Restaurante Universitário serve café da manhã para comunidade da UFBA


Desde a última segunda-feira, 28 de março, o Restaurante Universitário da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizado no Campus de Ondina,iniciou o serviço de mais uma refeição, o café da manhã. O mesmo é oferecido a toda comunidade da UFBA, estudantes, servidores e professores, de segunda a sábado, das 6h às 8h. No valor de R$ 2,50, o serviço pode atender até 500 pessoas a cada manhã. O serviço é coordenado pela nutricionista da Dall, Rita de Cássia Menezes, e atendeu a solicitação do corpo discente da UFBA. O cardápio inclui frios (queijo e presunto),frutas, café com leite ou achocolatado, pão com manteiga e uma guarnição, que pode ser bolo, inhame ou aipim.

Saúde e indústria assinam acordo para reduzir teor de sódio em alimentos

Na data de comemoração do Dia Mundial da Saúde, o governo federal reforça ações para a promoção de hábitos de vida saudáveis. O termo de compromisso – assinado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelas associações que representam os produtores de alimentos processados – estabelece um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos, começando por massas instantâneas, pães e bisnaguinhas.

O objetivo é reduzir o consumo excessivo de sal (cerca de 40% do sal é composto de sódio), o qual está associado a uma série de doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e cânceres. “Este acordo com a indústria alimentícia representa um passo fundamental para que seja atingida a recomendação de consumo máximo da Organização Mundial de Saúde -OMS, que é de menos de 5 gramas de sal diários por pessoa, até 2020”, diz o ministro Padilha.

O documento define o teor máximo de sódio a cada 100 gramas em alimentos industrializados. Algumas metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2012 e aprofundadas até 2014. No caso das massas instantâneas, a quantidade fica limitada a 1.920,7 miligramas (ou 1,9 grama), até 2012. Isso representa uma diminuição anual de 30%.

Nos pães de forma, o acordo prevê redução do teor máximo de sódio para 645 miligramas, até 2012, e para 522 miligramas, até 2014; enquanto que, nas bisnaginhas, o limite será de 531 e 430 miligramas, nas mesmas datas. Essas metas estabelecidas correspondem a uma redução de 10% ao ano.

Está previsto, também, o estabelecimento de metas, ainda em julho deste ano, para o pão francês, os bolos prontos, as misturas para bolos, os salgadinhos de milho e as batatas fritas. Até o fim de 2011, será a vez dos biscoitos (cream cracker, recheados e maisena), embutidos (salsicha, presunto, hambúrguer, empanados, lingüiça, salame e mortadela), caldos e temperos, margarinas vegetais, maioneses, derivados de cereais, laticínios (bebidas lácteas, queijos e requeijão) e refeições prontas (pizza, lasanha, papa infantil salgada e sopas).

Segundo dados da Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) 2002/03, o consumo individual de sal, apenas nos domicílios brasileiros, foi de 9,6 gramas diários, o que representa quase o do dobro do recomendado pela OMS. Fonte:Ministério da Saúde

PROPCI abre inscrições para o PIBIC 2011

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI) da UFBA, comunica aos interessados, que estão abertas até 18 de abril de 2011 as inscrições para a obtenção de bolsas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Pesquisa, Criação e Inovação, para alunos de graduação regularmente matriculados. Mais informações, normas e procedimentos estão disponíveis em http://www.sisbic.ufba.br.

Vitamina D pode ajudar a regular açúcar no sangue de diabéticos

Consumir iogurte com quantidade extra de vitamina D pode ajudar pessoas com diabetes a regular o açúcar no sangue, segundo uma pesquisa feita no Irã. No estudo, 90 adultos com diabetes foram divididos em três grupos. Todos recebiam iogurte todos os dias: um grupo recebia iogurte natural; outro, iogurte com dose extra de vitamina D; e o terceiro, iogurte com quantidade extra de vitamina D e cálcio.

Após de 12 semanas, "nós observamos uma melhoria relativamente notável nos níveis de açúcar no sangue em grupos que receberam mais vitamina D, em comparação ao grupo do iogurte natural" disse o coautor da pesquisa Tirang Neyestani, professor do Instituto Nacional de Pesquisa em Nutrição e Tecnologia de Alimentos do Irã. Estudos anteriores sobre o papel da vitamina D em pacientes com diabetes não foram capazes de mostrar causa e efeito.

Na diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença, o organismo tem dificuldade em usar a insulina para processar a glicose dos alimentos, resultando em níveis excessivos de açúcar no sangue. A vitamina D pode ajudar a regular a sensibilidade do organismo para a insulina e a possível produção de insulina pelo pâncreas.

Fonte: ASBRAN

“No Brasil, onde temos sol o ano inteiro, principalmente no Nordeste,a recomendação de tomar sol nas primeiras horas da manhã ou entre 16 e 17horas garante um bom aporte de vitamina D e ainda melhora o humor, visto que os raios benéficos do sol aumentam o nível de endorfina” Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo.





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...