Posição Social e Percepção de Prioridades de Pesquisa para a agricultura familiar. Levantamento das demandas no estado da Bahia.

Autor(es):

Sérgio Elísio Araújo Alves Peixoto

Resumo:

O levantamento de demandas de pesquisa para a agricultura não se esgota na identificação dos problemas tecnológicos que limitam a produção. Envolve, ainda, as expectativas que os atores sociais atuantes nesse processo elaboram quanto aos objetivos do desenvolvimento agrícola, bem como das repercussões que os novos conhecimentos poderão ter na vida social e produtiva dos agricultores. Tais expectativas, por sua vez, refletem a posição social por eles ocupadas e a natureza dos seus vínculos com as instituições orientadas para o fortalecimento da produção familiar. A identificação dessas demandas resulta, portanto, de uma construção social dessa necessidade, do que decorre a importância da participação, em bases eqüitativas, dos grupos nela envolvidos. A análise de como os extensionistas, pesquisadores e agricultores familiares concebem a necessidade de novos conhecimentos para a dinamização das atividades produtivas, em duas regiões do Estado da Bahia, evidencia tanto a relevância do diálogo entre esses atores quanto à necessidade de adoção de procedimentos mais sistemáticos para a realização desse propósito.

Palavras-chaves:

agricultura familiar, tecnologia, desenvolvimento agrícola.

Dowload do artigo

Outras informações

Data: //2006

Local da Publicação

Editora:

Projeto:

Título do meio de publicação: , Número:

ArtigoForm
Título Posição Social e Percepção de Prioridades de Pesquisa para a agricultura familiar. Levantamento das demandas no estado da Bahia.
Autores Sérgio Elísio Araújo Alves Peixoto
Dia

Mês

Ano 2006
Editora

Titulo do meio de publicação

Número do meio de publicação

Local

Projeto

Palavras-chaves agricultura familiar, tecnologia, desenvolvimento agrícola.
Resumo O levantamento de demandas de pesquisa para a agricultura não se esgota na identificação dos problemas tecnológicos que limitam a produção. Envolve, ainda, as expectativas que os atores sociais atuantes nesse processo elaboram quanto aos objetivos do desenvolvimento agrícola, bem como das repercussões que os novos conhecimentos poderão ter na vida social e produtiva dos agricultores. Tais expectativas, por sua vez, refletem a posição social por eles ocupadas e a natureza dos seus vínculos com as instituições orientadas para o fortalecimento da produção familiar. A identificação dessas demandas resulta, portanto, de uma construção social dessa necessidade, do que decorre a importância da participação, em bases eqüitativas, dos grupos nela envolvidos. A análise de como os extensionistas, pesquisadores e agricultores familiares concebem a necessidade de novos conhecimentos para a dinamização das atividades produtivas, em duas regiões do Estado da Bahia, evidencia tanto a relevância do diálogo entre esses atores quanto à necessidade de adoção de procedimentos mais sistemáticos para a realização desse propósito.
Topic revision: r2 - 30 Nov 2006 - 22:21:05 - CarlaFreitas?
Nuclear.TemplateArtigo moved from Nuclear.TemplateReferenciaArtigo on 30 Aug 2006 - 20:08 by CarlaFreitas
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback