NORMAS DA DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC)

Das características gerais e objetivos:

Artigo 1º - As disciplinas Orientação da Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (Bacharelado) são obrigatórias para o curso de graduação em Geografia, devendo ser cursada nos dois últimos semestres do curso. O oferecimento destas disciplinas deve ser semestral.

Artigo 2º - Só poderá matricular-se o aluno que tiver concluído todas as disciplinas que sejam os seus respectivos pré-requisitos, assim como ter sido aprovado ou estar cursando as disciplinas do módulo profissionalizante diretamente envolvidas em seu Plano de Trabalho.

Artigo 3º - Nas disciplinas citadas no Art. 1º. desta Resolução é obrigatória a inscrição em TCC no semestre subseqüente a conclusão de Orientação da Pesquisa.

Artigo 4º - Durante O TCC o aluno desenvolverá individualmente tema específico que simule um problema geográfico real, em que demonstre capacidade de planejamento e desenvolvimento das atividades que resultem no seu entendimento/solução, utilizando métodos adequados. O trabalho apresentado ao final da disciplina TCC, deverá constituir em uma contribuição compatível com Bacharelado em Geografia.

Artigo 5º - São elegíveis para o TCC temas específicos nas áreas acadêmicas, metodológicas e/ou aplicadas, compatíveis com o nível de graduação e com a carga horária da disciplina. Os temas incluirão atividades complementares à Iniciação Científica, estágios internos com grupos de pesquisa da Universidade Federal da Bahia ou temas relacionados as áreas selecionadas, de interesse para a comunidade.

Artigo 6º - A data da apresentação pública do TCC será 10 dias antes do prazo final do término do semestre letivo e o lançamento das notas no sistema somente poderá ocorrer mediante entrega da Monografia com as devidas correções sugeridas pela Banca examinadora, e não poderá ultrapassar os prazos estabelecidos pelo Calendário Acadêmico (SUPAC).

Da responsabilidade e coordenação da disciplina

Artigo 7º - As disciplinas Orientação da Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estão lotadas no Departamento de Geografia.

Artigo 8o - A responsabilidade das disciplinas ficará a cargo de um Orientador indicado pelo Departamento de Geografia do IGEO.

Artigo 9o - Compete ao Coordenador do Colegiado do Curso: a) Organizar a Semana do Trabalho Final de Graduação, dando ampla divulgação interna e externa ao IGEO; b) Indicar, em comum acordo com o professor Orientador, 02 (dois) Examinadores para os trabalhos finais, que deverão obrigatoriamente participar da Banca Examinadora, compondo assim uma banca com 03 (três) Examinadores; c) Assinar o boletim de notas emitido pela SUPAC/SGC após ser preenchido pelo professor Orientador; d) O Colegiado deve solicitar ao aluno (a) 01 (uma) cópia definitiva da monografia que será encaminhada à Biblioteca do IGEO e 01 (uma) cópia em meio digital (pdf) que será disponibilizada na home page do curso de Geografia.

Artigo 10o - Compete ao Colegiado: solicitar a relação de disponibilidade dos Professores Orientadores e respectivas áreas de especialização para divulgar antes da matrícula.

Da orientação

Artigo 11o - O TCC será orientado preferencialmente por um docente do Departamento de Geografia do IGEO/UFBA.

Artigo 12o – Cabe ao aluno a escolha do orientador que deverá ser efetivada no período de matrícula definitiva na disciplina Orientação da Pesquisa.

Parágrafo 1o - Os alunos que não apresentarem Orientador definido até a matrícula na disciplina Orientação da Pesquisa serão orientados por um docente indicado pelo Colegiado, em comum acordo com o Departamento de Geografia.

Parágrafo 2o - O Orientando e/ou Orientador deverá comunicar de imediato ao Coordenador caso algum impedimento inviabilize a conclusão de um TCC em andamento.

