Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia

Info-nut
Última atualização: 13/05/2011

XXVIII ENENUT 2011

Entre os dias 24 a 30 de julho de 2011, acontece em Salvador o XXVIII Encontro Nacional de Estudantes de Nutrição- ENENUT.

O Encontro tem como objetivo reunir estudantes de Nutrição de todo o país para que juntos possam refletir sobre diversas temáticas que permeiam a formação, atuação profissional e o papel enquanto agentes de transformação social. O ENUNUT será organizado pelos Diretórios Acadêmicos de Nutrição (UFBA, UFRB e UNEB) e pela ENEN.

Inscrições: http://enenut2011-ba.webnode.com.br/



Brasil está na vanguarda dos produtores mundiais de alimentos

O Brasil mantém-se à frente no seleto grupo dos maiores produtores mundiais de alimentos. O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wagner Rossi,considera que é possível o país atingir um novo status, levando-se em consideração os índices de desenvolvimento, terras agricultáveis e adoção de tecnologia agrícola desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Não há dúvidas que a agricultura brasileira tem condições de continuar competitiva e na vanguarda, principalmente em função das pesquisas genéticas, da produção racional e equilibrada, com foco na preservação do meio ambiente”, aponta Wagner Rossi.

O governo estima que para a safra agrícola 2010/2011, a colheita de grãos pode chegar a 147,9 milhões de toneladas, caso as condições climáticas se mantenham favoráveis.Segundo,Wagner Rossi tais fatores levaram o Brasil ao desenvolvimento acelerado de sua produção agrícola e a uma situação praticamente única no mundo: a auto suficiência em todos os produtos da cesta básica, com exceção do trigo. “Mesmo assim, a produção tritícola nacional é suficiente para atender metade do consumo interno”, ressalta.

Segundo Rossi, além de produzir a maioria dos alimentos que consome, o Brasil ainda é o maior exportador mundial do complexo soja (grão, farelo e óleo), carnes, açúcar e produtos florestais. No ranking mundial, o país ocupa a liderança na produção de açúcar, café em grãos e suco de laranja, e a segunda posição, em soja em grãos, carne bovina, tabaco e etanol.

As últimas estatísticas sobre mercado de trabalho no Brasil,demonstram que no Nordeste a melhor área para o investimento profissional é no setor de alimentos. O texto acima corrobora as pesquisas divulgadas e nos remete a uma reflexão sobre as áreas que devemos investir nos próximos anos na Enufba, nos cursos de Nutrição e Gastronomia. Atender a esta demanda do mercado em expansão e as tendências do Mercado de Trabalho é uma das funções dos órgão formadores. Quebrar alguns paradigmas profissionais é avançar para uma qualificação que atenda ao mercado e satisfaça os profissionais em termos de colocação e remuneração profissional satisfatória. Unir os dois conhecimentos, nutrição e gastronomia é o primeiro passo para a conquista deste mercado. E a ENUFBA é pioneira neste sentido. Creio que os próximos anos serão os melhores em termos de colocação no mercado de trabalho para os profissionais que formamos.( Profª Ms Linda Susan de Almeida Araújo/ENUFBA).

UFBA instala Comissão de Ética

A reitora Dora Leal Rosa instalou, na manhã desta terça-feira, 24 de maio de 2011,, a Comissão de Ética da Universidade Federal da Bahia. Composta pelo professor Othon Fernando Jambeiro Barbosa, lotado no Instituto de Ciências da Informação, que também assume a coordenação da comissão, pelo professor José Angelo Wenceslau Goes, lotado na Escola de Nutrição e pela Técnica Maisa Sales de Sousa, lotada na Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação, a Comissão tem como atribuição aplicar o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Brasileiro, aprovado pelo Decreto 1.171 de 1994, atuando ainda como instância consultiva dos dirigentes e servidores da Universidade. Esta Comissão integra o Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal e como foco a conduta do servidor, não se confundindo com a Comissão Central de Ética, instituída a partir do Regimento Geral da UFBA, que tem a atribuição de acompanhar os procedimentos éticos em pesquisas, zelando pela integridade científica e acadêmica da instituição.



IV Forró das Moças

Formandos de Nutrição UFBA 2011.2 convida a todos para 4º Forró das Moças, o qual será realizado no dia 03 de junho,a partir das 21h,no Ô de Casa, na,Barra/Salvador/BA.








Como está sua alimentação?

Calcule seu IMC (CGPAN)

Calcule seu gasto calórico


Scientific Electronic Library Online
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos




Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...