Tópico pessoal de

  • Name: CarlaBarbosa
  • Email: carlabosa@yahoo.com.br
  • Company Name: Faculdade de Educação UFBA
  • Company URL:
  • Country: Brazil
  • Comment: Estudante da Faculdade de Educação e Tecnologias Contemporaneas

Meus Atalhos

  • TWikiTutorial? para iniciar o uso do TWiki (versão traduzida)
  • WelcomeGuest? para aprender mais sobre o TWiki (versão traduzida)
  • Sandbox? para fazer testes no TWiki
  • (adicione aqui outro atalho...)


Preferências pessoais (detalhes em TWikiVariables)

  • Mostra uma dica sobre o tópico ao passar o mouse sobre um link no formato WikiWord. Pode ser configurado para "on ou "off: (veja detalhes em TWikiPreferences)
    • #Set LINKTOOLTIPINFO = off
  • Tamanho horizontal da caixa de texto no modo edição:
    • Set EDITBOXWIDTH = 70
  • Tamanho vertical da caixa de texto no modo edição:
    • Set EDITBOXHEIGHT = 22
  • Estilo da caixa de texto no modo edição. width: 99% para usar toda largura da tela (padrão), width: auto para desativar.
    • Set EDITBOXSTYLE = width: 99%
  • Proteção de escrita para a sua página (Coloque o seu WikiName):

Tópicos Relacionados

  • Acesse ChangePassword para mudar sua senha.
  • Acesse ResetPassword para refazer sua senha caso a tenha esquecido.
  • Acesse TWikiPreferences para verificar as preferências globais do TWiki.
  • O tópico WebPreferences possui preferências da página TWiki.Main.
  • O tópico TWikiUsers possui uma lista de outros usuários do TWiki.
  • Qualquer dúvida ou sugestão contate os administradores por: twiki@im.ufba.br ou gavri@im.ufba.br (obs: a palavra "NEVERSPAM" que aparece nesses emails não faz parte deles, é apenas uma proteção contra spammers, por isso desconsidere esta palavra no endereço de email)

O Rádio: Uma Tecnologia na Educação

Carla Barbosa

Sendo um dos mais populares meios de comunicação, o rádio surgiu no Brasil no ano de 1900, sendo feita a primeira transmissão pelo Padre Roberto Landell de Moura, em 6 de junho. O rádio, neste momento, tinha um intuito animador. Só veio alcançar objetivos educacionais, duas décadas depois, em 1923, por Roquete Pinto, através da rádio Sociedade do Rio de Janeiro. O objetivo da rádio era abordar temas relacionados com educação e cultura a fim de reduzir os altos índices de analfabetismo. Porém o rádio não conseguiu atingir a grande população, pois só quem tinha acesso a ele eram as pessoas que tinham recursos para adquirir aparelho receptor importado. Esse sistema foi rompido na década de 60 com o MEB – Movimento de Educação de Base. Esse movimento tinha o objetivo de alfabetizar e de conscientizar para promover mudanças nos problemas que ocorriam no país naquela época, enfim, de criar cidadãos críticos. Tudo isso ocorria pela rádio: o professor acompanhava as transmissões com os alunos e promovia a discussão do conteúdo. Na década de 70 surgiu, através do Governo Federal, o Projeto Minerva a fim de superar as experiências educativas na rádio. O projeto tinha a transmissão de um programa de 30 minutos com informativos culturais e educativos, porém não trouxe resultados benéficos devido a ser descontextualizado com a realidade da maioria a quem ele queria alcançar. Por isso, o programa não tinha muitos ouvintes. Atualmente, o rádio continua sendo cada dia mais popular, por ser de barato acesso. Ele está presente em todos os ambientes: nas empresas, nos locais de lazer, no carro, nas escolas, etc. Na educação, segundo o radialista Robert McLeish? , o rádio funciona como aguçador de idéias:

“Como um meio de promover a educação, ele se destaca com conceitos e também com fatos. Seja ilustrando dramaticamente um evento histórico, seja acompanhando o pensamento político atual, serve para veicular qualquer assunto que possa ser discutido, conduzindo o ouvinte num ritmo predeterminado, por um conjunto de informações”.

Por isso o rádio é uma importante tecnologia para a educação podendo servir para a difusão de idéias e mensagens que promova o desenvolvimento integral do homem, além de ser uma aliada para a transformação de uma sociedade igual de direitos e deveres.

Pode-se falar do próprio aparelho rádio como recurso didático em sala de aula. Uma aula criativa, dinâmica, que favoreça a interação da turma pode ser feita através de músicas, entrevistas e comentários na área educacional. O professor que utiliza como recurso o rádio, faz com que os alunos expressem os seus sentimentos, pelo ato criativo.

