Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia

Info-nut
Última atualização 20/04/2010


Veja as nossas dicas sobre Alimentos Funcionais



CECANE-Ufba desenvolve mais um Projeto em parceria com FNDE: Assessoria aos Municípios

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE-UFBA) inicia este semestre de 2010 com mais uma atividade: o Projeto de Assessoria aos municípios nos estados de Bahia e Sergipe. Esta atividade consiste em uma consultoria in loco aos municípios quanto aos aspectos relacionados ao PNAE. Inicialmente é feito um diagnóstico situacional juntamente com a implantação do Sistema de Monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (SIM-PNAE). Em seguida, é prestada orientação/formação aos atores sociais envolvidos na gestão do Programa. Além de duas formações já promovidas pelo CECANE-UFBA, a equipe de monitores (nutricionistas e contadores) terá um treinamento específico na Universidade de Ouro Preto – MG nos dias 26 e 27/04, o qual será realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.

Reinaldo Macedo Ferreira- Agente do PNAE do CECANE - UNIFESP. Profas. Lílian Ramos e Lígia Amparo - Membros CECANE-UFBA e Monitores.

Novo estudo visa diminuir a incidência da obesidade infantil

Um estudo recente sobre obesidade infantil, aborda um dos pontos principais na luta contra essa doença que são as informações sobre a obesidade. Segundo o estudo, os métodos para se obter as informações sobre a obesidade precisam ser simples, baratos e razoavelmente acurados. O estudo foi baseado em revisão bibliográfica e conclui que não há método perfeito, mas os erros serão diminuídos se houver precaução na elaboração dos protocolos, na padronização e na análise das características da amostra. O consumo de alimentos altamente energéticos tem sido associado com taxas de obesidade e síndrome metabólica em crianças. A redução da densidade de energia da dieta é uma estratégia importante para tratar a obesidade. Sendo assim, o estudo recente avaliou o efeito de políticas de nutrição sobre a densidade de energia consumida por crianças, através da avaliação de políticas publicas de alimentação escolar. De acordo com os resultados, o fato de seguir as políticas de alimentação, esteve associado com reduções desejável em densidade de energia, o que sugere ingestão adequada de nutrientes através da melhora da qualidade da merenda escolar. É possível também, determinar a incidência de obesidade infantil e realizar intervenções nutricionais, visando diminuir a incidência da obesidade infantil.

Novo Regimento Geral da UFBA

O novo Regimento Geral da UFBA já está em vigor,aprovado pelo Conselho Superior em que regulamenta o disposto no Estatuto da Universidade Federal da Bahia, no que diz respeito à organização e fundamento dos seus órgãos e ao desenvolvimento pleno de suas atividades acadêmicas e administrativas,está disponível no site da UFBA. Saiba mais: http://www.portal.ufba.br/conheca/legislacao/regimento_geral

Alta dos preços dos alimentos eleva a inflação para baixa renda

No mês de março, a alta dos preços dos alimentos elevou a inflação em 1,40%, acima da variação de 0,90% no mês anterior para a população de baixa renda. No mês passado os preços dos alimentos teve uma alta de 3,31%, por conta, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). O feijão carioquinha passou de -0,27% em fevereiro para 8,46%, e o tomate foi de 33,47% para 47,85%. Também ficaram maiores, na mesma comparação, as variações dos grupos educação, leitura e recreação (de -0,45% para 0,23%), despesas diversas (de -0,13% para 0,48%) e saúde e cuidados pessoais (de -0,01% para 0,37%). Houve redução nas taxas dos grupos transportes (de 2,67% para 0,37%), vestuário (de -0,58% para -0,91%) e habitação (de 0,12% para 0,08%).




Como está sua alimentação?

Calcule seu IMC (CGPAN)

Calcule seu gasto calórico


Scientific Electronic Library Online
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos




Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...