Semana C&T :: <span class="WYSIWYG_PROTECTED"></span>

Metareciclagem: Uma Idéia Inteligente

Aquíferos, Metareciclagem e Consciência Ecológica

Você conhece essa foto? Sabe o que ela significa?


Fonte:http://ajudandonatureza.blogspot.com


Bom, essa foto indica que somos a maior reserva de Aquíferos territorial do mundo, sendo o mais importante o Aquífero Guarani. Mas o que significa isso?
Significa que somos a maior reserva subterrânea de água potável do mundo, que tem a capacidade de abastecer o mundo por 200 anos. Mas qual a sua definição?

Aquíferos são rochas porosas que absorvem água potável nos lençóis subterrâneos e que abastecem poços cartesianos, rios e lagos.... eles, na verdade, funcionam como o mandacaru e o cacto nas caatingas brasileiras, mas nesse caso, é nos lençóis subterrâneos que eles ocorrem.
E o que isso tem a ver com
metareciclagem?Tem tudo a ver com o nosso futuro, pois a pergunta mais pertinente nesse momento é: o que fazemos com os nossos lixos eletrônicos? Objetos do tipo celulares, computadores, pilhas de todos os tipos, são constituídos de mercúrio, chumbo, cádmio e berílio, metais pesados, tóxicos, que levam anos para se degradarem no meio ambiente; também os plásticos e embalagens pets, e até o próprio lixo orgânico, são todos resíduos que quando estão misturados nos grandes lixões e expostos ao solo produzem o chorume, que é um líquido produzido pela junção dos lixos e que é absorvido pelo solo, chegando até os lençóis freáticos e causando poluição. E o que acontece é que estamos contribuindo para acabar com esses reservatórios de água que são fenômenos que ocorrem em poucos locais, como no Brasil.
No nosso país há um incentivo muito grande de consumo e percebe-se a cada dia que o consumo de celulares é cada vez maior, chegando ao ponto de um só cidadão ter mais de um celular, mas não existe de fato o incentivo e nem uma orientação para se descartar desses produtos. É importante lembrar que todo celular, computador e materiais eletrônicos têm como base esse metais pesados, que, quando expostos ao meio ambiente, começam a entrar em processo de decomposição, liberando gases tóxicos. O pior é que, por falta de orientação, os consumidores desses produtos não sabem como descartá-los e o que resta é jogar no lixo doméstico, que termina parando nos lixões e consequentemente poluindo os lençóis freáticos.
Podemos ver que este processo é alarmante e cada vez mais crescente, o Brasil nesta área apesar dos avanços, como o
Projeto de Lei 203/91 em tramitação na Câmera dos Deputados, o nosso país ainda, infelizmente dispõe de poucas Políticas Públicas e/ou legislações (que tramitam por muitos anos nas instâncias), para o descarte adequado desses materiais eletrônicos, muitos menos de coletas.
Enquanto isso, sem as devidas decisões tomadas o que ocorre hoje no Brasil é que o governo não se responsabiliza como deveria e algumas empresas privadas, como a Natura cosméticos e o Banco Real, do Grupo Santander, é que resolveram fazer campanhas para a coleta correta desses materiais. É o que eles chamam de
Responsabilidade Social, que nada mais é que o comprometimento que as empresas devem ter para tornar o mundo melhor e mais justo e que respeite os direitos sócio-ambientais, objetivando a preservação do Meio Ambiente.
Mas como no sistema em que vivemos tudo é aproveitado sobre a ótica do mercado, as empresas visam a
Responsabilidade Empresarial, que é o gancho para a empresas promoverem uma imagem ecologicamente, intelectualmente, voluntariamente correta, ou seja, elas querem ser vistas como as "boazinhas", para o consumidor se comover e consumir os seus produtos o mais à vontade possível. Levando o consumidor a pensar que ao consumir seus produtos está fazendo a escolha mais correta, só por esta ter a “preocupação” com o Meio Ambiente, deveria está em primeiro lugar nestas empresas, e não com o intuito de competição e lucro no mercado.Com tudo isso posto, quem deve então se responsabilizar pelo descarte inadequado do lixo eletrônico? Será a população, os fabricantes ou o Poder Público?A resposta mais racional para essa pergunta é:Todos!!!!
Todos os cidadãos devem ter sua parcela de comprometimento: os consumidores fazendo o uso consciente desses equipamentos, os empresários esclarecendo sobre o destino final de seus produtos, enquanto ao governo cabe regulamentar através de leis e políticas públicas, o processo de descarte, assim como outras medidas que visem a busca de um planeta sustentável para todos, a partir do empenho coletivo, assim evitando a degradação ecológica.

@Vídeo