Da matrícula

Artigo 13o - Poderão se matricular e cursar a disciplina TCC os alunos do curso de graduação em Geografia que comprovadamente tiverem condições de terminar seu curso ao final do período letivo em que pretendem cursar a disciplina, ou seja, nos 02 (dois) últimos semestres do curso.

Artigo 14o - A matrícula definitiva será efetuada no período de matrícula pela Web-UFBA ou presencial.

Da freqüência, atividades e avaliação

Artigo 15o - A freqüência dos alunos nas atividades/encontros pré-estabelecidos em acordo com os professores Orientadores será controlada por estes e relatada semestralmente ao Coordenador do Curso.

Artigo 16o - A avaliação do TCC será realizada individualmente por cada um dos três Examinadores, que deverão atribuir nota final de 0 (zero) a 10 (dez), tendo a apresentação escrita peso 7 (sete) e a apresentação oral peso 3 (três).

Artigo 17o - A monografia final (TCC) deverá ser entregue ao Colegiado até 10 dias antes da data da apresentação pública para encaminhamento a cada membro da banca examinadora. Sua avaliação será realizada em conjunto com a apresentação oral, realizada durante a Semana de Conclusão do Curso de Graduação que ocorrerá obrigatoriamente até 10 (dez) dias antes do último dia de aula do semestre letivo e constará de apresentação pública organizada pelo Coordenador, com duração mínima de 20 minutos e máxima de 30 minutos e direito há outros 30 minutos para elucidar questões da Banca Examinadora.

Artigo 18o - O conceito final para aprovação na disciplina TCC será igual ou superior a 5,0 (cinco), conforme normas acadêmicas da UFBA.

Parágrafo Único - No caso de reprovação das disciplinas Orientação da Pesquisa ou TCC, o aluno deverá matricular-se novamente na disciplina reprovada, no semestre subseqüente.

Da Monografia

Artigo 19o - A estrutura da Monografia deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Estas normas serão distribuídas no início das atividades da disciplina Orientação da Pesquisa.

Artigo 20o - Essas normas entrarão em vigor a partir da aprovação final deste Projeto Pedagógico.

Parágrafo Único – Estas Normas de TCC foram aprovadas em reunião de Colegiado dos Cursos de Graduação em Geografia em 28/08/2012, para implementação a partir do 2º semestre de 2013.

AVALIAÇÃO DO TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (Monografia) ANO/SEMESTRE: 2013 (1º X ) (2º .....) DATA DA APRESENTAÇÃO:....../...../201....

ORIENTADO: _________________________________________________________ TÍTULO DO TCC:__________________________________________________________

PARTE ESCRITA: (valor 7,0)
Critérios Valor máximo Valor atribuido
Contextualização do objeto da monografia: colocação do problema e objetivos 1,0 ----
Adequação da metodologia 1,0 ---
Fundamentação teórica 1,5 ---
Resultados obtidos 0,5 ---
Estrutura e apresentação gráfica 1,0 ---
Coerência das conclusões aos objetivos propostos e metodologia utilizada 0,5 ---
Atualização bibliográfica 0,5 ---
Redação: português e normas da ABNT 1,0 ---
TOTAL --- ---

APRESENTAÇÃO ORAL E DEFESA: (valor 3,0)
Critérios Valor máximo Valor atribuido
ADEQUAÇÃO DO TEMPO (mínima de 20 minutos e máxima de 30 minutos) 0,5 ----
LINGUAGEM (Clareza e coerência) 0,5 ---
MATERIAL DIDÁTICO (Uso adequado) 0,5 ---
DEFESA (respostas às questões colocadas) 1,5 ---
TOTAL --- ---

Estas Normas de TCC foram aprovadas em reunião de Colegiado dos Cursos de Graduação em Geografia em 28/08/2012, para implementação a partir do 2º semestre de 2013.

PONTUAÇÃO TOTAL DA PARTE ESCRITA + APRESENTAÇÃO ORAL =

EXAMINADOR _______________________________________________________________

PARECER ________________________________________________

Link para o Repositório Institucional

https://repositorio.ufba.br/ri/ NÚCLEO BÁSICO Licenciatura