Logo UFBA
 

LINHAS DE PESQUISA, DOCENTES E TRABALHOS CONCLUÍDOS ATÉ SETEMBRO DE 2003:

Linha I - Matrizes Culturais na Cena Contemporânea

Pesquisas de caráter transdisciplinar em ciências humanas e artes do espetáculo, sobre matrizes culturais em manifestações espetaculares contemporâneas, estudos dramatúrgicos, metodologias de transmissão de conhecimentos cênicos e Etnocenologia.

Professores Permanentes da Linha I (Nome, título, área de formação, Instituição, ano):

-Antonia Pereira Bezerra, Docteur, (Literatura Comparada Letras, Teatro, U. de Toulouse, 1999)- apereira@ufba.br;

-Armindo Jorge de Carvalho Bião, Docteur d'Université D. U. (Antropologia da Teatralidade, Sorbonne, França, 1990)

Professor Visitante U. Paris 8 (1998-2000) - biao@ufba.br;

- Dulce Aquino, Doutora (Comunicação e Semiótica, PUC - São Paulo, Brasil, 1999) - dulceaquino@terra.com.br;

- Eliene Benício Amâncio Costa, Doutora (Artes - Teatro, USP, 1999) - eliene@ufba.br;

-Lúcia Fernandes Lobato, Doutora (Artes Cênicas, UFBA, 2001) - lluciallobato@ig.com.br;

- Suzana Maria Coelho Martins, Education Doctor (Dança - Temple, EUA, 1995) - bahiasuzana@hotmail.com;

Professores Participantes da Linha I:

Professores da UFBA com atuação parcial no PPGAC

-Antônio Albino Canelas Rubim (Comunicação);

-Evelina Hoisel (Letras);

Professora Associada - Bolsista CNPq - DCR

-Christine Douxami, Docteur (EHESS, França, 2002) - chrisluabela@yahoo.fr.

Dissertações de Mestrado da Linha I já aprovadas em defesa pública:

1. Poder da Máscara - Uma Experiência de Treinamento do Ator, de Isa Maria Faria Trigo, orientação: Armindo Jorge de carvalho Bião. Defesa: 01 de março de 1999, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Sérgio Coelho Borges Farias e Maria José Oliveira Palmeira (UNEB).

2. Nos Pequenos Mundos da Bahia - Uma Aproximação entre a Obra de Nelson de Araújo e a Etnocenologia, de Adailton Santos, orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião. Defesa: 03 de março de 1999, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Catarina Sant'Anna e Christine Greiner (PUC-SP).

3. A Cena da Dança enquanto Ação Sócio-Educativa: um Foco no Corpo Jovem em Privação de Liberdade, de Maria Sofia Villas Bôas Guimarães, orientação: Suzana Maria Coelho Martins. Defesa: 20 de dezembro de 1999, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, Sérgio Coelho Borges Farias e Maria Ornélia Silveira Marques (UFBA/EDC).

4. O Teatro Ígneo em "Vau da Sarapalha" - Do Conto à Encenação - A Travessia de Sarapalha, de Guimarães Rosa, de Alex Beigui de Paiva Cavalcanti, orientação: Evelina Hoisel. Defesa: 11 de fevereiro de 2000, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Evelina Hoisel, Antonia Pereira Bezerra, Ciane Fernandes e Ana Maria de Bulhões Carvalho (UNIRIO).

5. Benedito e o Teatro Gestual - Estudo de uma Encenação Não-Verbal Baseada em Elementos Espetaculares do Interior do Estado de Goiás, de Jorge das Graças Veloso, orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião. Defesa: 04 de fevereiro de 2001, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Ciane Fernandes e José Bezerra de Paiva (UnB? ).

6. O Corpo em Flor: Estudo e Experimentação da Espetacularidade nos Ternos de Reis da Lapinha, Salvador- Bahia, de Eloísa Brantes Bacellar Mendes, orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião e Eliene Benício Amâncio Costa. Defesa: 19 de fevereiro de 2001, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Eliene Benício Amâncio Costa, José Luiz Ligiéro Coelho (UNIRIO).

7. Jornalistas em Cena, Artistas em Pauta - Análise da cobertura jornalística dos espetáculos teatrais baianos realizados pelos jornais A Tarde e Correio da Bahia na década de 90, de Nadja Magalhães Miranda, orientação: Antonio Albino Canelas Rubin. Defesa: 21 de setembro de 2001, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Antonio Albino Canelas Rubin, Armindo Jorge de Carvalho Bião e Luiz Alberto Barreto Leite Sanz (UFF) e Christa Berger (UFRGS).

8. Xetro, Marrombaxetro, Caboclo! A Construção do Corpo caboclo nos Candomblés da Cidade de Cachoeira - Ba, de Sérgio José de Oliveira, orientação: Suzana Maria Coelho Martins. Defesa: 18 de outubro de 2001, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, Eliene Benício Amâncio Costa, Julio Santana Braga (UEFS) e Inaicyra Falcão Santos (UNICAMP).

9. Antônio Conselheiro: a poética da intertextualidade na Dramaturgia de Joaquim Cardoso, de Érico José Souza de Oliveira, orientação: Catarina Sant'Anna. Defesa: 22 de março de 2002, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Catarina Sant'Anna, Armindo Jorge de Carvalho Bião e Francisco César Leal (UFPE).

10. Contando Estórias, Fazendo Histórias - Os caminhos do Teatro de Bonecos em Salvador, na Busca de uma Identidade, nos moldes do Teatro de Mamulengo (Pernambuco), de Urânia Auxiliadora Santos Maia, orientação: Eliene Benício Amâncio Costa. Defesa: 01 de abril de 2002, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Eliene Benício Amâncio Costa, Ewald Hackler e Ana Maria de Abreu Amaral (USP).

11. Caballera Andante Del Amor - Um estudo sobre o barroco e a teatralidade em fragmentos literários de Santa Teresa de Ávila e Sóror Joana Inês da Cruz: Virtualidades Cênicas e proposta de adaptação para o palco, de Guilhermina Willet Róman, orientação: Catarina Sant'Anna. Defesa: 06 de setembro de 2002, na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Catarina Sant'Anna, Armindo Jorge de Carvalho Bião e Manoel Caldéron (Universidade de Barcelona).

12. O Rei amado - A antropofagia e o Teatro de Dias Gomes, de Maria Cristina Vieira Rodrigues, orientação: Catarina Sant´Anna. Defesa: 08 de outubro de 2002, na Escola de Belas Artes da UFBA. Banca Examinadora: Catarina Sant'Anna, Suzana Maria Coelho Martins e Neyde de Castro Veneziano (UNICAMP).

13. Performance no Telejornalismo - suas características: aspectos gestuais e vocais da representação cotidiana na Bahia, de Mary Weinstein, orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião. Defesa: 31 de outubro de 2002, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: : Armindo Jorge de Carvalho Bião, Dulce Aquino e Márcia Strazzacappa (UNICAMP).

14. Teatro de devires: Um olhar multiplicante sobre o imaginário Afro-Brasileiro, de Simone Silva Reis, orientação: Silvia Adriana Davini. Defesa: 19 de novembro de 2002, no Complexo das Artes da UnB? . Banca Examinadora: Silvia Adriana Davini, Suzana Maria Coelho Martins e Fernando Antonio Pinheiro Villar de Queiroz (UnB? ).

15. Carnaval e Máscaras: a magia na cena brincante da cidade de Rio de Contas, de Sônia Maria Costa de Amorim, orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião. Defesa: 03 de dezembro de 2002, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Suzana Maria Coelho Martins e Rosa Maria Leite Pedro (UFRJ).

16. A dança: uma estratégia para revelação e reelaboração do corpo no ensino público, de Virgínia Maria Rocha Chaves, orientação: Dulce Aquino. Defesa: 21 de dezembro de 2002, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Dulce Aquino, Lúcia Fernandes Lobato e Inaicyra Falcão dos Santos (UNICAMP).

17. Capoeira angola e técnica da dança - Análise de movimento e descrição de princípios para o treinamento técnico-corporal de dançarinos, de Sandra Regina de Oliveira Santana, orientação: Dulce Aquino. Defesa: 14 de janeiro de 2003, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Dulce Aquino, Armindo Jorge de Carvalho Bião e Eusébio Lobo da Silva (UNICAMP).

18. Sedução do drama: estética do paroxismo na simulação do Linha Direta, de Maria de Fátima Barretto Bastos, orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião. Defesa: 17 de fevereiro de 2003, na Escola de Belas Artes. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Cleise Furtado Mendes e Leda Maria Martins (UFMG).

19. A Louvação das prostitutas do Jacuípe ao glorioso São Roque, de Lourdisnete Silva Benevides, orientação: Suzana Maria Coelho Martins. Defesa: 17 de fevereiro de 2003 na Escola de Belas Artes. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, Ewald Hackler e João Gabriel Lima Cruz Teixeira (UnB? ).

20. A arte do brincante no mamulengo e no bumba-meu-boi, de Marcondes Gomes Lima, orientação: Marco Antonio Camarotti Rosa. Defesa: 20 de fevereiro de 2003 na Universidade Federal de Pernambuco. Banca Examinadora: Marco Antonio Camarotti Rosa, Suzana Maria Coelho Martins e Sheila Diab Maluf (UFAL).

21. A espetacularidade dos afoxés: a religiosidade nas manifestações populares da Gamboa - Ilha de Itaparica, de Célia Conceição Sacramento Gomes, orientação: Suzana Maria Coelho Martins. Defesa: 05 de julho de 2003 na Escola de Teatro da UFBA. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, Antonia Pereira Bezerra e Leda Maria Martins (UFMG).

22. O Auto do Círio - drama, fé e carnaval em Belém do Pará, de Miguel de Santa Brígida Junior. Orientação: João de Jesus Paes Loureiro. Defesa: 13 de outubro de 2003, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Banca Examinadora: João de Jesus Paes Loureiro, Luiz Marconi Fontes Magalhães (UFPA), Sônia Lúcia Rangel.

23. Curral Grande: construção de um texto dramatúrgico abordando o isolamento de flagelados durante a seca de 1932, no Ceará, de Marcos Barbosa de Albuquerque. Orientação: Cleise Furtado Mendes. Defesa: 01 de dezembro de 2003, na Escola de Teatro da UFBA.. Banca: Cleise Furtado Mendes, José Eduardo Vendramini(USP) e Ewald Hackler.

24. O processo criativo na prática com bonecos de luva: magia, mimetismo, ludicidade, poesia e símbolo, de Diva Luiz da Silva. Orientação: Antonia Pereira Bezerra. Defesa: 30 de abril de 2004, no Auditório do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia. Banca Examinadora: Antonia Pereira Bezerra, Bernadete de Souza Porto ( EDC-UFBA) e Sônia Lúcia Rangel.

25. Paradoxo da Pós - Modernidade na Dança: reflexões sobre Corpo e Espaço - Tempo no Produto Coreográfico , de Mirella de Medeiros Misi. Orientação: Suzana Maria Coelho Martins. Defesa: 19 de maio de 2004, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, Antonia Pereira Bezerra e Maristela Moura Silva Lima (UFV).

26. Belém Apaixonada - A construção do corpo devoto nos processos performáticos das Paixões de Cristo em Belém do Pará, de Ana Karine Jansen de Amorim. Orientação: Valzeli Figueira Sampaio. Defesa: 21 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Banca Examinadora: Valzeli Figueira Sampaio, Christine Pires Nelson de Mello (FAAP e PUC-SP) e Antônia Pereira Bezerra.

27. Dramaturgia Pessoal do Ator: a História de Vida no processo de criação de Hamlet - Um Extrato de Nós com o Grupo Cuíra, em Belém do Pará , de Wladilene de Souza Lima. Orientação: Antônia Pereira Bezerra. Defesa: 22 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Banca Examinadora: Antônia Pereira Bezerra, Sônia Lúcia Rangel e Edvaldo Souza Couto ( FCH-UFBA).

28. Faz e não faz de conta: a criança intérprete e sua compreensão do processo de encenação, de Olinda Margaret Charone. Orientação: Antônia Pereira Bezerra. Defesa: 24 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Banca Examinadora: Antônia Pereira Bezerra, Lia Braga Vieira e Josebel Akel Fares (UEPA).

29. Boi Tinga: um cortejo de caricaturas em São Caetano de Odivelas, de Silvia Sueli Santos da Silva. Orientação: José Afonso Medeiros Souza. Defesa: 25 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Orientação: José Afonso Medeiros Souza. Banca Examinadora: José Afonso Medeiros Souza, Lia Braga Vieira e Aldrin Moura de Figueiredo (UFPA).

30. O desabrochar do corpo: a avaliação diagnóstica no desenvolvimento da consciência corporal no processo de ensino-aprendizagem escolar da Dança na infância", de Mariana Garcia Marques. Orientação: Lia Braga Vieira. Defesa: 26 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Banca Examinadora: Lia Braga Vieira, Suzana Maria Coelho Martins e Josebel Akel Fares (UFPA).

31. O Tamanco e o Vaqueiro: um Estudo dos Elementos Espetaculares da Dança dos Vaqueiros do Marajó, em Belém do Pará", de Maria Ana Oliveira de Azevedo. Orientação: Suzana Maria Coelho Martins. Defesa: 29 de maio de 2004, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, Josebel Akel Fares (UEPA) e João de Jesus Paes Loureiro.

32. Antes da cena, o Treinamento: O ator nos bastidores de si mesmo", de Hirton de Macêdo Fernandes Júnior. Orientação: Antônia Pereira Bezerra. Defesa: 27 de agosto de 2004, na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Banca Examinadora: Antônia Pereira Bezerra, Sônia Lúcia Rangel e Walter Lima Torres (UFPR).

33. Bahia Singular e Plural: registro audiovisual de folguedos, festas e rituais populares, de Josias Pires Neto. Orientação: Armindo Jorge de Carvalho Bião. Defesa: 30 de agosto de 2004, no Auditório da Fundação Pedro Calmon, Palácio Rio Branco, Salvador. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, José Francisco Serafim ( CNPQ - FACOM/UFBA) e Luís Nicolau Parés (FCH/UFBA).

Tese de Doutorado da Linha I já aprovada em defesa pública:

1. Malê Debalê: um espetáculo de resistência negra na cultura baiana contemporânea, de Lúcia Fernandes Lobato, orientação: Armindo Bião. Defesa: 26 de janeiro de 2002, na Faculdade de Educação da UFBA. Banca Examinadora: Armindo Jorge de Carvalho Bião, Eliene Benício Amâncio Costa, Dulce Aquino, Gilmário Moreira Brito (UEFS) e Inaicyra Falcão dos Santos (UNICAMP).

2. Sentidos, uma instauração cênica: processos criativos a partir da poética de Antonin Artaud, de Nara Graça Salles. Orientação: Antonia Pereira Bezerra. Co-Orientação: Ewald Hackler. Defesa: 06 de agosto de 2004, na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Banca Examinadora: Antonia Pereira Bezerra, Ewald Hackler, Silvia Fernandes Telesi (USP), Edvaldo Souza Couto ( FCH-UFBA) e Suzana Maria Coelho Martins.

3. What a drag! Etnografia, Performance e Transformismo, de Fernando Antônio de Paula Passos. Orientação: Suzana Maria Coelho Martins. Defesa: 09 de setembro de 2004, na Escola de Dança da UFBA. Banca Examinadora: Suzana Maria Coelho Martins, José Francisco Serafim (Pesquisador CNPQ-FACOM/UFBA), Edvaldo Souza Couto ( FCH - UFBA), Ivani Santana e Sérgio Coelho Borges Farias.

Página Inicial >> WebPesquisa
Editar Anexar Versões Mais...
--> PPGAC-UFBA