Esse horizonte ainda é mais amplo em se tratando dos serviços que as rádios comunitárias e comerciais prestam para a educação. No que se refere a rádio comunitária, nota-se que é um importante meio de interação, tanto se ela for implantada na escola, quanto no bairro. Como exemplo de rádio comunitária, temos a rádio da Escola Luiza Mahin, localizada no bairro do Uruguai, em Salvador. A escola é comunitária e responsável pela educação infantil e séries iniciais. Na rádio Luiza Mahin, há a transmissão de mensagens, poesias, dicas, músicas, pelos alunos. A respeito das rádios comerciais, existem programas, músicas, informações que levam o cidadão ao conhecimento, mas a questão é a falta de interação que o ouvinte tem nesses tipos de rádio. O indivíduo houve um programa pronto, que muitas vezes não o instiga a reflexão e, quando isso ocorre, ele não pode interagir com a rádio, expondo sua opinião sobre o assunto. Não há uma horizontalidade na busca do conhecimento esperada pela educação atual.

O rádio tanto pode ser utilizado positivamente para a educação, que diversos projetos foram realizados no Brasil para a montagem de rádios nas escolas e incentivo a programas de educação em rádios locais. Através da educomunicativa, durante dois dias 40 alunos da Escola Bernardino Gomes, situada em Colniza, Mato Grosso, aprenderam a montar uma rádio dentro da escola. O objetivo do projeto é que, pela rádio dentro das escolas, houvesse a valorização da participação da comunidade escolar nas decisões sobre a instituição e promover meios para que os alunos construam o seu conhecimento. Houve também o Projeto Nordeste, organizado pelo UNICEF, onde foram feitas oficinas de radiojornalismo e educação no intuito de desenvolver programas educacionais no Nordeste. Os radialistas que participaram desse projeto estão colocando no ar programas voltados para a área educacional em seus municípios. Se há interação dos ouvintes com os programas, depende da maneira com que cada radialista desenvolve o programa, se numa visão para a formação integral do cidadão ou numa mera transmissão de informações.

O rádio tem suas vantagens por ser um meio mais barato e popular, mas também tem algumas desvantagens em relação a outros meios tecnológicos: por ser essencialmente oral, ele não é indicado para temas que exijam o uso de imagem para melhor entendimento do assunto; não existe a possibilidade de repetir a mensagem para cursos que só utilizam ele como único recurso.

Em meio as vantagens e desvantagens do rádio o uso desse meio de comunicação é muito importante. Belloni informa que sempre deve haver reflexão sobre o uso da tecnologia: “Um elemento essencial deve estar presente na análise das relações entre tecnologia e educação: a convicção de que o uso de uma ‘tecnologia’ (no sentido de um artefato técnico) em situação de ensino e aprendizagem deve estar acompanhado de uma reflexão sobre a ‘tecnologia’ (no sentido do conhecimento embutido no artefato e em seu contexto de produção e utilização)”.

Diante dos diversos aspectos explanados sobre rádio sendo utilizado na educação, para que ele tenha o seu real valor na sociedade, é preciso que haja consciência sobre o seu uso. Aos cidadãos é necessário se perguntar porquê está ouvindo rádio, o que ele me traz de importante no momento, de que maneira posso interagir, expor a minha opinião sobre o tema abordado. Especificamente aos profissionais da área educacional, além de se fazer estes questionamentos é necessário que se tenha um amplo entendimento sobre essa tecnologia a fim de auxiliar os indivíduos na tomada de consciência sobre o seu papel na sociedade e de que maneira os mesmos podem resolver os problemas que os atingem de modo crítico e autônomo.

Referências:

BARROS, Moacir Franco de Santana. Educação através do rádio. Disponível em: http://www.educomradio.com.br

BELLONI, Maria Luiza. Educação e tecnologia. Educação a distância. 2 ed. Campinas: Autores associados, 2001. Cap. 4, p. 53-54.

BIANCO, Nélia R. Del. Rádio e educação numa perspectiva do SEBRAE. Dezembro/2001. disponível em: http://www.sebrae.com.br/revistasebrae/02/pg_artigo7.htm

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. A arte-educação entre nós. Por que arte-educação. 6 ed. Campinas: Papirus, 1991. Cap. 6, p. 80-81. FUNDESCOLA. Rádio e a educação. Notícias - Maio/2000. Disponível em: http://www.mec.gov.br/acs/asp/noticias/noticiasId.asp?Id=129


This topic: Main > TWikiUsers > CarlaBarbosa
Topic revision: r3 - 25 Nov 2005 - 19:57:38 - CarlaBarbosa
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback