Grupo

Grupo de Pesquisa Educação e Comunicação da FACED (grupo que eu coordeno)

Sahada, Regina e Walter Silveira - IRDEB

Othon Jambeiro e Geovandro - FACOM

Paulo Dourado - TV UFBA

Walter Pinheiro - Deputado Federal

Elba - pesquisadora sobre TV Digital


- CEFET

2. Como você vê, esta é uma mensagem um pouco aberta para um grupo relativamente heterogêneo mas... Elba, vc tem os nomes daquelas pessoas interessadas no tema

3. Estamos (FACED) colaborando com o IRDEB numa articulação maior sobre a questão das Tv Digital? e das TVs Públicas e Universitárias.

Numa primeira reunião que tivemos na FACED pensamos em voz alta algumas coisas e queríamos compartilhar com vocês as primeiras idéias e convidá-los para intensificar essa conversa.

4. Dentro das mudanças no contexto político baiano, o Irdeb - Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, vai realizar um Seminário (21, 22 e 23/3 a tarde) provocando um debate sobre os paradigmas de uma TV pública para a Estado, ao tempo em que, está atento para as mudanças tecnológica que virão com a implantação da TV Digital no país.

O Seminário de Tv Pública Digital é o marco do ingresso do Irdeb nas discussões preparatórias para o I Fórum Nacional de TV's Públicas, que está sendo conduzido pelo Ministério da Cultura, que já conta com a participação de emissoras de outros Estados.

O que se pretende é pensar em estratégias para sobreviver neste novo contexto tecnológico de TV digital, Tv na internet, arquivos digitais e novas formas de transmissão com interatividade. Paralelo a isso, novas possibilidades e potencialidades estão por vir - ou deveriam!! - e é fundamental para a permanência de um espaço público, em canal aberto, na TV baiana, que tenhamos algumas reflexões que possam contribuir com a definição de politicas públicas para o Estado e qualificar a nossa interlocução com os demais atores do cenário nacional.

Hoje e amanhã, estaremos em uma reunião de planejamento da Secretaria de Cultura, sem acesso a e-mail, mas com os celulares ligados. ( amanhã estaremos na Facom, às 10hs)

Paulo Alcoforado, da SAV MinC? , fez algumas sugestões que estão sendo discutidas pelo Irdeb ( ainda não passei para o Walter, ele deve chegar hoje) que são:

missão e finalidade - uma mesa com Bete, Bucci e Jorge Cunha Lima tecnologia e migração digital - André M ( tem uma visão tecnologica diferente da de TAdao), Tadao e Mário Borginete (coordenador/organizador do Fórum) E uma terceira com: representantes da ABEPEC, ASTRAL e Associação das Universitárias.

O Fórum Nacional está girando sobre os seguintes eixos temáticos:

  1. Missão e finalidade
  2. Confuguração Jurídica e institucional
  3. Legislação e marco regulatório
  4. Programação e modelos de negócios
  5. Tecnologia e infra-estrutura
  6. Migração digital
  7. financiamento
  8. Relações Internacionais

Nas partes mais sensíveis deste Fórum... o seminário procuraria dar conta das diversas leituras que já estão em debate.

No nosso seminário poderá ter participações remotas...pensei que talvez a Regina da UFMg poderia participar de lá mesmo....E estamos pensando em colocar em real time na internet.

Com relação ao grupo de acompanhamento do Fórum: a radiobrás vai transmitir todas as palestra e poderemos acompanhar e intervir (através de e-mail e telefones) do auditório do Irdeb. O Fórum em Bsb será para 250 pessoas, 2 por emissora afiliadas as associações, na verdade, não sei exatamente os critérios de escolha. Vou me informar melhor.

5. O que pensamos:

- Montar um grupo que pudesse refletir livremente sobre o tema nuns dois ou tres encontros antes deo semináriop dia 21; - O IRDEB garantira a presença de uma pessoa qualificada para fazser a redação das discussões e de um artistia para registrar as imagens das discussões, buscando representar de forma gráfica as questões que estamos levantando; - num desses encontros tentaríamos (estou tentando sem sucesso!) trazer Regina Mota para estar conosco; - participaríamos do seminário; - faríamos mais umas dua sou três reuniões, já com o seminário transcrito e as notas e artes produzidas para vermos se teríamos possibilidade de produzir algum documento mais consistente sobre o tema; - apontaríamos elementos para uma política pública para a área;

6. O convite está feito... O próximo encontra já está definido para quinta próxima, das 17 as 20 horas no IRDEB.

Podemos por essa lista informal aqui trocar figurinhas até lá, sugerindo mais (não demais!) nomes e coisas e tais...

Links sugeridos

TV Digital no Brasil - http://www.teleco.com.br/tvdigital.asp

TV Digital no mundo - http://www.teleco.com.br/tvdigital_mundo.asp

Tecnologias - http://www.teleco.com.br/tvdigital_tecnologia.asp

TVs e Receptores - http://www.teleco.com.br/rtvd.asp

-- NelsonPretto - 05 Mar 2007

Página Inicial >> WebIncubadora
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r4 - 05 Mar 2007 - 18:29:06 - FabricioSantana?     |     Copyleft Faced-UFBA