Alimentação continua em queda diz Pesquisa Orçamento Familiar-POF

Divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE- os primeiros resultados da POF - 2008/09, que visitou cerca de 60 mil domicílios urbanos e rurais, entre maio de 2008 e maio de 2009. Foram coletados dados sobre despesas, rendimentos (monetários ou não) e variação patrimonial, além da avaliação das famílias sobre as próprias condições de vida. São detalhados, ainda, os gastos com Habitação, Alimentação, Transporte, Saúde, Educação, Impostos, Contribuições trabalhistas, Pagamento de dívidas, considerando as diferentes faixas de rendimento das famílias.

Há comparações com a POF 2002/03 e o Estudo Nacional da Despesa Familiar (ENDEF) 1974/75. O peso dos principais grupos de consumo nas despesas familiares mudou bastante desde os anos de 1970. A Alimentação, por exemplo, teve queda acentuada entre o ENDEF 1974/75 (33,9%) e a POF 2002/03 (20,8%), mantendo a redução até 2008/09 (19,8%). Na área rural, as participações da Alimentação também foram se reduzindo, respectivamente, de 53,2% para 34,1% e, depois, para 27,6%.

Em seis anos, a participação urbana da alimentação fora do domicílio nos gastos com alimentação subiu de um quarto (25,7%) para um terço (33,1%), e a rural subiu de 13,1% para 17,5%. No Brasil, a despesa média por capital dos 10% das famílias com os maiores rendimentos (R$ 2.844,56) era 9,6 vezes a dos 40 % com menores rendimentos (R$ 296,35). Essa disparidade constatada pela POF 2008/09 está menor que seis anos antes, quando era de 10,1 vezes. Ainda em relação a essas duas classes de rendimentos, a região mais desigual foi a Nordeste (11,3 vezes), e a menos desigual a Sul (6,9 vezes).

Alunas apresentam estudos

  • As alunas do Laboratório de Nutrição Clínica e Experimental, apresentaram estudos realizados com ratos Wistar utilizando o AA triptofano, na Reunião Regional da Federação das Sociedades de Biologia Experimental- FeSBE? , tendo como pesquisadoras responsáveis as professoras Tereza Deiró e Jairza B. Medeiros. Tais estudos demonstraram que no período critico de desenvolvimento do encéfalo (21 dias pós- natal), a manipulação do sistema serotoninérgico utilizando-se o AA L-triptofano, altera a velocidade do crescimento ponderal, do crescimento corporal, do coeficiente de eficácia alimentar- CEA e da resposta reflexa.
  • As alunas Cássia de Matos Araujo Menezes ,Priscila Sousa Capistano, Mayana Moura Sacramanto, Louise Perna Martins da Cunha, Keith Mustafa Borges e Glecia Leonina de Sousa Meira estiveram no ultimo CONBRAN, apresentando os trabalhos em painéis, cujos resultados demonstram a interferência do tratamento com L-tripotofano, precursor da serotonina sobre parâmetros do crescimento e do comportamento alimentar.


    Professor da ENUFBA realiza interação com outras áreas de estudo

    O Professor Doutor Ivaldo Nídio Sitonio Trigueiro publicou na Revista Odontologia - Temas Relevantes (vol. 3), o capítulo intitulado "Estudo comparativo do leite humano, frente a outros leites disponíveis no mercado e o extrato hidrossolúvel de soja".

    O referido professor também apresentou a monografia intitulada "Tutela antecipada e obrigação de fazer como recursos garantidores do direito à saúde", pelo curso de Especialização em processo Civil da UFBA.

    Gastronomia

    O curso de Graduação em Gastronomia oferecido ENUFBA, que funciona no período noturno, objetiva formar gastrônomos conhecedores da cultura gastronômica e aptos a aplicar técnicas de preparações culinárias na criação e inovação na produção de comidas tendo como princípio norteador a valorização da gastronomia brasileira e baiana e, como finalidade o prazer gustativo e a segurança alimentar dos comensais.






  • Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
    Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
    Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
    Editar Anexar Versões Sair Mais...