Canais da União para Transmissão da TV Digital

De acordo com o Art. 13 do decreto 5.820/06 que dispõe sobre a implantação da TV Digital "União poderá explorar o serviço de radiodifusão de sons e imagens em tecnologia digital, observadas as normas de operação compartilhada a serem fixadas pelo Ministério das Comunicações, dentre outros, para transmissão de":

I - Canal do Poder Executivo: para transmissão de atos, trabalhos, projetos, sessões e eventos do Poder Executivo;

II - Canal de Educação: para transmissão destinada ao desenvolvimento e aprimoramento, entre outros, do ensino à distância de alunos e capacitação de professores;

III - Canal de Cultura: para transmissão destinada a produções culturais e programas regionais;

IV - Canal de Cidadania: para transmissão de programações das comunidades locais, bem como para divulgação de atos, trabalhos, projetos, sessões e eventos dos poderes públicos federal, estadual e municipal.

TV digital: Fórum começa a formar comitê executivo

O governo, a indústria e a radiodifusão já começaram a definir os nomes do Comitê Executivo do Fórum de TV Digital. Segundo uma fonte do governo, o comitê é provisório e tem a tarefa de iniciar a implementação da TV digital no país até que seja constituído o fórum com diversas empresas e entidades associadas contribuintes, que formarão um plenário com direito a eleger o comitê executivo definitivo e votar nas questões relativas à disseminação da TV digital.
O comitê executivo terá entre dez e 11 membros: quatro da indústria - sendo dois do segmento de transmissão e dois de aparelhos de recepção; a radiodifusão teria três, mas está negociando uma quarta vaga para abrigar as quatro entidade do setor; duas vagas foram reservadas para as universidades e uma para a indústria de software.

Indústria de Transmissão:
* Carlos Fructuoso, da Linear;
* Jackson Sosa, da Telavo;

Indústria de Aparelhos
Provavelmente, nomes indicados pela:
* Gradiente;
* Semp Toshiba;

Radiodifusão
Nomes cogitados:
* Roberto Franco, diretor de engenharia do SBT e presidente da SET;
* Fernando Bittencourt, diretor de engenharia da Rede Globo e representante da Abert;
* José Marcelo Amaral, diretor de engenharia da Record e representante da Abratel;
* Amilcare Dalevo, presidente da Rede TV e representante da ABRA, entidade que reúne também a Bandeirantes

Representantes de Universidades
Há problemas para a escolha. Uma das alternativas que foi bem aceita pelos pesquisadores é submeter à consulta nas universidades alguns nomes dos sete consórcios que tiveram suas pesquisas incorporadas ao SBTVD-T:

* LSI-USP (terminal de acesso);
* Mackenzie, PUC-RS e Inatel (modulação);
* PUC-RJ e UFPB (middleware);
* PUC-RJ, UNB e UFRGS (MPEG IV);

Estes elegeriam os representantes. Mas há ainda quem defenda que só deveria ter representação as instituições de pesquisa cujas inovações serão imediatamente incorporadas, como o middleware e o MPEG IV, o que limitaria as escolhas à UFPB e PUC-RJ, no primeiro caso, e à PUC-RJ, UNB e UFRGS no segundo.

Dicionário de termos usados nestas discussões

Operador de Rede: entidade - que os movimentos pela democratização defendem que seja pública - responsável por administrar o espectro, otimizando seu uso, e transmitir as programações.

-- FabricioSantana - 22 Sep 2006

Página Inicial >> TWikiUsers >> AlessandraRodrigues >> AtividadesFabricio
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r2 - 26 Sep 2006 - 13:23:30 - FabricioSantana?     |     Copyleft Faced-UFBA