Tabuleiro Digital:

Trabalho de Conclusão de Curso: Pedagogia

Orientanda: Joseilda Sampaio (Sule)

Orientador: Maria Helena Silveira Bonilla

Ingresso: 2008

Joseilda Sampaio (Sule) Graduanda de Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia. Atuou como bolsista de Iniciação Científica (Pibic), cujo tema da pesquisa :" Inclusão Digital: articulação dos nós da rede - parte dois", sob orientação da Profª. Drª. Maria Helena Bonilla. Membro do grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias. Atualmente atua como bolsista do Projeto EAD-CPD-Moodle UFBA. Atuante, principalmente, na área de Educação, Comunicação e Tecnologia nos seguintes temas: Inclusão digital, Software Livre, Educação e tecnologia da informação e comunicação e Moodle.

Maria Helena Bonilla possui graduação em Ciências, Licenciatura de Primeiro Grau, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Ciências, Licenciatura Plena, Habilitação em Matemática, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2002). Atualmente é professora adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação e tecnologias da informação e comunicação, inclusão digital e software livre.

Resumo do Projeto:

A pesquisa monográfica se refere a um Estudo de caso do projeto Tabuleiro Digital, desenvolvido pelo GEC, em conjunto com a Faculdade de Educação/ UFBA. Com os estudos realizados, buscamos compreender as propostas pensadas e desenvolvidas no contexto do Tabuleiro Digital, assim como compreender e perceber as tensões e as dinâmicas estabelecidas em torno do movimento desencadeado na FACED após a inserção do mesmo. Para tanto, foram realizados estudos sobre o projeto, assim como entrevistas com alguns sujeitos que estão imersos nesse contexto. Além disso, buscamos trazer para a pesquisa um mapeamento do significado do termo inclusão digital, na perspectiva de vários autores. Buscamos ainda apresentar o percurso de inserção das tecnologias da informação e comunicação na Faculdade de Educação ao longo dos anos, assim como as discussões em torno desse processo. Os resultados desse estudo mostram que a proposta do Tabuleiro Digital foi pensada com o objetivo de trazer para a Faculdade de Educação/UFBA uma dinâmica de acesso rápido às TIC, tornando-a uma realidade no cotidiano dos sujeitos que por ali circulam. No entanto, percebemos que falta uma compreensão da proposta do projeto por uma grande parcela dos sujeitos que nele estão imersos. Como conseqüência, emergem diversas tensões, dentre as quais o uso privado do espaço publico, a não aceitação do público externo, e do acesso aos jogos on line, entre outras. Frente a isso, diversos desafios estão postos ao projeto, principalmente no sentido de deixar mais evidenciado entre a comunidade seus objetivos, bem como buscar uma atuação articulada entre as diversas instâncias da Faculdade.

Palavras-chave: Inclusão digital, Software Livre, Telecentro

Sule:

Pesquisa Pibic - Inclusão digital

meu blog

Projeto de pesquisa:

| Objeto de pesquisa? | Justificativa (Relevância teórica e prática, contextualização)? | Objetivos Geral e específicos? | Problemática e questões norteadoras? | Referencial teórico? | Metodologia? | Cronograma? |
| Mapa Conceitual? |

Monografia:

| Versão_final.pdf|

| artigos produzidos | versão final |

Página Inicial >> WebFormacao
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r9 - 21 Mar 2009 - 15:53:41 - JoseildaSampaioDeSouza?     |     Copyleft Faced-UFBA