Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia

Info-nut
Última atualização 27/04/2010


Veja as nossas dicas sobre os benefícios da soja



UFBA reabre Restaurante Universitário em Ondina

O Restaurante Universitário da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi reaberto nesta segunda (19 de abril) e teve excelente repercussão entre os estudantes pela organização, qualidade da refeição e ambiente agradável. A Escola de Nutrição participou de todo o processo de implantação assessorando o setor de Planejamento e Espaço Físico - PROPLAD e a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil - PROAE.

A Dall - Alimentação e Serviços, empresa vencedora da licitação, será responsável pela administração do RU, devidamente supervisionada pela UFBA. Essa empresa apresenta uma larga experiência no ramo de fornecimento de refeições para coletividades. O RU de Ondina com capacidade para atender 3.200 refeições/dia está aberto à Comunidade Universitária, atendendo assim a uma demanda da população que circula no campus da Federação/Ondina, de segunda a domingo, nos horários de almoço das 11 às 14h e no jantar das 18 às 20h. O café da manhã, composto de dois sanduiches com recheios variados, uma fruta, uma preparação quente (cuscuz, bolo, banana da terra, etc), café e leite, exclusivo para os residentes está sendo entregue diretamente nas residências. De acordo com a PROAE, todos os Bolsistas Moradia e Bolsistas Residência terão direito a todas as refeições, café da manhã, almoço e jantar, totalmente gratuitas e os Bolsistas Alimentação receberão o almoço gratuitamente, totalizando 800 beneficiários. Estão sendo selecionados 400 estudantes que terão a refeição subsidiada a R$ 2,50.

O Restaurante Universitário se constitui em um rico campo de Estágio para os estudantes de Nutrição rememorando os tempos do antigo RU que muito contribuiu para a formação de muitos nutricionistas. A Escola de Nutrição se fará presente no RU não somente com os estágios, mas, em um trabalho permanente de vigilância nutricional dos usuários do Restaurante.

Candidatos à sucessão na reitoria da UFBA debatem em Conquista

Nesta última terça-feira (20 de abril) os professores integrantes das três chapas que postulam a indicação da comunidade acadêmica à sucessão na reitoria da UFBA fizeram debate no Campus Anísio Teixeira, no município de Vitória da Conquista. A Chapa 1 é formada pelos professores João Augusto de Lima Rocha, da Escola Politécnica e Ademário Galvão, do Instituto de Saúde Coletiva. Já a Chapa 2 congrega os professores Roberto Paulo C. Araújo, do Instituto de Ciências da Saúde e Modesto Jacobino, da Faculdade de Medicina da Bahia. A Chapa 3, por sua vez, é composta pelos professores Dora Leal Rosa da Faculdade de Educação e Luíz Rogério Bastos, do Instituto de Geociências.

Os próximos debates estão marcados para os dias 26 de abril, em São Lázaro (FFCH); 28 de abril, no Campus Edgard Santos, em Barreiras; e 03 de maio, no Salão Nobre da Reitoria. Conclamamos os Professores, Estudantes e Técnicos Administrativos para participar dos debates, e assim conhecer as propostas dos candidatos à sucessão da Reitoria da UFBA. A votação que elegerá o próximo Reitor da UFBA será nos dias 4 e 5 de maio. Participem! Veja o vídeo do primeiro debate Os demais debates poderão ser visto na TV UFBA.

Câmara aprova projeto que obriga escolas a adotar alimentação saudável

Foi aprovado o Projeto de Lei 127/07, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania ,que obriga creches e escolas do nível fundamental a substituírem, em suas dependências, os alimentos não saudáveis por alimentos saudáveis, conforme critérios a serem estabelecidos por autoridades sanitárias. O projeto vale para estabelecimentos públicos e privados. Os estabelecimentos infratores estarão sujeitos às penas previstas na Lei 6.437/77, que define as infrações à legislação sanitária federal. As penas vão desde advertência e multa ao fechamento do estabelecimento infrator.

Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar

A 7ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, organizado pela organização não-governamental Ação Fome Zero,seleciona as melhores práticas de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre os municípios de todo o país. A seleção e premiação serão feitas a partir da análise de diferentes aspectos da gestão do programa, entre eles esforços administrativos e financeiros empreendidos, qualidade nutricional da merenda oferecida, participação ativa dos conselhos de alimentação escolar (CAE) e iniciativas da administração pública para a promoção do desenvolvimento local.

Informações no site www.premiomerenda.org.br




Como está sua alimentação?

Calcule seu IMC (CGPAN)

Calcule seu gasto calórico


Scientific Electronic Library Online
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos




Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...