Semana C&T :: <span class="WYSIWYG_PROTECTED">Conhecendo a Economia Solidaria</span>

Metareciclagem: Uma Idéia Inteligente

METARECICLAGEM E A ECONOMIA SOLIDÁRIA

A metareciclagem busca o reaproveitamento de materias buscando a preservação do meio ambiente e, dessa forma, propõe uma nova fonte de renda, a qual não segue a lógica do capitalismo, mas sim a valorização das pessoas, como a Economia Solidária. Para provar essa relação podemos citar O Projeto Onda Solidária de Inclusão Digital que une essas duas práticas com o objetivo de contribuir para a inclusão digital de pessoas do bairro de Pirajá em Salvador-Ba, através da utilização de tecnologias livres de informação e comunicação, dos princípios da metareciclagem e da economia solidária, com a implantação do Tabuleiro Digital.É importante ressaltar que esse projeto ainda está em andamento e vem conseguindo grande resultados.

Outro bom exemplo é O Projeto Casa Brasil Ceará, que possui a Economia Solidária e o Software livre como eixos para a construção do conhecimento livre e da cidadania. No V Feirão de Sócio-economia Solidária do Ceará, a Casa Brasil lancou o "projeto PC metaReciclado" reponsável pela entrega de computadores à rede cearense de economia solidária. Foi também o momento do lançamento da cartilha PC metareciclado e da Usina de economia solidária nas unidades casa Brasil do Ceará. Esse projeto do Governo Federal vem atuando com a Econimia Solidária e com a Metareciclagem de forma harmoniosa, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentavel e colaborativo. Também vem conseguindo bons resultados.

@Conhecendo a Economia Solidária


O que é Economia Solidária?

Economia Solidária é uma forma diferente de produzir, comprar, vender e trocar o que é necessário para viver com dignidade, sem que ocorra a exploração dos indivíduos, a destruição do meio ambiente e, principalmente não há uma hierarquia na relação trabalhista, todos trabalham em conjunto de forma harmoniosa pautada na distribuição igualitária de renda.

(Ministerio do Trabalho e Emprego - Material da Campanha Nacional de Divulgação e Mobilização Social da Economia Solidária - Vídeo )

Todos estão unidos com a mesma finalidade: o trabalho como um meio de libertação do homem, ou seja, a democratização econômica, distanciando-se do capitalismo exacerbado, colaborador da exclusão social.

A Economia Solidária, com a distribuição de riquezas de modo autogerido, visa a cooperação na comunidade e a exclusão das condições precárias de trabalho.

Como surgiu e de onde vem essa idéia?

Teve origem na Primeira Revoluão Industrial, como reação daqueles trabalhadores prejudicados com o advento da industrialização, sob a forma de cooperativismo.

Já no Brasil, a expansão desse novo tipo de economia ocorreu a partir do apoio de instituições e entidades com iniciativas associativas comunitárias, redes de produção; comercialização e Introdução de Cooperativas. É vista como uma expectativa de melhora e solução para os trabalhadores contra a exploração e a exclusão no mercado de trabalho.

A Economia Solidária pauta-se nos princípios constitucionais da igualdade, democracia, cooperação, autogestão, solidariedade e na valorização do trabalho. É mais uma iniciativa para modificar as condições de labor no âmbito coletivo, assim como a valorização dos cidadãos.

Como é na prática?

Apesar de ser um tema que a sociedade de um modo geral tem pouco conhecimento, tem acontecido no país de forma crescente, com o intuito de impulsionar a geração de renda e emprego.

Muitos empreendimentos de cunho econômico colaboram com o crescimento da Economia Solidária, que possui diferentes práticas mercantis, tais como: Cooperativas, redes, associações, clubes de trocas, entre outras, que são responsáveis pela prestação de serviço e pelo comércio.

A Economia Solidária tem como principais características o fato de haver objetivos comuns entre os participantes, a união para que estes sejam realizados e os resultados distribuidos de forma justa, assim como a responsabilidade solidária, pois, contribui para erradicação da pobreza, inclusão social e promove o desenvolvimento e a sustentabilidade econômica e ambiental.

Como fazer parte?

Referências:

Imagens encontradas em : http://magic.art.br/blog/wp-content/uploads/2007/10/es20071.jpg__

http://www2.usp.br/index.php/sociedade/12982]]