LABORATÓRIO DE EPISTEMOLOGIA GENÉTICA

PLANO DE TRABALHO ANO II - 2006

Congregando alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e profissionais em educação, o Laboratório de Epistemologia Genética (LEG) é um grupo de pesquisa e extensão do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia que tem como eixo do seu trabalho o construtivismo enquanto prática de subjetivação. Em sua dimensão diacrônica de pesquisa, o laboratório trabalha com o lugar ocupado pelos escritos piagetianos e pelos seus desdobramentos na história da Psicologia da Educação em sua trajetória como ciência da educação, com ênfase no exercício da crítica de pesquisas educacionais destes escritos derivadas. Em sua dimensão sincrônica, o LEG trabalha o construtivismo enquanto metodologia e prática de ensino, com destaque para a formação continuada de professores de educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental.

ATIVIDADES PERMANENTES DE EXTENSÃO

Neste nosso segundo ano de trabalho, o LEG expandirá suas atividades permanentes de extensão com a criação de um grupo de estudos para formação continuada de professores de educação infantil da rede municipal de educação. Serão, pois, três as atividades permanentes de extensão previstas para este ano.

01 Grupo de Estudo: Epistemologia Genética e Práxis Pedagógica

Reunindo-se nas dependências da FACED, quinzenalmente aos sábados, por um período de três horas, o grupo planeja realizarar 16 encontros, totalizando 48 horas de estudos dedicadas às implicações das teses da Epistemologia Genética para a práxis pedagógica. A incorporação de novos membros neste grupo, iniciado no ano passado, está prevista. Planejamos, então, atividades de integração e de revisão para garantir o sucesso da nossa empresa.

(1.1) PARTICIPANTES: 40 inscrições são esperadas para este nosso segundo ano de trabalho. Aqueles que concluírem com sucesso o trabalho desenvolvido ao longo do ano receberão certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão. Integraram esta atividade do laboratório:

  • Alunos de cursos de graduação em pedagogia/psicologia e pós-graduação em educação e em áreas afins da UFBa e de outras instituições de ensino superior.
  • Profissionais em educação.

(1.2) METODOLOGIA As reuniões, neste segundo ano, estão programadas para que não mais somente a coordenação do laboratório seja a gestora do nosso trabalho pedagógico. Apostando no alto grau de motivação dos participantes, esperamos que uma variada gama de métodos e técnicas seja utilizada para dinamizar os nossos encontros, dentre estes: * Leituras programadas. * Exposições participadas. * Dinâmicas de grupo. * Avaliações diagnósticas

(1.3) BIBLIOGRAFIA BÁSICA FURTH, H. Piaget na sala de aula. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997. PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1972.

02 Assessoria Psicopedagógica á Escola Carlos Murion:

Este ano a Escola Municipal Carlos Murion, tendo como parceiro o Centro Espírita Cavalheiros da Luz, conta 12 professores e 363 alunos em seus dois turnos de funcionamento, assim distribuídos: uma turma de Pré-Escolar I, duas de Pré-Escolar II, cinco turmas de CEB, duas turmas de 3ª série e duas turmas de 4ª série. As seguintes atividades estão previstas em nosso plano de trabalho para este ano:

(2.1) Assessoria psicopedagógica à direção da escola para gestão de disciplina e desempenho escolar de alunos.

(2.2) Assessoria psicopedagógica à direção da escola para gestão das relações entre professores e alunos.

(2.3) Participação em reuniões pedagógicas com professores para gestão do trabalho escolar.

(2.4) Regência compartilhada de classe com a professora de uma turma do Pré-Escolar II (idade 5-6 anos) em trabalho de pesquisa-ação.

03 Grupo de Estudo: Alfabetização e letramento.

Este grupo de estudo foi criado a partir da demanda da Coordenação Regional de Educação de Itapuã por um programa de formação continuada de professores de educação infantil. Negociando com a direção da Escola Carlos Murion, optamos por realizar, em suas dependências, encontros mensais com todos aqueles professores de turmas de pré-escolares interessados na temática. Oito encontros, totalizando 24 horas de carga horária estão previstos.

(1.1) PARTICIPANTES: 25 inscrições são esperadas para este nosso segundo ano de trabalho. Aqueles que concluírem com sucesso o trabalho desenvolvido ao longo do ano receberão certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão. Integrarão esta atividade do laboratório:

  • Professores de educação infantil de escolas alocadas na Coordenação Regional de Educação de Itapuã.
  • Gestores destas escolas.
  • Monitores voluntários integrantes do Laboratório de Epistemologia Genética.

(1.2) METODOLOGIA Apostando no alto grau de motivação dos participantes, esperamos que uma variada gama de métodos e técnicas seja utilizada para dinamizar os nossos encontros, dentre estes:

  • Leituras programadas.
  • Exposições participadas.
  • Dinâmicas de grupo.
  • Avaliações diagnósticas

(1.3) BIBLIOGRAFIA BÁSICA KAMII, C. & DEVRIES, R. Piaget para a educação pré-escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1972.

ATIVIDADES ESPORÁDICAS DE EXTENSÃO

Constituirão atividades esporádicas de extensão seminários temáticos a serem realizados pelo laboratório nas dependências da Faculdade de Educação e abertos a participação de todos os membros da comunidade:

a) Alfabetização e Letramento: seminário temático de 4h previsto para ocorrer no mês de setembro ainda sem definição dos expositores

b) Psicomotricidade e Educação: seminário temático de 4h previsto para 25 de novembro do ano em curso ainda sem definição dos expositores.

ATIVIDADES DE PESQUISA

Neste ano que se inicia, o LEG renova o seu propósito de integrar seus membros em atividades de pesquisa. Quatro projetos constituem nossos primeiros passos para consecução de nossos objetivos:

a) A presença dos três pilares fundamentais da psicologia genética – Piaget, Vygotsky e Wallon - na produção de teses e dissertações do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da UFBa no alvorecer do século XXI: pesquisa de cunho historiográfico que tem como objetivo realizar o levantamento da freqüência da presença dos pilares da Psicologia da Educação – Jean Piaget, Lev Vygostky e Henri Wallon em teses e dissertações defendidas em nosso programa de Pós-Graduação em Educação entre os anos de 2001-2005. Pesquisa bibliográfica a ser desenvolvida por pesquisadores voluntários.

b) Dito e feito: construtivismo e educação pré-escola: pesquisa de campo que terá como objetivo realizar o levantamento, para fins de avaliação e de intervenção, da freqüência da presença do construtivismo piagetiano em práticas pedagógicas de pré-escolas da rede municipal de ensino da cidade de Salvador. Trabalho de campo a ser realizado por bolsistas do Programa de Iniciação Científica e por pesquisadores voluntários.

c) Psicologia e formação continuada de professores alfabetizadores: trabalho de pesquisa da professora da UESB, Ivana Nogueira, membro do laboratório, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação sob orientação da coordenador do LEG, Prof. Dr. Paulo Gurgel . Seu objetivo é identificar as relações entre teorias da aprendizagem e excelência da práxis pedagógica.

e) O papel do jogo simbólico para o desenvolvimento e aprendizagem da criança cega: trabalho de pesquisa da professora da Faculdade Baiana de Medicina, Sheila Correia de Araújo, membro do laboratório, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação sob orientação da Profa. Dra. Therezinha Miranda. Seu objetivo é identificar as relações entre o conceito piagetiano de jogo simbólico e a construção do mundo da criança cega do segundo ao quarto ano de vida.

OUTRAS ATIVIDADES

Neste seu segundo de funcionamento o laboratório pretende aumentar o grau de sua visibilidade em nossa comunidade. Para tanto, três atividades estão previstas:

01 www.leg.ufba.br

Este será o endereço do nosso site, a ser hospedado na Rede UFBa. A coordenação do laboratório prevê para o início de abril a sua primeira edição. Objetivamos com ele divulgar o nosso trabalho de pesquisa e extensão na rede mundial de computadores.

02 Independência da Bahia

Neste ano está previsto a participação do LEG no cortejo da UFBa por ocasião dos festejos da independência da Bahia no próximo dois de julho. Camisas financiadas pelos seus integrantes garantirão o sucesso de nossa empresa que tem como objetivos a integração de seus membros e a divulgação do laboratório para a comunidade.

03 Conexões Piagetianas

Este é o título da nossa revista on-line com lançamento previsto para novembro. São objetivos desta publicação:

a) Tornar públicas as práticas educativas construtivistas bem sucedidas desenvolvidas pelos integrantes do Laboratório de Epistemologia Genética e pela comunidade acadêmica.

b) Publicar artigos e papers produzidos pelos integrantes do Laboratório de Epistemologia Genética e pela comunidade acadêmica que tenham como referencial teórico-metodológico a epistemologia genética.

c) Divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Laboratório de Epistemologia Genética.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Av. Reitor Miguel Calmon S/N - Vale do Canela CEP 40.110-100 - Salvador (BA)
Edit | Attach | Print version | History: r13 | r8 < r7 < r6 < r5 | Backlinks | Raw View | Raw edit | More topic actions...
Topic revision: r6 - 10 Aug 2006 - 14:43:29 - MiguelDourado?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback