Disciplina: ICI010 - Formação e Desenvolvimento de Coleções

Disciplina do Departamento de Fundamentos e Processos Informacionais, ministrada no sétimo semestre do Curso de Biblioteconomia e Documentação/UFBA, com carga horária de 102 hora/aula.

Docente: Prof. Ms Raymundo das Neves y Machado (E-mail: raymacha@ufba.br).

Para um bom desempenho é necessário dedicação nos estudos, assim você deverá revisar os principais conceitos estudados nas seguintes disciplinas: História do Livro e das Bibliotecas, Fontes de Informação, Administração de Unidade de Informação, Estatística, Metodologia da Pesquisa, Editoração. Normalização, Tecnologia da Informação. Esperamos um bom aproveitamento nos estudos. E muito atenção nas aulas, principalmente no primeiro dia de aula quando será apresentada a proposta do Curso de ICI010 para 2008.1.

Sucesso!

Boa Sorte a todos!

Prof. Raymundo N y Machado.

Available Information

SEMESTRE 2008.1

Início das aulas: 25/fev. Último dia de aula: 28/06

Periódo de Provas Finais: 07 a 12/jul.

HORÁRIO DA DISCIPLINA

T01 - Seg. 07/09 - Sala 3.

P01P02? : Qua. Sex. 07/09 - Sala 3/as aulas serão ministradas no ICI Canela.

Plantão - Qui. 14/16 (agendar antes por email - Local do Plantão ICI Ondina).

Limite de faltas em hora aula: 25

Não haverá aula nos dias: 16/abr.; 21/abr. (Tiradentes); 14/maio e 18/jun.

Agenda

OFICINA DE HIGIENIZAÇÃO DE LIVROS E DOCUMENTOS

Promoção: Laboratório de Conservação de Documentos/ICI/UFBA

Período: 10 a 31 de maio de 2008

Informações : ICI Campus da Ondina: Tel.: 3283-6991

Local de Inscrições: em breve

Carga horária:12 horas - Nº de vagas:12 Local do Curso: Laboratório de Conservação de Documentos ICI/UFBA - Campus Universitário da Ondina

Painel de Anotacoes

Indicação de leitura

MOSTAFA, Solange Puntel., TERRA, Marisa. Fontes eletrônicas de informação novas formas de comunicação e de produção do conhecimento. São Paulo em Perspectiva, v. 12, n. 4, 1998. Disponível em: http://www.seade.gov.br/produtos/spp/v12n04/v12n04_08.pdf.

. Aquisição de materiais de informação

Atividade de implementação da tomada de decisão da seleção, tendo como modalidade a compra, doação e permuta.

Orçamento, legislação para aquisição em órgãos públicos (licitação), mercado livreiro, mecanismo de aquisição e ética são temas importantes para o desenvovimento da atividade de aquisição.

Política de Aquisição: docmento base para o processo.

Atividades Praticas

Trabalho em equipe a ser desenvolvido no dia 14 de abril em sala de aula.

Respostas às questões formuladas.

A biblioteca oferece a comunidade os produtos e serviços tradicionais que qualquer biblioteca oferece. Seu publico alvo são os médicos residentes, médicos e a equipe para-médica também usam o acervo. Atende também aos alunos dos cursos de saúde que estão na graduação, principalmente os de medicina. Não temos estagiários de biblioteconomia, mas na Instituição tem estagiários de fisioterapia, nutrição, contabilidade, administração, enfermagem, psicologia e serviço social. A atividade de seleção é feita de forma aleatória, indicam os livros e eu mando efetuar a compra e o financeiro o faz, mas isso só acontece quando, só e somente só eu autorizo. Compramos dois exemplares de cada titulo, quando há necessidade podendo chegar a três, isso para os nacionais, para os títulos de fora do país somente um é comprado. Todos dos DVDs são doados e são muitos acessados são de temas ligados a pediatria e área afins. Sim, recebemos material de novos lançamentos, mas não disponibilizamos para o público e ao temos nenhum tipo de comissão destinada a biblioteca. Os computadores para os usuários são ligados a Internet de alta velocidade, podendo o usuário fazer cópias do material acessado por eles, há uma impressora em rede exclusivamente para os usuários. Cada computador tem uma leitora de DVD com fone. O hospital conta com uma boa equipe de informática. Somos uma biblioteca eletrônica se é isso que quer saber. Há tomadas para notebook na área de leitura e nas duas salainhas resevadas para estudo em grupo. A biblioteca mantém um bom diálogo com sues superiores. Não temos um link na home da Instituição que direcione o usuário a biblioteca, mas podemos falar isso com o Setor de Informática. A biblioteca tem uma forte coleção de livros nas áreas das residências, eu não tenho conhecimento do preço das publicações isso fica a cargo do financeiro – eu já falei isso. Também não temos relatório final, ninguém nunca pediu. As funções dos auxiliares são as básicas, mas somente um poderá ficar a cargo das tarefas de seleção. O espaço físico e suficiente para um bom crescimento das coleções, tem condição de expansão suficiente.

Situação hipotética criada com o objetivo dos alunos colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina ICI010 como em outras disciplinas.

No final a equipe deverá apresentar um plano de ação, ou seja, um plano de ação é uma ferramenta de planejamento, em que estão descritas todas as ações que deverão ser executadas a fim de estruturar o serviço de seleção de matérias de informação. Deve conter os prazos (data precisa em que o gerenciamento será feito), as pessoas responsáveis por cada ação a ser executada, os recursos imprescindíveis para chegar o resultado proposto (tudo o que é necessário para realizar ação). Cada ação deve ser descrita com suas etapas se assim for necessário. Não esquecer de analisar se o desenho do plano de ação tem viabilidade de ser concretizado. Data de entrega: dia 18/abr./sexta.

ICI010 Web Utilities

Topic attachments
I AttachmentSorted ascending Action Size Date Who Comment
pdfpdf ICI010_Cronograma_Atividades.pdf manage 9.4 K 30 Mar 2008 - 10:12 UnknownUser As datas foram alteradas NOVO
pdfpdf ICI010_Plano_Curso.pdf manage 31.2 K 19 Feb 2008 - 12:47 UnknownUser Plano de Curso
Edit | Attach | Print version | History: r177 | r65 < r64 < r63 < r62 | Backlinks | Raw View | Raw edit | More topic actions...
Topic revision: r63 - 13 Apr 2008 - 22:27:00 - RaymundoMachado?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback