O Projeto

De acordo com o ultimo relatorio anual da UNICEF, até o ano de 2020, existirão 800 milhoes de órfãos de rua espalhados pelo mundo, sendo muitos deles vitimas e algozes de violencia, porém pouco tem sido desenvolvido em nivel literario a respeito.

Este projeto, portanto, tem como objetivo estudar os desejos miméticos destes órfãos de rua -- ou seja, daqueles personagens que imitam ou emulam modelos de seus herois e/ou rivais nas estorias narradas -- para se entender melhor o imaginario (ou ficcionalidade dos fatos) em Literatura Comparada.

O projeto faz parte de um projeto temático de pesquisa encaminhado ao CNPQ, e conta com a colaboracao de alunos que formam grupos de pesquisa junto a Graduação, Pós-Graduação e Núcleos de Extensão da Universidade Federal da Bahia.

As atividades de pesquisa do grupo atual começaram em junho de 2009 com previsão de duração de três anos, até maio de 2012, podendo ser renovadas com outras obras a serem escolhidas.

Os alunos envolvidos com o projeto escolheram as seguintes estudos:

1. Maise Xavier. Estudo dos desejos mimeticos de Fofo em "Faceless," de Amma Darko. Início: 2009. Iniciação científica (Graduanda em Humanidade, Arte, Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

2. Jacson do Espirito Santos. Estudo dos desejos mimeticos de Holden em "The Catcher in the Rye," de J.D. Salinger. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Humanidade, Arte, Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

3. Telma de Oliveira Martins. Estudo dos desejos mimeticos de Satelite, "Turtles Can Fly," de Bahman Ghobadi. Início: 2009. Iniciação científica (Graduanda em Humanidade, Arte, Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

4. Joelson de Oliveira Lima Segundo. Estudo dos desejos mimeticos de Jamal em "SlumDog Millionaire," de David Boyle. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Humanidade, Arte, Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

5. Felipe Torres de Albuquerque. Estudo dos desejos mimeticos de Nelio em "The Chronicler of the Winds," de Hennign Mankell. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Humanidade, Arte, Ciencia e Tecnologia) - Universidade Federal da Bahia.

6. Miwkiywana Alencar Abe. Estudo dos desejos mimeticos de Kwita, em "Ali Zaoua: Prince of the Streets," de Nabil Ayouch. Início: 2009. Iniciação científica (Graduanda em Bacharelado em Língua Estrangeira - Inglês) - Universidade Federal da Bahia.

7. Jefferson Santos dos Socorro. Estudo dos desejos mimeticos de "Tsotsi" ("Infância Roubada"), de Gavin Hood. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Língua Estrangeira - Inglês) - Universidade Federal da Bahia.

8. José Bezerra Segundo. Estudo do desejos mimeticos de Zits em "Flight," de Sherman Alexie. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Língua Estrangeira - Inglês) - Universidade Federal da Bahia.

9. Lincoln Ribeiro dos Santos. Estudo dos desejos mimeticos de Sohrab em "The Kite Runner," de Khaled Hosseini . Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Língua Estrangeira - Inglês) - Universidade Federal da Bahia.

10. Rui Tito Carteado Filho. Estudo dos desejos mimeticos de Freddie Highmore em "August Rush" ("O Som do Coração"), de Kirsten Sheridan. Início: 2009. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado em Língua Estrangeira - Inglês) - Universidade Federal da Bahia.

11. Ana Bárbara Alcântara da Silva. Estudo dos desejos mimeticos de Jim Travis em "Street Child," de Berlie Doherty. Início: 2009. Iniciação científica (Pos-Graduanda em Linguistica, Letras, e Artes) - Universidade Federal da Bahia.

12. Kátia Maria Silva de Andrade. Estudo dos desejos mimeticos de Maggie em "Maggie: a girl of the streets," de Stephen Crane. Início: 2009. Iniciação científica (Pos-Graduanda em Linguistica, Letras, e Artes) - Universidade Federal da Bahia.

Os alunos comparam e contrastam essas obras canonicas com outros romances, contos, poesias, pintura e filmes do genero, levantam bibliografias relacionadas aos temas escolhidos, fazem fichamentos em forma de resumos, e escrevem artigos ligados as linhas de pesquisas adotadas, para apresenta-los em congresso, feiras, e seminarios, através das suas leituras sobre os mecanismos de bode expiatório, os rituais de sacrifício e a chamada "violência sagrada," seguindo a metodologia sobre os desejos mimeticos conceituados pelo filósofo, historiador e filólogo francês René Girard em seus livros: "Deceit, Desire and the Novel," "Violence and the Sacred," "The Scapegoat," "Oedipus Unbound," e "Things Hidden Since the Foundation of the World".

O projeto temático espera produzir um banco de dados em forma de guia multidisciplinar, contendo os principais desejos miméticos dos órfãos de rua pelo mundo da literatura, sobre literatura e violência, literatura e orfandade, e literatura e sociedade, frente às situações particulares desses personagens em diversas culturas, unindo o papel da universidade (das Humanidades, Letras, Artes, e Ciencia) com as comunidades mundo afora (na conscientização social, cultural e geopolitica).

Editar Anexar Versões Mais...