tecnologia de software livre, incluindo termos como ética, pirataria, o uso do software livre, o porque software livre, a parte toda de entender a máquina, via jogos. Este foi o único projeto que realizamos externo. Além de projetos, o programa possibilita realizar outros serviços, nós fizemos um curso, até o pessoal da Faced participou.
(30-36) Temos também outro projeto que é o Onda Solidária que iremos trabalhar junto com o Bansol, que é um grupo que também está se consolidando na UFBA, na Faculdade de Administração. A idéia não é mais uma oficina intinerante com o infocentro, a idéia é que vamos trabalhar junto o Bansol, meios para gerar uma economia solidária, renda e nós do Onda Digital entrando com a parte da tecnologia, com meta-reciclagens de máquinas que vamos acabar formando pessoa para esta reciclagem
  10 (21-24) André Lemos vem trabalhando sobre a Cibercultura. André ele trabalha não FACOM sobre a cibercidade, cibercultura, ciberpunk. E um dos lados disso tudo é a inclusão digital. Toda questão de Ciber, ...para se saber como as pessoas estão excluídas possam ser incluídas neste processo.
  14 (17-19) A gente propôs um projeto pelo CNPQ e ganhamos o recurso para o Projeto Informação na Internet e Inclusão digital que são estudos que trabalham nesta perspectiva de inclusão digital na cidade do Salvador.
(26-31) Este projeto(infoinclusão) é meu, eu que sou a coordenadora que está integrada no projeto que o Otton é o coordenador, que é esta Cooperação com a Universidade do Texas. Infra-estruturas e Serviços de Informação e Comunicação no Brasil e Estados Unidos: Regulação, Acesso, Conteúdos e Tecnologias da Informação em Austin e Salvador- Programa de Cooperação Capes/Universidade do Texas, que é o nome maior do projeto.
  19 ( 30-32) Na pesquisa da Rede Alfa com a comunidade européia, o que nós estamos tentando fazer é entender quais são as habilidades e os conhecimentos do digital que um estudante de comunicação tem que ter.
  20 (11-15) Nós estamos gerando ferramentas que são utilizadas no ensino e nas Universidades públicas, sem custo e é uma forma de você também poder participar de um esforço de inclusão digital e uma forma de inclusão, pelo ensino, pela forma de uso de uma ferramenta de maneira “liberada”.
     
Inclusão Social 8 (13-18)Pra mim a relação pode ocorrer ou não. Se a gente entende a inclusão digital como um processo completo, ela tem como consequência a inclusão social, pois esta pessoa passa a perceber que a tecnologia está influenciando em tarefas no seu dia-a dia, que ela pode fazer melhor estas tarefas, do tipo: atuar como um cidadão, fazer valer seus direitos, poder ter melhor acesso ao mercado de trabalho, participar melhor da sua comunidade e poder criar coisas novas, poder interagir com pessoas, tudo através da tecnologia.
  12 (17-18) É um processo evidente que está ai e que muitas pessoas estão por fora. que através da inclusão digital, ela possa digitalmente estar se incluindo socialmente.
  17 (24-24) Aliás a nossa defesa é exatamente esta : incluir digitalmente para que possamos incluir socialmente.
  25 (17-20) Agora, essa exclusão é muito grave porque no limite ela pode significar um agravamento de outras exclusões. Ou seja, uma pessoas estando excluída digitalmente. ela vai ter cada vez mais dificuldade de entrar no mercado de trabalho, por exemplo, e portanto vai ter maior possibilidade de estar excluída a um prato de comida.
     
Analfabetismo Digital 8 34-35) A analfabetismo digital, realmente limita a pessoa,limita o acesso, as possibilidades, mas a pessoa continua sendo uma cidadã.
  18 (9-11) O que a gente defende é que se não há inclusão de forma efetiva, se ele só apenas aprende a lidar com a máquina de uma maneira mecânica.
  24 (10-22) Existem pessoas que não serão incluídas, simplesmente porque nós vivemos em um país onde o analfabetismo não digital, mas analfabetismo tradicional é imenso. Primeiro é preciso alfabetizar as pessoas e alfabetizar no sentido mais amplo da palavra; que nós temos também o problema do analfabetismo funcional, que são as pessoas que lêem e não entendem o que lêem, que lêem, mas lêem precariamente; ler uma uma placa de ônibus pode ler uma recado simples, mas na hora de utilizar a leitura para uma tarefa mais complexa, não vai ser capaz de fazer isso. Então, nós temos um problema de base, de educação, de formação no Brasil que tem que ser analisado, conjuntamente, com o problema de inclusão. Não estou dizendo que primeiro temos que alfabetizar as pessoas para depois incluir digitalmente. Estou dizendo que devem ser visto de maneira paralela. Mas também precisamos ter a clareza que infelizmente para muitas pessoas isso não vai acontecer.
  25 (31-34) É claro que , se a gente for discutir o termo analfabetização digital, a inclusão digital, ela estaria associada no nível de utilização de recursos, de formação, de transformação, há um nível muito elevado de alfabetização digital.
     
