Pressione Enter para enviar a busca.

CETAD UFBA

"As drogas não podem ser tomadas como um mal em si mesmas, como causa, senão de modo enviesado, ou como o avesso da causa"
Gey Espinheira

Municípios apresentam propostas para Ações Integradas

por Paula Boaventura

Logo Ações Integradas

As propostas parciais de intervenção nas cidades contempladas pelas “Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência” foram apresentadas nesta terça-feira (20), para a comissão gestora do plano operativo do programa. Além das propostas, foram apresentados os dados demográficos, os perfis socioeconômicos e as redes de atenção nas áreas de educação, assistência social, segurança pública e saúde de cada município.

Capacitação Durante a apresentação das propostas, os municípios mostraram os critérios que pretendem adotar para a capacitação de profissionais de saúde, educação e assistência social, assim como de lideranças religiosas e comunitárias, nos cursos de Terapia Comunitária e Consultórios de Rua. Foi levantada a sugestão, inclusive, de que no curso de Terapia Comunitária possa ter um módulo também de formação de multiplicadores.

Os cursos à distância para profissionais de saúde e de segurança do trabalho, como também os de recursos humanos e de segurança pública, serão encaminhados de acordo com o perfil ocupacional de cada município. Salvador, por exemplo, prevê capacitar profissionais que atuem junto a trabalhadores da rede turística e de serviços do estado, enquanto que Camaçari articulará o treinamento para os setores da indústria.

Outra proposta apresentada é a de formação de um grupo gestor das ações em cada município para coordenar o plano operativo após a sua consolidação. Este grupo, assim como a comissão gestora do plano, seria composto por representantes das secretarias municipais de educação, assistência social, saúde e segurança pública.

Próximos Passos Na próxima sexta-feira (23), a coordenadora do projeto Lua Nova, Raquel Barros, apresentará a boa prática que é voltada para a reinserção social de mães usuárias de drogas, ação que também será incluída nas propostas dos municípios. Também confirmou presença o coordenador do Observatório Nacional sobre Drogas (OBID), Vladimir Stempliuk, além de Carla Dalbosco, que apresentará outras ações preventivas.


create new tag

Logar