Hipertensão

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sangüíneos, coração, cérebro, olhos e rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém freqüentemente, igual ou superior a 140 por 90 mmHg. Na maioria dos casos essa doença é hereditária, mas pode ser influenciada por: fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, grande consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física. Além disso, há uma maior incidência entre os negros, nas pessoas com maior idade e em diabéticos. Pesquisas recentes mostram que pessoas com uma circunferência do pescoço igual ou superior a 44,5 centímetros, apresentam não só a obesidade, como também a predisposição a desenvolver a hipertensão. Os sintomas podem ser dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal e costumam aparecer somente quando a pressão está muito elevada.

A hipertensão não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada através de medicamentos e mudanças nos hábitos de vida. O ideal é consultar um médico para que ele determine o melhor método a ser seguido.

Algumas dicas orientam para prevenção e controle da pressão alta, como:

- manter o peso adequado;
- não abusar do sal, fazendo uso de outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
- praticar atividade física regular
- aproveitar momentos de lazer;
- abandonar o fumo;

- moderar o consumo de álcool;
- evitar alimentos gordurosos;
- controlar o diabetes.

Fontes: Sociedade Brasileira de Hipertensão e Ministério da saúde

Dica Prática “sal de ervas”

1 parte de sal e 1 parte de tres tipos de ervas desidratadas.
Misturar o sal e as ervas e aquecer em uma frigideira rapidamente, para retirar a umidade do sal e volatilizar os componentes aromáticos das ervas.
Guardar em vidro tampado e utilizar em substituição do sal comum.
Porção: 1 colher de café nivelada.




Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...