MERCADO DE TRABALHO PARA OS PROFISSIONAIS DE GEOGRAFIA

A Geografia é a ciência que estuda a maneira pela qual o espaço é apropriado, produzido e organizado pelo homem. O espaço geográfico, por sua vez, é mutável, sendo o produto da atuação de processos naturais e culturais. A abordagem geográfica tem por finalidade analisar e interpretar as diferentes formas de produção do espaço nas suas diversas escalas, tendo como binômio a relação sociedade x natureza. Como instrumento de representação da realidade concreta, a Geografia recorre aos mapas, que constituem a sua linguagem peculiar.

O interesse cada vez maior da sociedade contemporânea pelas questões ambientais vem contribuindo para colocar o geógrafo em evidência. As fronteiras de atuação desse profissional estarão cada vez mais ampliadas e ele será cada vez mais atuante em diversas áreas da Geografia. As perspectivas de atuação dos geógrafos atualmente são cada vez maiores nos órgãos de planejamento: Secretarias de Estado e órgãos ambientais, Prefeituras, Universidades e, mais recentemente, em consultorias junto a empresas privadas para a participação em projetos. Tem sido freqüente a participação de estudantes do curso de Geografia como estagiários nessas instituições.

Os licenciados em Geografia poderão atuar como professores do Ensino Fundamental e Médio. Os licenciados poderão também elaborar projetos de ensino da Geografia e de Educação Ambiental, além de organizar e ministrar cursos de atualização profissional direcionados para os diversos temas de interesse geográfico. Nos últimos anos, novas oportunidades de emprego vêm surgindo para os licenciados em Geografia, para ministrarem aulas em escolas da rede pública e particular. Também tem surgido inúmeras oportunidades, nessas instituições de ensino, de estágios remunerados para os estudantes, a partir do 5o. semestre, onde são levados em consideração o histórico escolar e o rendimento do aluno no curso.