Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa em andamento


Projetos de Pesquisa 2007/2008

Projeto Pibic 2007/8: o papel das tecnologias livres

Período: ago. 2007 a jul. 2008
Bolsistas PIBIC: Géssica Aragão, Tiago Figueiredo e Fabricio Santana

Políticas Públicas Brasileiras em Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação: superando as tecnologias educacionais


Televisão Digital e Educação

Pesquisa sobre as possibilidades da TV digital para a educação. Pesquisa básica de Simone Lucena, como parte do seu doutorado em Educação.


Projetos de Pesquisa Concluídos


Inclusão Digital: articulação dos nós da rede

PIBIC2006/2007
Coordenação: Maria Helena Bonilla

Parte Dois

"Inclusão digital" é uma idéia/conceito que emerge no contexto dos Programas Sociedade da Informação, configurando-se como uma das idéias-chave que perpassam projetos e ações nos mais diferentes âmbitos sociais. Com base em estudos, análise de projetos e demandas por diretrizes metodológicas para ações de inclusão digital, é possível afirmar que apesar do grande número de Programas e Projetos de Inclusão Digital desenvolvidos no país, ainda estamos bastante carentes de pesquisas sobre concepções e metodologias de trabalho utilizadas pelos diferentes grupos. Procurando contribuir para a construção do conhecimento na área, este estudo, com base nos aportes das pesquisas documental e bibliográfica, propõe-se a dar continuidade à pesquisa que estamos desenvolvendo desde julho de 2005, intensificando os estudos a respeito da construção de um conceito de inclusão digital articulado com conceitos de inclusão social; e do delineamento de diretrizes metodológicas a serem utilizadas nos Projetos de Inclusão Digital.

Período: ago. 2006 a jul. 2007

Bolsistas PIBIC: Joseilda Sampaio

Educação, Mídias e Software Livre

PIBIC2006/2007

O nosso grupo de pesquisa (GEC) vem se dedicando de forma intensa à essa reflexão, tendo já desenvolvido inúmeras pesquisas na área, com destaque para à mais recente, com bolsistas PIBIC, que investigou o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, com um foco mais particular no rádio, onde tivemos a possibilidade de resgatar a experiência de seu uso para o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural (como é o caso do Movimento de Educação de Base - MEB), das transformações vividas pelo rádio e de suas características básicas que foram modificadas a partir da presença da radiodifusão multimídia na Web.

Período: ago. 2006 a jul. 2007

Bolsistas PIBIC: Dart Araújo, MÔnica Paz, Fabricio Santana

Políticas Públicas Brasileiras em Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação

Projeto apoiado pelo CNPQ/Bolsa de Produtividade (sic!) em Pesquisa - processo número 306423/2003-0

Inicio 04/2003 - Término: 02/2007

Propõe-se o levantamento e análise da documentação relativa às políticas públicas Brasileiras em Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, verificando as ações desencadeadas por essas políticas, identificando as dificuldades enfrentadas pelas comunidades educacionais e o potencial que apresentam para a transformação das políticas vigentes.

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)

Bolsista de IC/CNPq: Darlene Almada

Inclusão Digital: articulação dos nós da rede - Parte Um

PIBIC2005/2006

"Inclusão digital" é uma idéia/conceito que emerge no contexto dos Programas Sociedade da Informação, configurando-se como uma das idéias-chave que perpassam projetos e ações nos mais diferentes âmbitos sociais. Com base em estudos, análise de projetos e demandas por diretrizes metodológicas para ações de inclusão digital, é possível afirmar que apesar do grande número de Programas e Projetos de Inclusão Digital desenvolvidos no país, ainda estamos bastante carentes de pesquisas sobre concepções e metodologias de trabalho utilizadas pelos diferentes grupos. Procurando contribuir para a construção do conhecimento na área, este estudo, com base nos aportes na pesquisa etnográfica, propõe-se a fazer o mapeamento dos projetos de Inclusão Digital desenvolvidos em Salvador, destacando as iniciativas e as pesquisas realizadas no âmbito da UFBA; conhecer as concepções de Inclusão Digital que estão presentes nesses projetos e pesquisas; estabelecer relação entre essas concepções e as ações que são desenvolvidas em cada projeto, procurando identificar e problematizar os modelo(s) pedagógico(s) utilizados; construir um conceito de inclusão digital articulado com conceitos de inclusão social; delinear diretrizes metodológicas a serem utilizadas nos Projetos de Inclusão Digital, buscando enfocar a articulação entre Inclusão Digital e Inclusão Social; articular fórum permanente de discussão entre os diferentes grupos que desenvolvem pesquisas e iniciativas de Inclusão Digital em Salvador, de forma a constituir uma comunidade de aprendizagem em torno do tema.