Software Livre 6 (1-3)Somente o software livre, pois nos o adotamos para acreditar que esta é a única forma de prover uma inclusão de sócio-digital de forma abrangente que inclua a todos e que tenha uma continuação.
  10 (1-4) Se você fala de Universidade Pública, você tem que falar de software livre. É muito contraditório, paradoxal, você fazer inclusão digital com softwares pagos, especificamente porque você está lidando com uma Universidade que é pública. Nós somos os primeiros a termos que defender o uso de software livre na inclusão digital. Não só defender como usar, disseminar, fomentar com nossos alunos.
  19 (4-7) se é gratuito, se há uma democratização do acesso, é a grande saída mesmo... agora acho que muita pouca gente ainda trabalhando e se capacitando em transferir este conhecimento, porque a gente sabe que é um movimento que está crescendo bastante no Brasil e no mundo todo. Mas eu acho que ainda.... vamos dizer assim, para um uso largo da população, ainda precisa muito.
     
Exclusão Digital 4 (20-22) Pessoas que hoje são de nível superior fazendo curso numa Universidade Pública que na Bahia é conceituada, mas não tem, não é só o domínio de usar o softwares, não tem nenhuma aproximação com a tecnologia
  8 (25-27) Pra mim a exclusão digital é você não ter nenhum direito de ter acesso aos conhecimentos das tecnologias, é você ser forçado, mesmo querendo, a ficar de fora deste processo de mudança na sociedade.
  12 (25-26) Seriam a exclusão destas pessoas de baixa renda. Eu não penso que a exclusão se encaixa nas pessoas que não queiram se incluir por outros motivos.
  25 (17-20) Agora, essa exclusão é muito grave porque no limite ela pode significar um agravamento de outras exclusões. Ou seja, uma pessoa estando excluída digitalmente. ela vai ter cada vez mais dificuldade de entrar no mercado de trabalho, por exemplo, e portanto vai ter maior possibilidade de estar excluída a um prato de comida.
     
Alguns Resultados 10 (35-36) A maior parte dos projetos em Salvador, por exemplo, se focam não metodologia técnica: acesso ao computador, e que poucos projetos se focam a questão cognitiva: a gente vai ensinar isso aqui com qual objetivo, para que serve isso, etc.
  15 (31-32) É que o conceito de inclusão digital ainda está muito preso a esta inserção na utilização da máquina mesmo.
Políticas Públicas 9 (8-11) Eu não vejo um Brasil muito forte e contundente nas suas políticas. É prioritário porque tem tecnologias, é prioritário porque tem edital, mas não existe um acompanhamento,não existe uma troca mais forte dos que estão acontecendo em vários lugares para reaplicar o que está certo.
  12 (35-35) Elas estão interessantes, estão começando, não tem muitos resultados
  18 (18-19) O governo Estadual também está promovendo. Mas eu acho que estas pessoas ainda não traçaram ações efetivas de inclusão digital.
     
Acesso 13 (14-15) O Projeto Cidadão seria mais um reforço, mas não flui tanto, pra mim, pois o acesso não basta apenas
  17 (26-28) A todo mundo que está ai passando situação de exclusão, obviamente. As pessoas que precisam realmente a aprender a utilizar a máquina, a buscar informações e ai temos uma grande parcela da população
(31-33) Mas até aonde a gente viu, foi dessa maneira, sem mostrar o acesso a informação sem trabalhar a internet, ainda é considerado um dado de luxo ...
  23 (18-20) Não adianta você dar acesso a tecnologia e essa pessoa não tiver um treinamento, não adianta você dar essa tecnologia, se essa pessoa não tem uma bagagem cultural prévia que permite que ela utilize essa tecnologia.
(25-30) A questão da inclusão envolve também não só acesso a tecnologia e a geração de motivação, mas envolve também a geração de conteúdos digitais. O que adianta a pessoa ter acesso a tecnologia, ter motivação para acessar, se não tem o que acessar? Se ela não tem informação relevante para o cotidiano dela, para a vida dela, por que ela vai ter motivação? E se ela estiver motivada e chegar lá não encontrar também não vai funcionar.
  25 (1-4) inclusão digital para mim, não é só que as pessoas tenham acesso ao computador, que possam ir a rede, que possam navegar(isso é um aspecto da inclusão digital),
     
Contribuição Social com a pesquisa 11 (26-27) A partir de todas esta analise, nos buscamos conhecer outras iniciativas. Pode-se pensar em um intercâmbio.
  17 (1-2) Jussara e a gente pensou em alguma coisa, alguma proposta que fosse um projeto de extensão. Mas a gente ainda não delineou isso, estamos só pensando.

-- JoseildaSampaioDeSouza - 02 Apr 2007

Página Inicial >> WebPesquisa >> IncDigital2
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r3 - 02 Apr 2007 - 13:34:00 - JoseildaSampaioDeSouza?     |     Copyleft Faced-UFBA