Período: ago.2005 a julho.2006

Bolsistas PIBIC: Larissa Palma Coelho

Do MEB à WEB: O Rádio na Educação

Pesquisa que estuda o rádio como possibilidade de espaço para a educação.
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação remonta ao início do rádio e da televisão na educação brasileira. Importantes experiências já foram desenvolvidas e constatadas nesta área, desde o uso do rádio para o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural – como é o caso do MEB, Movimento de Educação de Base – à transformação do rádio e suas características referenciais ao assumir a perspectiva de radiodifusão multimídia na Web... mais...

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)

Bolsistas de IC: Adriana Cerqueira e Mônica Paz

Formação de Professores e Software Livre

A partir da necessidade de formação de uma cultura digital na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, é que a mesma (Faculdade de Educação) tem criado novos espaços e possibilidades de construção de competências na área de Educação e Tecnologias. Tais possibilidades têm se configurado tanto no âmbito das disciplinas, como na implantação de ambientes de formação e desenvolvimento dessa cultura. Assim, a Faced está inserida no movimento pelo uso de Software Livre, buscando também difundir a cultura linux, através dos laboratórios de informática equipados com computadores em rede, ilha de edição de vídeo, rádio FM, canal interno de TV, webdesigner e terminais de acesso a Internet( tabuleiro eletrônico), todos com o sistema operacional Linux. Desta maneira, considerando esse contexto vivenciado atualmente pela Faced , torna-se necessário fazer o mapeamento dos sentidos, quer dizer, das concepções que a comunidade possui a respeito dessa ação desencadeada na Faculdade buscando detectar as possíveis dificuldades que se apresentam para a constituição da cultura, assim como possibilidades de superação das tais dificuldades, é para esse fim que se propõe a pesquisa.

Coordenação: Maria Helena Bonilla

Bolsista Sandra Loiola

Educação e Tecnologias Contemporâneas: analisando as políticas públicas

O governo propõe políticas públicas que articulem as tecnologias de informação e comunicação à educação. Analisamos essas políticas implementadas na área para percebermos transformações no sistema e contradições presentes. A nova proposta é investir na educação a distância, alternativa para formação de professores e educação inclusiva; bem como em programas para democratização das telecomunicações. Acontece que o FUST, fundo criado no governo anterior com tais objetivos entre outros, vive um impasse desde 2002, prejudicando programas como Socinfo e Telecomunidade. Tal situação sugere centralidade nas decisões pela União e desarticulação entre planos de inclusão. Vimos como acerto a integração entre níveis básico e superior para certificar formação dos professores. Mas é questionável a inclusão, em lei, de fundações como alternativo apoio financeiro, para otimização de recursos e/ou abstenção da responsabilidade com o sistema. Analisando implicações da educação a distância no sentido qualitativo para o setor e interesses políticos envolvidos, destaca-se as dificuldades encontradas pelas bibliotecas virtuais do PROSSIGA, após um golpe de desarticulação em 2003. Verificamos que mesmo com o potencial da interatividade, a utilização dos meios de informação e comunicação ainda reproduz a lógica unidirecional, broadcasting. Esta pesquisa apresenta os caminhos das políticas públicas para a área e analisa de forma preliminar a possibilidade da implantação de práticas colaborativas na educação através das tecnologias da informação e comunicação.

Período: ago.2002 a julho.2003

Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)

Bolsista de IC: Renata Nascimento

Outros?*

Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
Projeto Software Livre - Bahia
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo %btXHTMLok% %btCSSok%
ultima revisão: r35 - 08 Aug 2007 - 14:11:56 - GessicaAragao     |     Copyleft Faced-UFBA